É quase que natural, a cada eleição, dirigirmos a nossa atenção aos candidatos majoritários. Notadamente num país presidencialista e concentrador de poder – o poder de gastar, principalmente -, a disputa para os cargos legislativos passa quase que despercebida, ante os nossos olhos pouco atentos. Reclamamos muito de vereadores, deputados, mas nada que mereça registro fazemos para transformar as casas legislativas. Viram depósitos de políticos na maioria carreiristas e inescrupulosos.

Na minha trajetória profissional, de quase trinta anos acompanhando a vida política local ou nacional, poucas vezes vi uma grande mobilização em torno do voto para vereador, por exemplo. Foi assim em 1982,em Maceió, e como valeu a pena! A população elegeu para a Câmara Municipal vários "legisladores mirins" – de situação e oposição – com qualidade e independência. Infernizaram a vida dos prefeitos José Bandeira e, depois, Djalma Falcão, deixando-os em situações de pressão legítimas e necessárias.

Em contrapartida, assisti a algumas viradas eleitorais históricas na disputa pela Prefeitura de Maceió: o próprio Djalma Falcão (sem medir, aqui, as conseqüências), Guilherme Palmeira e Ronaldo Lessa – só para contabilizar algumas. A Câmara Municipal, entretanto, foi perdendo fôlego e deixando, a cada legislatura mais e mais, de ser o desaguadouro das queixas e reivindicações da população. Burocrática, submissa, a Casa de Mário Guimarães foi sumindo no cotidiano da cidade, só ganhando alguma notoriedade ao produzir um novo escândalo.

Há que se considerar que este não é um fenômeno local, apenas. O Legislativo, em todo o país, é o mais desmoralizado dos poderes. E nem tratemos, aqui, do caso especial da Assembléia de Alagoas, a pior do país. Mas assim continuará sendo se nós não colocarmos na agenda política pessoal de cada um o voto proporcional.

Há vários bons e até ótimos candidatos a vereador em Maceió. Daria para formar um timaço se déssemos  a devida atenção ao voto para o Legislativo Municipal. E uma Câmara atuante faria uma imensa diferença. Ainda mais com um prefeito virtualmente reeleito e enredado em compromissos que o tornarão refém de velhos e poderosos personagens da política alagoana.

Estou convencido que se não tivéssemos uma Câmara Municipal tão medíocre e submissa, Maceió também não estaria hoje na escandalosa condição de ser a única capital brasileira – única, gente – descredenciada dos programas sociais do Governo Federal. O silêncio cúmplice da maioria esmagadora dos vereadores ajudou o prefeito a fazer de conta que nada havia acontecido. Mas aconteceu, para nossa vergonha e tragédia.

Pense no seu voto para vereador como quem pensa no futuro dos seus filhos, no seu próprio futuro, porque de alguma forma ele, o seu voto, vai manifestar o quanto você se preocupa com o destino da cidade em que mora. Se o candidato que você escolhe é, potencialmente, atuante, combativo, comprometido, nenhum prefeito vai surfar sobre o nosso sofrimento, desconhecendo as nossas necessidades – às vezes representadas pelo atendimentos aos que mais precisam.

Não há fórmula exata de se escolher um candidato a vereador, mas, vejamos:
1-Um candidato tem de vir de algum lugar. O que ele representa? Algum grupo social, político, religioso? Que história ele traz? Se não sabe, pergunte a alguém. Um candidato que surge do nada, esteja certo, vai em busca de tudo que ele puder amealhar na atividade política;
2-A quem ele é ligado? Se mantém laços com a escória criminosa que ainda representa uma considerávcel fatia do poder em Alagoas, é a ela que ele vai servir em 2010. Estaremos alimentando a fera que vai continuar devorando nossas vidas;
3-Já foi testado na atividade parlamentar? Deu certo? Insista. Não deu? Ajude a expulsá-lo da Câmara, escolhendo outro(ou outra), denuncindo as suas mutretas eleitorais, tirando-lhe a "boquinha" que lhe faz tanto bem e nos faz tanto mal. Vote contra ele porque ele já é contra você.

