Se não foi exatamente uma surpresa, a decisão do Ministério Público Federal de denunciar o governador Teotônio Vilela Filho, além de enfraquecê-lo, pode trazer prejuízos para o Estado de Alagoas. São vários os projetos importantes em andamento, inclusive a inusitada e inovadora parceria com o Governo Federal  na área da Segurança Pública. Agora sob a vigilância permanente da imprensa nacional, como passa a ser a relação União – Governo de Alagoas? A liberação de novos recursos pelo Governo Federal receberá que tratamento da grande mídia? Esta é a questão central, na área administrativa.

  No campo político local, a crise da Assembléia passa a dividir com o Palácio República dos Palmares, pelo menos num primeiro momento, a atenção e a indignação da chamada Opinião Pública. Independente de como os deputados – e aí são todos os deputados – reagirão. Há uma, digamos, sensibilização maior da população no que se refere a denúncias de desvio do dinheiro público.
 
 E mesmo que não se saiba, no primeiro momento, o conteúdo da acusação contra Vilela, ainda assim, ele não chega a este embate exatamente fortalecido. Não enfrentou com o necessário destemor a cúpula que dirigia (e, teoricamente, dirige) a Assembléia desde a Operação Taturana – foi reticente e escorregadio na abordagem do tema. Não acumulou capital político suficiente para usá-lo, agora, em sua própria defesa.

  Quando Vilela vai, ele próprio, se manifestar publicamente? É difícil prever, já que o calendário do governador não segue a velocidade dos demais mortais. Quanto mais rápido ele for, sem meias palavras, menos se enfraquece – e olha que já não não exatamente robustas suas forças neste momento.
 
 As palavras, no imaginário popular, têm um peso imenso na denúncia: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa. São acusações semelhantes às que são feitas aos taturânicos – por mais distintos que tenham sido os crimes supostamente cometidos.

 A assessoria do governador disse agora há pouco a este blog que Vilela não sabe ainda do que é acusado. Seguirá, entretanto, os caminhos da lei: vai apresentar sua defesa prévia ao STJ. Não obtendo sucesso, vai para a sua inciativa mais ousada: pedirá a Assembléia Legislativa que autorize o Superior Tribunal de Justiça a processá-lo. Abrirá mão da imunidade a que tem direito para garantir sua defesa. Poderá, então, ser inovador e se diferenciar, mas até lá ainda há um longo caminho de desgaste.

 Claro que não é bom o enfraquecimento de Vilela: perde ele, perde o Estado – e, neste último caso, perdemos todos os alagoanos. Mas que a apuração da denúncia seja tão rigorosa quanto a que merece qualquer um suspeito de desvio de dinheiro público.
 

 

 

Rui Palmeira será convidado a falar na PF sobre a GAP
Barenco: "quem mandava na polícia eram esses marginais da Assembléia"
  • ADJA MARIA DA SILVA COSTAa

    Gostaria de saber se o doutor Coaraci compareceu ao centro de convenções na segunda-feira 12.a ele e aos demais homens de caráter ,honestidade e senso de justiça,todas as homenagens e que mais gente faça parte dessa turma tão corajosa.

  • Fernando Amorim

    É isso aí Ricardo, o calendário do Vilela é realmente diferente do nosso. Ele é LERDO, VAGAROOOOSO, e o que é pior, muitas vezes, é OMISSO. Ele falando dá SONO. Ainda bem, que a nossa JUSTIÇA está ACORDADA e VIGILANTE.

  • Jacob

    Senhor Jesus Cristo, tenha misericordia de nós alagoanos!!! O que foi que fizemos para merecer isso?

  • MARCELO

    Tudo q os TATURANAS querem.Mas não podemos perder o foco.Se o Gov.estiver envolvido.Ninguem está acima da LEI.Vamos pedir o afastamento, fazer o que for necessário.Olho vivo no LERDO e BALDOMERO p os TATURANAS.ALAGOAS CONTA COM ISSO.

