Começa hoje a última semana do desembargador Antônio Sapucaia na Justiça alagoana. Não lembro, nesses quase trinta anos de atividade no jornalismo, de ninguém que tenha marcado de forma tão profunda e favorável o Judiciário no Estado. Domingo, dia primeiro de junho, ele completa 70 anos de idade, o que o impede de continuar a realizar – com toda a lucidez, determinação e conhecimento que possui – às suas atividades de Magistrado (assim, com maiúscula). A história já registra o seu nome de forma indelével, é verdade. Mas a sua ausência nos deixa a angustiante dúvida: quem, daqui pra frente, quando necessário, vai a ter o destemor para enfrentar gente tão poderosa em Alagoas que teima em desafiar a Lei?

Na sexta-feira, o doutor Sapucaia dá expediente normal no TRE- que preside – e no Tribunal de Justiça. Avesso às badalações, não vai, entretanto, conseguir conter os muitos que querem lhe render justíssimas homenagens. Alagoas não seria a mesma, hoje, sem o desembargador Antônio Sapucaia. Tomara que não seja a mesma de ontem na ausência do bravo Desembargador.

              Família faz ato em homenagem a Fernando Aldo

 Será no sábado, dia 31, que a família e os amigos do vereador Fernando Aldo fazem um ato público marcando a passagem da data do aniversário dele – que completaria 45 anos de idade, se bão tivesse sido assassinado em outubro do ano passado. A manifestação será em Delmiro Gouveia. A investigação policial já levou à prisão de duas lideranças políticas importantes: o deputado Cícero Ferro, que responde a processo na Justiça como um dos mandantes do crime – e o ex-prefeito Lula Cabeleira, na sexta-feira passada.

Mas o caso ainda não é considerado solucionado de todo. Há brechas no inquérito, que a polícia vem tentando preencher com paciência e inteligência. E mais: a paz em Delmiro Gouveia ainda está longe de acontecer: o atual prefeito, Cazuza, é investigado pelo Ministério Público Estadual ( possíveis irregularidades administrativas), e a briga entre as famílias do ex-prefeito que está preso e os Freitas está cada dia mais acirrada – a prisão de Lula Cabeleira levou-a ao paroxismo. A Secretaria de De defesa Social deve ficar atenta aos dedobramentos da disputa eleitoral em Delmiro, seguindo – tomara que não – a antiga tradição político-cultural do Sertão.

  Partidos da base do Governo se reunem para discutir Maceió

Mudou radicalmente o estado de espírito dos governistas com a definição de João Lyra como vice na chapa de Cícero Almeida, conforme o próprio prefeito confrimou a este blog (admitindo, entretanto, a possibilidade de mudança no quadro.) Se até então era difícil encontrar nas hostes de Vilela um nome para entrar na disputa, agora, parece, podem sair vários candidatos à Prefeitura de Maceió: Régis Cavalcante quer; Kátia Born quer; e até a dupla PSDB-PMDB planeja lançar um nome.

 O entendimento geral é: agora haverá eleição em Maceió. De um lado, João Lyra (este será o discurtso geral), do outro…parece que serão muitos.

Nonô vai reivindicar vice de Almeida para DEM
De como o "homem-macaco" matou a serpente e deu a maçã às minhocas
  • José Carlos Fernandes Neto

    Caro Ricardo, A vida é passageira, isso já sabemos. O que conta mesmo é o que fazemos nessa breve passagem. Você e Sapucaia estão bem nesse aspecto. A população alagoana está chamada a manter a vigilância.

  • Geuzimar

    Parabéns Dr. Sapucaia pelo seu trabalho.Que DEUS continue guiando seus passos, e o Sr. possa gozar essa aposentadoria, com tranquilidade junto dos seus familiares.As pessoas de Bem desse ESTADO agradecem,todo seu esforço.

  • vanessa

    Régis Cavalcante ou Kátia Born, meu Deus! Ufa! Já não aguentamos mais. Não darei o meu voto a nenhum dos dois. É preciso lançar nomes que tenham credibilidade, responsabilidade e compromisso com o povo. Desse jeito, não haverá opção. Esses dois nunca mais.