Desdenhar o seu voto para vereador pode significar que você acha que não representa nada para a sua cidade. Não seja tão cruel consigo mesmo. Na hora de votar, liberte o exterminador de corruptos que há dentro de você.

 

Na rua, na chuva...e eu me fazendo
Juíza proíbe circulação de candidatos em Palmeira, Igaci e Estrela de Alagoas, no domingo
  • Celso pós Paracelso

    Sempre fiz assim: eu confiaria e poria esse candidato como gerente da minha bodega? Sim ou não? Poucos seriam aproveitados, mas esses poucos têm que ser privilegiados e eleitos.

  • sergio I

    Ricardo, sem bajulação, mas parabéns pelo seu artigo. Não atacou ninguém, porém falou da realidade. Infelizmente o nosso país é grande, promissor, o nosso estado é lindo, ambos têm tudo para serem progressistas, mas o nosso povo em sua grande maioria analfabetos,

  • sergio II

    ou em sua totalidade.

  • sergio III

    Temos um estado lindo e promissor, assim como o nosso país, mas o problema é o nosso povo, sem escolaridade e sem saber não conseguem ver o quanto é importante o Poder Legislativo, em qualquer esfera. Ficam eles sempre a reboque – e acho até intencionalmente- do Poder Executivo.

  • sergio

    Vamos colocar na câmara pessoas que realmente nos representem, que sejam iguais a nós e não corruptos, ladrões, subservientes. Deixemos quem é bom e vamos varrer quem não presta. No domingo temos a chance e depois nada do que reclamar.

  • GEORGE RODRIGUES

    ACREDITO EU,QUERIDO RICARDO.”POR TRÁS DE TODA MÁSCARA DE PALHAÇO TEM UM HOMEM SÉRIO”……

  • paula

    SIM,ÓTIMA REFLEXÃO!ESTAMOS À DOIS DIAS DO PLEITO E BATE UMA ANGUSTIA SÓ DE IMAGINAR AS “FARINHAS” QUE SERÃO ELEITAS OU REELEITAS PELA BURRICE DO POVO MACEIOENSE QUE EM SUA GRANDE MAIORIA SÃO DESPROVIDOS DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA… SÓ DE PENSAR DÁ NOJO!

  • demetrius

    Pessoalmente, sou a favor de só eleger gente nova e jamais reeleger os atuais vereadores de Maceio, todos viciados em mordomias. Quem pensar, elegerá a renovação completa. Belo artigo, Ricardo

  • CARLOS AMORIM

    Concordo com quase tudo, menos com uma coisa, que a nossa Assembleia Legislativa é a pior do país, nenhuma Assembleia Legislativa, NENHUMA, nesse país,aguenta uma investigação igual a que foi feita aqui, portanto, nessa classe não existe Estado melhor nem pior, são todos iguais.

  • Rosangela

    O prefeito de Tanque d`Arca renunciou uma candidatura que não foi registrada.A renúncia foi feita hoje,03/10/2008.Só que ele continua dizendo que é candidato. O único candidato do pps precisa receber 50% + 1.Verifique Cartório eleitoral- 82-3277-1212.

  • Julio Silveira

    Perfeito o comentário… O voto p/ vereador é muito importante!! Sem citar nomes, acho q no PSOL e ate em partidos tradicionais tem bons candidatos. Cabe ao eleitor escolher e ñ votar em branco, pois isso é BURRICE, e so ajuda os compradores d voto a se manterem por lá!!

  • Marcelo Torres

    Parabens Ricardo. Voce realmente escreve muito bem.Quem dera se todos os alagoanos podessem ler e enteder o que vc acabou de escrever.Vc he de uma imparcialidade e de uma visao critica fabulosa.Uma sugestao de um amigo leitor…escreva um livro de cronicas policas.Abraços

  • Pablo Manoel

    É cada ez mais difícil o legislativo muncipal melhorar, as substituições que acontecem são seis por meia dúzia. Sai o pai entra o filho. É lastimável ver isso.

