O desembargador José Carlos Malta encaminhou ao Ministério Público Estadual o inquérito contra os deputados João Beltrão e Antônio Albuquerque, acusados pela morte do Cabo Gonçalves, em maio de 1996. Ele negou o pedido de prisão preventiva para os dois parlamentares, formulado pelos delegados da Polícia Civil responsáveis pelo inquérito, argumentando que eles gozam de "foro privilegiado por prerrogativa de função".

O magistrado explicou que, mesmo considerando que há as condições necessárias para a preventiva, a recente decisão do Ministro Gilmar Mendes – que mandou soltá-los após decreto de prisão da 17ª Vara Criminal – estabeleceu a manutenção do privilégio, de acordo com a Constituição Estadual. Eles só podem, portanto, ser presos em flagrante. O mesmo despacho foi dado pelo desembargador José Carlos Malta no inquérito sobre o assassinato de Jacó Ferro, em 2004, em que o acusado de ser o mandante é o também deputado Cícero Ferro.

Os dois casos serão, agora, analisados pelo procurador-geral de Justiça, Coaracy Fonseca.  

Briga de gente grande

Confirmadíssimo o debate da TV Pajuçara com os candidatos a prefeito de Maceió. A partir das oito e meia da noite, no próximo domingo, os postulantes à cadeira que hoje é ocupada por Cícero Almeida vão poder, frente a frente, perguntar aos adversários, ser indagado por jornalistas etc.
 
O debate é, sem dúvida nenhuma, o grande momento das eleições. É quando ficam mais evidentes as qualidades e os defeitos de cada um dos candidatos. Não é por acaso que em todos os Estados brasileiros, principalmente nas capitais, os respectivos debates são aguardados com muito ansiedade. Às vezes, claro, com temor – principalmente pelos chamados candidatos sabonetes. Porque escorregadios, primeiramente; e por conta de serem tratados, na propaganda, como se fossem produtos de prateleiras de supermercados. Sem conteúdo, o candidato sempre fracassa.
…………………………………………………..
Só pra lembrar, foi no último debate da campanha presidencial de 1989 que o senador Fernando Collor consolidou sua vitória sobre Lula (com aquela história do som… que já virou história.)
 
A disputa em Atenas

Amanhã tem pesquisa eleitoral na TV Pajuçara – também no portal Tudo na Hora e na Pajuçara FM. O Instituto Vozes vai mostrar qual é o retrato , neste momento, da renhida disputa na cidade de Viçosa, terra natal do governador Teotônio Vilela.
 
Que está em cima do muro. Não manifestou – nem vai manifestar – apoio a ninguém. De um lado, o ex-futuro-deputado Flaubert Filho; do outro, Nivaldo Vasconcelos, parente e contemporâneo do governador. Flaubert Filho é cunhado de Elias Vilela, que é irmão de Téo, que é…
 
Mamãe, eu quero voltar!

De novo suplente, Flaubert Filho espera por duas decisões no TJ para retornar à Casa de Tavares Bastos. Um dos recursos que apresentou está em mãos do desembargador James Magalhães; o outro, com o juíza convocada Catarina Ramalho. As chances de êxito estariam exatamente com o Mandado de Segurança a ser julgado pela magistrada.
 
O X do problema

Já o Tenente X, outro suplente que quer ocupar uma cadeira de deputado, depende agora de uma decisão do desembargador Estácio Gama, que recebeu seu pedido em Mandado de Segurança. Mas pode ter de esperar mais um pouco. A expectativa é de que o doutor Estácio Gama – como se manifestou em outras ações envolvendo a Assembléia – se considere legalmente suspeito para atuar no caso.
 
Palmeira & Palmeira

Solange Jurema ganhou uma companhia inesperada, ontem: Suzana Palmeira, mãe do deputado Rui Palmeira e mulher do conselheiro do TCU, Guilherme Palmeira, participou de caminhada com a tucana, na orla.
 
O deputado Rui Palmeira fez carreata com o vereador Eduardo Canuto, do PV – com quem faz dobradinha na campanha eleitoral. Canuto, irmão do grande Márcio Canuto, é candidato à reeleição.
 
É de quem?

Entre os nomes que podem surpreender em Maceió na disputa por uma vaga na Câmara (com exceção dos que têm "cadeira cativa"), segundo os especialistas do ramo – com pesquisas na mão, inclusive ( eu acho uma temeridade pesquisa para vereador, mas enfim…) – estão Edlúcio e professor Valério, ambos do PT.

Eles seriam hoje os nomes mais fortes do partido na disputa, em função da divisão de votos entre os mais conhecidos na militância política.

É Hela?

Segundo os mesmos oráculos (com raízes petistas), a ex-senador Heloisa Helena estaria se aproximando velozmente do coeficiente eleitoral. Que não é pequeno: algo em torno de dezoito mil a vinte mil votos para eleger um vereador.
 
HH está indo buscar no braço cada voto. Ela teria, avaliam, se tornado o foco do voto útil de oposição a Almeida. Ou seja: o calo com o qual o prefeito, se for reeleito, precisa ter de conviver na nova gestão.
 
Vilela é Lyra em Maragogi

O governador esteve sábado em Maragogi e ainda aposta no candidato Fernando Sérgio Lyra, do PSDB. Ele disputa a prefeitura com Marcos Madeira, que quer a releição pelo PTB.

Madeira também tem seu tucano de estimação no palanque: o vice-presidente da Assembléia, Fernando Toledo.

