Discretamente, o Superior Tribunal de Justiça mandou para a gaveta, na quinta-feira da semana passada, mais uma ação impetrada pelos advogados dos deputados taturânicos. Era uma Reclamação – de março último – em que os parlamentares afastados do mandato pela Justiça questionavam a competência legal da atuação do Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Fernandes de Holanda Ferreira, no caso. O tema não era novo, é verdade, mas esta é mais uma derrota dos taturânicos.
     ……………………..
Que continuam apostando na “boa ação” do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal. Enrolado com grampos telefônicos, o ministro guarda, sem decisão, o pedido de cassação de liminar número 229 – dando esperança aos taturâncisos e deixando em alerta os procuradores de Estado que atuam lá em Brasília, com destaque para a doutora Germana Galvão.
    …………………………
Foi um final-de-semana movimentado para o conselheiro do Tribunal de Contas da União, Guilherme Plameira. Ele recebeu, em Maceió, visita de gregos e baianos. Nome ainda cotado para disputar um posto eletivo em 2010 – e ele já manifestou seu desejo de voltar à política partidária (que, aliás, nunca abandonou completamente, nem há de fazê-lo,)- Palmeira ouviu apelos e queixas. Ou os dois juntos também, como no caso da candidata a prefeita de Maceió, Solange Jurema. A tucana quer do deputado Rui Palmeira (filho de Guilherme), que é do PR de Lurdinha Lyra, uma participação efetiva na campanha dela – o que não tem acontecido até agora.
    …………………………….
O jovem deputado, que tem uma boa imagem junto à opinião pública, inclusive por ter se salvado do incêndio na Assembléia Legislativa, deu uma mergulhada. Aqui e ali, participa de uma disputa no interior do Estado. Em Maceió até agora só é visível o apoio dele, Rui Palmeira, ao vereador Eduardo Canuto, do PV do A (Partido Verde de Almeida).
    …………………………….
 
Canuto, lembrando, foi apadrinhado em 2004 pelo ex-presidente da Assembléia Celso Luis. Mas hoje não seria um bom negócio político repetir a dose. Daí, Canuto forma este ano – como está no material de campanha dele – ao lado do deputado Rui Palmeira.
   ……………………………..
E JL confirmou ontem, a um grupo mais próximo, que já sabe o que vai fazer em 2010: será candidato ao Senado Federal (conforme publicado em Veja). Exatamente assim: vai bater de frente com seu inimigo figadal, Renan Calheiros – que disputará, então, a reeleição.
   ……………………………..
Decisão tomada, JL vai intensificar sua participação na campanha daqueles municípios que considera mais importantes para a realização do seu novo sonho. Maceió, ele já dá como favas contadas, com a vitória de Almeida no primeiro turno.
    …………………………….
Mas será que está diposto a ser tão generoso nesta campanha como foi nas três últimas de que participou – direta ou indiretamente? Eis, aí, uma questão fundamental.
    …………………………….
Pelo sim, pelo não, Calheiros se articula aqui e no Planalto Central. Exibe na propaganda eleitoral dos candidatos do PMDB a vereador em Maceió uma imagem dele ao lado do maior cabo eleitoral do país: o presidente Lula. De acordo com Calheiros, tudo está sendo feito com a autorização do próprio presidente, que não teria gostado da participação (quando soube) do presidente do PT de Alagoas, Ricardo Valença, na disputa de Murici.
    …………………………….
O petista esteve no território dos Calheiros e disse que Renan não é o “amigo e aliado de Lula” em Alagoas, como propaga. Valença foi a Murici apoiar o candidato de oposição a Renan Filho : Plininho Batista. A família Calheiros quase enfarta coletivamente.
    ……………………………..
 
E lá em Brasília? O senador anuncia que já fechou com o presidente Lula um pacote que vai até 2010. No próximo ano, Calheiros contaria com o apoio de Lula para ser o líder do PMDB no Senado – em dobradinha com José Sarney, que deve assumir a presidência nacional do partido.
   ………………………………
O troco? O de cada dia. Renan Calheiros é um dos mais fiéis lulistas do Senado, segundo pesquisa publicada na semana passada pelo Correio Braziliense.
    ……………………………..
Quem rivalizaria com ele, Renan? O senador Fernando Collor. Que, por sua vez, não teria ficado satisfeito com o ato público que comandou em Rio Largo, na sexta-feira passada. Ao lado de Calheiros e Cícero Almeida, ele foi reforçar a candidatura do filho Fernando James a prefeito. No palanque, alguns do gigantes da política alagoana. O público é que não foi exatamente o esperado.
    ……………………………….
 
Finalmente o governo de Alagoas vai contratar o consultor em Previdência Pública, Renato Follador. Ele foi o criador do Instituto de Previdência do Estado do Paraná – o que apresentou, até agora, o melhor resultado entre as instituições previdenciárias públicas em várias unidades da Federação.
   ………………………………
 
Follador, que já havia feito várias visitas a Alagoas para discutir a questão, disse que só aceitaria o trabalho se tivesse o aval dos três poderes. Agora o governo conseguiu a assinatura dos presidentes do TJ e da Assembléia.
  ……………………………
 
O trabalho, que deve começar do zero, tem início previsto para este mês de setembro. O rombo atual do AL-Previdência passa dos R$ 250 milhões – no acumulado. Por conta disso, o Estado de Alagoas só continua recebendo recursos federais graças a uma liminar do Supremo – cujos efeitos se extinguem também este mês, e precisa  ser renovada.
 ……………………………..
Detalhe: no novo Al- Previdência, daqui pra trás fica tudo na base do "quem pariu Meteus, que o embale". Cada poder deverá pagar aos seus aposentados com os respectivos duodécimos.
 

 

 

Governador assina promoção de Dalmo Sena a coronel
Coaracy viaja a Brasília e dá entrada hoje em ADIN sobre conselherios do TC
  • Flávia Cavalcanti

    Como sentimos falta da autenticidade do Ricardo Mota todas as manhãs… É muito bom tomar conhecimento dos bastidores da política alagona, principalmente com a qualidade que só você sabe fazer!

  • Feliz

    Duvido que o Presidente Lula, apóie qualquer feudalismo político em Alagoas, tipo renan/renanzinho, collor/collorzinho e outros. Entendo que não deve haver vitaliciedade ou hereditariedade em política e esta prática, comum aqui, vem se verificando muito nociva à Alagoas.

  • CarolB

    Pobre Rui, não tem sossego em campanha alguma, também, venhamos e convenhamos, dos que sobraram é o único que se salva!! Será que ele vai tomar partido de Solange e ficar contra seu partido???

  • Manuel

    Até quando vai ??? Será que o erro é o certo ??? O melhor é ser trapasseiro e desonesto ???Acho que vou me candatar !!!!

  • raphael

    caro Ricardo,fico cada dia mais impressionado com os conchaves feito nos bastidores p/ as eleições.seria de fundamental importâncias q os nossos políticoas tivessem o mesmo empenho para agarriar verbas e realizar projetos…mas parece-me que toda essa “vontade” é canalizada para outro foco.

  • Carlos

    Ue, Mas o Rui ja esta contra o PArtido dele (PR) afinal ele apoia o canuto ( PV ) .. Isso seria infidelidade partidaria .. nao? ja vi q n tem ninguem coerente mesmo

  • Felipe Carvalho Olegário de Souza

    Ricador, estavam faltando essas notas rápidas em seu blog, que, agora, ficará melhor… parabéns pela inovação!!