  • ESPERANÇA

    SOMOS TODOS IMORAIS. NOS ESTADOS UNIDOS QUANDO UM CANDIDATO APRESENTA SUA FILIAÇÃO, VERIFICA-SE ATÉ TRAVESSURAS QUANDO PEQUENO E NÃO CANDIDATA-SE. NO BRASIL, QUANTO MAIS DESQUALIFICADO,LADRÃO,ASSASSINO É QUE TEM PRESTIGIO E VOTO, EDUCAR O POVO PARA MUDAR.

  • eleitor inteligente

    Ricardo + uma vez fico surpreso c seus comentários: sérios e imparciais, diferente do seu colega que chegou ao ponto de retirar as meterias do dia 3 p colocar a q interessa diretamente a candidata dele. Depois dessa, tirei minhas dúvidas e acabei c minha indecisão. Ele mudou meu voto. (Continua)

  • eleitor inteligente

    cont. O blogueiro no q me refiro não gostou qd o indiquei para q ele lhe procurasse para ter algumas aulas de ética e aprender como se faz jornalismo sério honesto e competente (ñ divulgou meu comentário). Parabéns vc fez a diferença no Tudo na Hora.

  • O REVOLTADO

    Ricardo sua colocação esta certissima, porém a mentalidade da maioria miseravél que fica a merce de politicos sem a minima condição de gestor ou representante do povo, em conversa de bar fiquei sabendo que tem canditado a vereador em marechal dando R$ 100,00 é mole parente de pref.de maceió

  • João Neves

    Hoje,o povo está se contentando com pouco.Endeusa candidatos que sequer existiriam na época de nossos avós. Candidatos indiciados pela Polícia, que fazem empréstimo para si e para “coleguinha deputado”,”sem saber” que era crime, não resistiriam na época dos homens realmente sérios.

  • Paulo Chancey

    Suas palavras têm o poder de provocar o dever das pessoas refletirem, embora saibamos -lamentavelmente – que ainda há muito por fazer, e poucos são os que estão dispostos a isso. De qualquer forma é preciso começar, e você já está fazendo isso. Parabéns. Eu marcho com você nessa briga!

  • jobson

    Voto é coisa séria, não vote em bandido ou cumplice, o nosso legislativo estar representado em sua maioria, por pessoas sem qualificação nenhuma, talves você não pensou antes de votar.

  • Cidinha

    Parabéns Ricardo. Como seria bem se as pessoas entendessem o seu recado votando para renovar a Câmara Municipal de Maceió .

  • Everaldo Moura

    É UMA ELEIÇÃO DEMOCRÁTICA OU ESTAMOS EM GUERRA.

  • Helena

    Por favor alagoanos,dêem um voto de confiança à vida, à superação e dêem forças as investigações da PF. Não votem em corrupto. Se votar é corrupto também. Depois não vale reclamar da justiça, essa é a nossa vez de dizimar corrupto, não perca essa chance de ouro.

  • Helena

    Você eleitor(a) honesta, comprometida com a verdade. Conquiste um voto de quem você p/alguém em que vc sabe que é competente. Faça a sua parte, não deixem essas eleições acabar com a esperança de melhorar o nosso estado. Você é reponsável na luta pela mudança.

  • Helena

    Não deixem que essas eleições seja mais uma incubadora de ratos. Nossos votos têm que ser raticidadas. Sejam honestos, tenham a consciência e o voto livre, durmam em paz. Elejam uma boa câmara ela é o termômetro fiscalizador do prefeito. Acredito no meu povo, somos pessoas HONESTAS.

  • Helena

    Não fiquem presos à pequisa, pois o seu voto será perdido se votar apenas em quem vc acha que vai vencer. Temos que votar em quem tem moral e dignidade p/governar. Esse é o voto correto e consciente. Não se deixem influenciar por pesquisas. O seu voto é que decido o melhor. Vote CERTO.

  • Helena

    POR FAVOR, VOTE EM GENTE SÉRIA, POIS TEMOS E SOMOS SÉRIOS. NÃO SE CONFORMEM COM O MENOS PIOR. POIS, OU É HONESTO OU NÃO É. NÃO EXISTE O MAIS OU MENOS HONESTO.SE VOCÊS ACREDITAM NISSO, MUDE. ESSA HISTÓRIA É PARA CONFUNDIR O ELEITOR. TEMOS OPÇÕES, TENHA CORAGEM DE VOTAR CERTO.

