Resumo do Doze e Dez Notícias 

O Exército vai antecipar o envio do seu efetivo para a cidade de Murici, atendendo ao pedido da Justiça Eleitoral. Os militares das Forças Armadas só seriam deslocados para lá amanhã.
 
Como a disputa na cidade vem se acirrando, a alternativa, segundo explicou o coronel Adilson Bispo, da PM, se apresentou como a melhor solução para acalmar os ânimos.
 
Desde as primeiras horas de hoje, um grupo de partidários do candidato Plininho Batista foi para a porta frente do Fórum da Comarca de Murici, em protesto porque o prédio estava sendo protegido pela Guarda Municipal.
 
O argumento é de que o prefeito Renan Filho, candidato à reeleição, poderia vir a ser beneficiado pelos servidores do município.
 
O fato concreto é de que a disputa entre as famílias Calheiros e Batista, a cada eleição, vem sendo mais complicada, preocupando a Segurança Pública.
 
O comandante do policiamento do interior, coronel Adilson Bispo, enviou uma guarnição da PM para realizar o trabalho de vigilância do Fórum, ao mesmo tempo prevenindo o confrontos entre os grupos adversários.  Com a chegada do Exército, à tarde ( como está sendo aguardada), os policiais militares serão deslocados para outras atividades.

Pesquisa falsa

E avisando aos navegantes: o Pajuçara Sistema de Comunicação não está realizando qualquer pesquisa de intenções de votos para o próximo domingo. A rodada de pesquisas – feitas pelo Instituto Vozes – foi encerrada esta semana. E ponto final. O resto é a boataria normal desses últimos dias de campanha.

O cesto do Sexto

Que está pegando fogo também em Maceió. Hoje, mais uma vez, o ex-vereador Jorge Sexto foi à Polícia Federal cobrar providências para apurar a compra de votos principalmente no bairro de Bebedouro, onde ele tem seu reduto eleitoral.
 
Sexto teria, inclusive, identificado os imóveis onde a negociação acontece. O principal acusado é um velho conhecido da Polícia Federal – indiciado em uma das operação mais recentes da PF. O homem já tem um cesto de denúncias contra ele.
 
Antes do barulho

O delegado Luna, com quem conversei hoje pela manhã, assegurou que a aparente ausência da Federal em áreas de notória corrupção eleitoral pode enganar a muito profissional do ramo da bandidagem do voto.
 
Até domingo, prometeu, muitas ações da PF devem levar para as grades os conhecidos mutreteiros com atuação destacada nas eleições para vereador.

Policial fora da lei

Até um policial civil estaria na criminalidade eleitoral, no Tabuleiro do Martins. A área de atuação do fora dalei em área já identificada. Ele estaria trabalhando para outro velho conhecido da Polícia Federal. Ou seja: é mais do mesmo.

Diga ao povo que fico

Sem ter nada a ver com isso, o ex-deputado federal Rogério Teófilo garantiu que fica onde está. Ou seja: ele não vai deixar a candidatura de vice na chapa de Luciano Barbosa, que disputa a reeleição em Arapiraca.
 
Teófilo negou que tivesse encomendado pesquisa do GAPE no Pilar, como espalhou a assessoria de Carlos Alberto Canuto. Ele poderia assumir o mandato de deputado federal caso o candidato a prefeito do município conseguisse se eleger. Como o cenário é de disputa acirrada, Rogério Teófilo optou por permanacer na condição de candidato a vice-prefeito.

Futuro prefeito

Até porque ele sabe que em 2010 há 110% de chance de Luciano Barbosa disputar uma nova eleição – proporcional ou majoritária. Hoje, Luciano acumula cacife para entrar em qualquer briga pelo voto do alagoano.

Honra ao voto

Do Pilar vem outro bom exemplo. O promotor Eládio Estrela se uniu ao juiz Rodolfo Osório Gatto para garantir a tranqüilidade e a legalidade nas eleições do município.
 
Até o próximo domingo eles vão se empenhar no que chamam de Movimento por Eleições Honradas. Uma excelente idéia. Hoje à tarde visitam casas comerciais, logradouros públicos e a periferia da cidade, distribuindo cartilhas elaboradas pela Igreja Católica sobre o voto consciente e livre.
 
Amanhã, realizam um "encontro cívico" no ginásio do Pilar com vários representantes da população. Em seguida fazem uma caminhada até o Fórum do Pilar, encerrando o dia com uma discussão sobre eleições limpas.
 
No sábado, finalmente, vão às feiras na parte alta e na parte baixa da cidade, cumprindo o mesmo objetivo: buscar a realização de eleições honradas.
 

Xô, coronéis

Que bom se todos os representes do MP e Judiciário tivessem comportamento semelhante – chegando diretamente à população mais humilde, que, muitas vezes, vota com medo dos donos do lugar.
 
 
O conselheiro do Tribunal de Contas, Otávio Lessa afirma que as informações solicitadas pela Justiça Federal, na Ação de Improbidade Administrativa movida pelo Ministério Público Federal- que ele responde juntamente com o ex-governador Ronaldo Lessa – já foram enviadas por ele desde o ano passado.
 
O conselheiro disse que já não era mais secretário Estadual de Infra-Estrutura quando da liberação dos recursos da Funasa para a relização das obras de saneamento em vários municípios(cujos prefeitos, então, também são alvo da denúncia do Ministério Público Federal).

Que é do dinheiro?

O MP quer a devolução de mais de R$ 2 milhões da Funasa. Os acusados podem perder os cargos públicos que ocupae ter suspensos os direitos políticos por oito anos.
 
O conselheiro Otávio Lessa, em despacho publicado hoje, encaminhou à Procuradoria Jurídica do TC os pedidos de reconsideração apresentados pelo atual secretário da mesma pasta, Marco Fireman, e o sub, Fernando Nunes.
Ele foram multados quinze vezes, por supostas irregularidades em licitações.

De novo, Ronaldo Lessa

O ex-governador vai ter de se explicar à Justiça Federal também por conta de licitações fora da legalidade. O processo está na 2ª Vara Federal e envolve, também, a ex-secretária Amália Amorim, da Saúde.  É um time completo. Em breve, a relação.

Demitido
 
O ex-deputado Antônio Holanda foi dedmitido da direção-geral da Assembléia Legislativa. Carlos Villanova é o novo dono do pedaço. Está começando, finalmente, a gestão Fernando Toledo. 
 
 
 

OAB seleciona 70 sessões eleitorais para fiscalização no domingo
Promotor entra com ação contra candidata à prefeitura de Piranhas
  • Luiz Fernando

    Caro Ricardo. Veja o que foi publicado na Gazeta de Alagoas Caderno B – pag. B2 – “COQUETEL NO TRIBUNAL DE CONTAS – O novo conselheiro do TC, Cícero Amélio da Silva, ofereceu um coquetel, ao anoitecer da terça-feira, para apresentar a seus pares e a um grupo restrito de convidados VIPs a…..

  • bobinho

    Parabéns Presidente Fernando Toledo… Começou acertando.

  • Misael Lobo Cerqueira Junior

    Caro Companheiro Ricardo Mota,tive minha casa invadida pela Policia Federal, onde se ncontrava apenas minha filha, a denucia era que estaria com pessoas que transfireram titilos em minha casa, denuncia esta não comfirmada, mas mesmo assim após a saída da PF de minha casa tive ouvir desaforos