Azedou em Pão de Açúcar

A secretária Born, de Ciência e Tecnologia, foi ontem a Pão de Açúcar, participar de ato de campanha do tucano Jasson. O vice dele, Marcos Tavares, é cunhado do desembargador Washington Luis. Que tem a filha, Melina, disputando em Piranhas; o irmão, Xepa, em Olho d!Água do Casado ; e o genro, Cristiano Matheus, em Marechal.

O candidato do PSDB tem ainda o apoio do secretário de Agricultura, Jorge Dantas,  e do ex-deputado Elísio Sávio (filho de Elísio Maia). Uma aliança que só foi possível porque política se transformou no que é hoje.
 
Norte sem lei

A decisão unânime do TRE riscou quase toda a região Norte do mapa de Alagoas. Lá não haverá tropas federais para a eleição – Partipueira, Barra de Santo Antônio, São Luis do Quitunde e Matriz. Também não há lei a ser respeitada.

 

 

Juiz anuncia "Operação de Guerra" no Pilar
Veterinário denuncia "desacato e ameaça" de Artur Lira; e a ADEAL, por omissão
  • decepção

    é por isso q alagoas está como está. ÀS AUTORIDADES TÊM MEDO DE CICERO FERRO E ACOBERTAM ESSE ASSASSINO.

  • um dia é da caça, o outro do caçador

    Sr.José Carlos Malta, kem sabe um dia o senhor num tenha um filho assassinado por CÍCERO FERRO como eu tive, aí verá a falta que faz ter HOMENS HONESTOS COMO DESEMBARGADORES

  • Edson Pereira

    Esse desembargador Washington Luís quer ser o novo Rei do Sertão, tomando tudo do mesmo jeito que João Beltrão fez no litoral sul. Que coisa feia! E em Pão de Açúcar tá pior: se juntaram Washington, Elísio Maia e o gabiru Jorge Dantas. Voltamos ao cangaço!

  • Carlos Eduardo

    Acho estranha essa pesquisa para vereador. Com todo respeito ao Edlucio e ao Valerio, mas eles estarem na frente de nomes como Thomaz Beltrão e Edberto Ticianeli. Não sei não, viu?

  • bmw

    povo de viçosa abrao o olho.

  • joao

    Ricardo, esse comentário é apenas para uma pequena retificação. No texto relacionado a Viçosa, vc escreveu que Nivaldo seria parente do governador? Quem tem laços familiares com o Teo é Flaubert Filho. Acho que a pontuação deu a entender isso. OK? Um grande abraço.

  • carlos

    edlucio? hahaha

  • Rafael

    Ricardo, imploro a você que cobre a nomeação dos aprovados no concurso do TC, existe alguma coisa acontecendo!!! Essas nomeações já eram para ter saido!! conto com vocÊ

  • Júlia

    Esse foro privilegiado resguarda os direitos dos políticos em detrimento da Polícia e da população!

  • Guilherme

    Eu não acho que a gritona da heloisa será uma pedra no sapato do futuro Prefeito,até porque ela só soube gritar nos oito anos de mandato improdutivo no senado, porque lá impera uma certa forma de “educação”, aqui ela vai se vender como sempre fez,ela é muito “esperta”

  • Sílvia

    Flaubert Filho você está de parabéns e sabemos que o povo de Viçosa vai lhe consagrar prefeito da nossa cidade. atenção eleitores 4 anos custam a passar, principalmente quando as coisas não andam bem.

  • Gilvan Mata

    A Helo tem e deve voltar ao cenário político para ter vez e voz. Será sem dúvidas uma representante da Sociedade Civil Organizada que marcha firme e forte na direcão do objetivo: A plena dignidade

  • Ingrid

    Vamos lá EDLÚCIO, vc é jovem, inteligente, capaz e honesto, acima de tudo é CRISTÃO, tem o temor de Deus! vamos a vitória amigo!!! OS JOVENS VOTAM EM VOCÊ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Camila

    RICARDO, VOTO EDLÚCIO, 13.500, ACHO QUE AS PESQUISAS ESTÃO MUITO BOA PRA ELE, POIS POR ONDE ANDO SÓ DÁ EDLÚCIO. BJS

  • ARTUR

    É ISSO QUE FICO TRISTE, A LEI NÃO DA PRIVILÉGIO A NINGUEM. MAS, OS QUE FAZEM CÚMPRIR AS LEIS INTEPRETAM COMO QUEREM E CHEGA A ISSO. O ATO DE ROUBAR OU MATAR É IGUAL PRA TODOS QUE PRATÍCAM,NÃO IMPORTA SE DOUTOR,POLÍTICO OU GARÍ.

  • Lúcia

    Adoro os seus comentários, gostaria muito que os candidatos jovens como EDLÚCIO se elegessem porque é uma promessa, tem passado limpo e promete revolucionar a camara dos vereadores no ótimo sentido é claro. Eu voto Edlúcio!

  • Vereadora

    Sou seu fã Ricardo, e acredito no seu comentário onde fala da grande possiilidade de dois candidatos elo PT está na frente nas pesquisas! sou favorável eleger candidatos jovens, com ótimas propostas e comprometidos com a verdade e dignidade, acredito no Edlucio porque o conheço desde criança!

  • O EDLÚCIO CRESCE!

    Segundo Mendonça Neto homem de coragem, escreveu no jornal Extra que a Esperança para a câmara dos vereadores é o jovem Edlúcio, aliáss as pesquisas apontam ele em primeiro lugar na sua coligação. O Mendonça sae das coisas, tem faro, você ajudou a me decidi pelo EDLÚCIO,13.500