  • Helena

    Pense em quem vai votar. Depois não diga que não tinha opção. Pois temos várias, e competentes. Basta não deixar se influenciar pelas pesquisas. Vocês que cobram justiça, essa e a hora de fazer justiça mesmo que indiretamente.Temos que exterminar os corruptos antes de nascerem nas urnas.

  • nina 1

    Sergio,não é só analfabeto que vende o voto não ,conheço uma pessoa com curso superior,e não é qualquer curso não,com boa condição finaceira que vai receber um trocado R$70 e não vai votar no talzinho comprador,isso é nojento dos dois lados.

  • Thiago Ramos Lages

    Ricardo Mota, Parabéns pelo seu texto. Um dos maiores prazeres que tenho em minha vida é votar e sabe por quê? Para “exterminar” os verdadeiros exterminadores do nosso futuro! Vamos dizer não aos taturanas e às suas crias alimentadas com o dinheiro desviado da merenda!

  • Zelia

    A capitaria hereditária vai continuar, é um cículo vicioso, e nós somos os responsáveis. Se eu votar no filho, sobrinho ou neto de um ex- político corrúpto,tatutana, pedófilo etc. o que posso esperar? É votar em gente inteligente e ou reeleger quem é bom e trabalha. Boa sorte

  • paolo

    50% dos votos pra vereadores de maceio é comprado todos sabem disso em qualquer faculdade,mercado,comunidade,clubes,escolas,etc voce encontra alquem oferecendo 30 ou 50 quando vai acabar…NUNCA e veja que são os que tentam voltar denovo a camara na maior cara de PAU

  • Elizabete Patriota

    UM LEGISLATIVO COMPROMETIDO E FORTE SIGNIFICA UM POVO BEM REPRESENTADO. DIVULGAR ESSAS IDÉIAS TEM SIDO MINHA PROFISSÃO DE FÉ, RICARDO, EMBORA ÀS VEZES NÃO SEJA FÁCIL REMAR CONTRA A MARÉ. PARABÉNS PELA CORAGEM E BELEZA DOS SEUS TEXTOS!

  • ailton avlis

    Vixe !!! Tá certo…..

  • FILOMENA DA SILVA

    Caro Ricardo Mota, Parabéns pelo seu texto. Amanhã mais uma vez vamos as urnas exercer a nossa cidadania, estarei acompanhada de minha mãe que tem 82 anos, mesmo doente, está “louca’ para dizer NÃO aos TATURANAS….Ela acredita numa renovação na Câmara Municipal.

  • O PENSADOR

    Caros colegas,ñ vamos ser ladrão de nós mesmo.Essa é a hora de nos livra desses vermes q aniquila nossas vidas.Seu voto conciente é sua arma.Se eles sorrem pra vç sorria p/ eles também e nas urnas dê o q eles merecem.Vote na dignidade,na moral e na ética,essa é a formula do bom viver.

  • cláudio canuto

    Por primorosa, a sua crônica deveria ser afixada em todos os locais da cidade, sobretudo onde há zonas eleitorais. Quem a lesse talvez tomasse um surto inconsciente de vontade cívica, além daqueles que já as têm. Temos o poder de reformular a nossa cidade,mas nem todos sabem disso.

  • cláudio canuto

    Essa idéia generalizada de que todos os políticos são corruptos, é apenas uma pressa de julgamento e uma insatisfação justificável. Eu conheço político honesto. Um abraço.

  • Maria

    Ricardo, Parabéns pelo artigo. Só sinto que a grande maioria que elege os candidatos não tem acesso à internet ou muitas vêzes não saberia lê-lo. È muito fácil enganar a este povo tão carente de tudo

  • maria do carmo

    ricardo.excelente seu artigo.conforme dito, deveria ser fixado em cada local de votação.é uma aula de cidadania,pena não ser lido por todos e não assimilidado por outros, ditos cultos, porém que só olham para o própio umbigo.