  • agradecimento

    Dr. Sapucaia q Deus lhe abençoe e ilumine seus passos. Pelo muito que vc fez pelo nosso Estado merce ser feliz.Só nos resta agora esperar que Vc Dr. tenha feito escola: de seriedade, honestidade e dignidade para todos alagoanos. Deus lhe pague!!!

  • Leonardo

    Já votei nesses dois (Régis e Kátia), dois pseudo-socialistas, hoje não voto mais. Um colega meu disse que se sente mal, quando esses nomes aparecem na TV. É preciso lançar novos nomes que não tenham um passado corrupto.

  • Thiago

    É dificíl acreditar que o Régis e a Kátia saiam candidatos. Não confio mais neste pessoal. Os corruptos não são apenas aqueles pegos pela PF, há outros que roubaram e roubam, e estão ai dando uma de santinho, dizendo que são contra corrupção! Enganem que o povo gosta!

  • Valdemir

    As coisas boas perduram por pouco tempo. Esse homem deveria ter passado pelo menos 15 anos como Desembargador do TJ. Mas essa balela de antiguidade e “merecimento” faz com que os homens sérios tenham pouco tempo no Poder.

  • Valdemir

    Parabéns Dr. Sapucaia. O senhor é merecedor de uma grande homenagem de toda a sociedade alagoana. A sua decisão fez com que muita gente, inclusive eu, tivesse o orgulho de ser Alagoano. Além disso, suscitou uma esperança de mudança no coração de alguma pessoas desiludidas.

  • Gilvan Mata

    É verdade Ricardo, o Dr. Sapucaia vai nos deixar menos felizes. A angustia toma conta de todos nós. Mas, acredito que seu exemplo será seguido pelos seus pares, pelo menos alguns. Conheço Dr. Sebastião Costa um homem honrrado e outros que tbem merecem o nosso respeito…

  • cidadão

    Sapucaia, como diz aquele filme, o último dos moicanos.

  • Gilvan Mata

    ..continuando..agora, o destemor..veremos daqui pra frente. A hora é agora! Torçemos que os membros togados do Judiciário desatrelhem de amigos comprometidos com todo o tipo de crime e a banda podre dos poderes, consequetemente, serão honrrados pela sociedade e enaltecidos pelos seus méritos.

  • Cláudio

    Ele foi injustiçado, por não ter entrado muito antes como Desembargador,mas o pouco tempo que teve deu pra mostrar sua competencia e trabalhou muito,como poucos, mesmo aqueles que já trabalham há anos…..ele em pouco tempo fez um ÓTIMO “ESTRAGO”.

  • clóvis omena

    Kstia Born? é brincadeira dá licença meu.

  • nina

    DOUTOR SAPUCAIA,AO SENHOR RENDO TODAS AS HOMENAGENS.Espero que seus colegas sigam seu exemplo,tenho medo que isso não aconteça,ficamos meio sem esperanças.Obrigada por ter feito um trabalho correto,como deveria ser feito sempre.A exceção deveria regra.

  • Helder Lopes

    Dr. Sapucaia, OBRIGADO!

  • Bernardino Souto Maior Neto

    Para alegria da classe política – em sua maioria de Alagoas – esta é a última semana do desembargador Antonio Sapucaia na Justiça.É uma pena. Tem gente comemorando. E a maioria dos alagoanos tristem. Sapucaia marcou sua passagem na Justiça e honrou ao Lamenha que lhe nomeou juiz.

  • wagner

    Ricardo Mota você falou com o comandante do CPC é bom lembrar que ele mamou muito na epoca do collor e agora que botar os militares na rua,quando ele era da assessoria não penssava assim obrigado.

  • EMILLIN

    OS servidores da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA,estão preocupados com a saída do Dr.Antonio Sapucaia do TJ já essa semana.Espero que,ele deixe algo de inesquecível para os efetivos e inativos da/ALE,na questão salarial em atrazo.PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!!!!