  • tania

    Concordo plenamente com vc Jacob!Votamos neles!Mas tudo tem sua hora nao achas?

  • Carlos Arthur

    Pois é. Alagoas mergulhada numa crise moral sem precedentes. Onde estão homens de bem para tomar conta da política neste estado? Por que é que somos sempre o pior do Nordeste? Coitado do eleitor alagoano. Não tem mais escolha. CHEGA!…

  • Fernando Amorim

    A ficha CAIU. Existe um ditado popular que diz: “UM SUJO NÃO PODE FALAR MAL DO MAL LAVADO”. Está JUSTIFICADO o SILÊNCIO de Vilela no caso TATURANAS. O governador está de parabéns, obedeceu na íntegra ao dito popular.

  • Célio

    PREZADO RICARDO, PARABÉNS MAIS UMA VEZ. EU JÁ SABIA DO PORQUE DO MEDO DO TEO EM SE MANIFESTAR CONTRA A ASSEMBLÉIA. AGORA ESTÁ AÍ A CAUSA PUBLICAMENTE. O TÉO, O ALMEIDA, OS DEPUTADOS, VEREADORES, TODOS METENDO A MÃO NO ALHEIO.ATÉ QUE ENFIM, ISSO QUE NÓS JÁ SABÍAMOS HÁ ANOS APARECEU.

  • Silva

    Oh, Jacob! ainda pergunta o que fizemos???!!! Simplesmente, votamos neles.

  • Arthur Martins

    O enfoque dado a denúncia do MPF é no mínimo tendenciosa. O texto é coberto pelo manto da parcialidade. O Sr. Ricardo Mota tira o foco do fato, trazendo para um suposto prejuízo a Alagoas. O caso é grave o Governador foi DENUNCIADO POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA. É a neo gazeta de AL

  • silvia lima

    ricardo coraçao de leao,peça a coaraçy seu pupilo para pedir o afastamente de vilela o destemido governador alagoano, conhecido nacionalmente como rei dos canais,e nao sao canais dentarios

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    A acusação de estar envolvido nas falcatruas da Máfia das Obras, tendo cometido as faltas contidas nos artigos 288 (Formação de Quadrilha), 312 (Peculato) e 317 (Corrupção Passiva), todos do Código penal, não é pouca coisa. O Estado perde mesmo, perde o povo alagoano, que não merece.

  • MANUELLA

    Simples meu caro Jacob: O povo alagoano sempre votou muito mal, e se você pensa que vai mudar…. Espere pra ver o resultado das eleições!!!!

  • CARLOS

    Graças a DEUS que nunca confiei nesse governador, nunca votei nele prá nada, e toda turma TATURANICA nunca receberam um voto meu. O povo alagoano está pagando caro pelos seus eleitos, cada povo tem o governo que merece, infelizmente esta é a pura verdade. GOOD SAVE ALAGOAS…

  • luis paulo sodré

    Sr.Ricardo,Todos sabem que essa investigação começou em 2006,a operação em março de 2007,tres meses do governo téo,não tinha uma licitação sequer,muito menos obra,e o meu caro sabe disso, como pode ser culpado de algo? talvez no seu artigo,Continue falando da dengue.

  • luis paulo sodré

    E por falar em dengue,não vi nem ouvi de você,nenhum elogio, sobre o exemplo de campanha para todo Brasil que o nosso governador encabeçou,a não ser aquele comentário irônico no 12:10 notícias da camiseta vermelha que o governador vestiu prá simbolizar o empenho de todos no combate dengue,

  • luis paulo sodré

    Hoje eu estou que nem você,tô com tempo,pena que sou restrito a 300 caractéres,pois gosto de ler ouvir e assistir suas opiniões e gostaria de poder comenta-las mais,nesse específico caso posso lhe garantir que o governador vai continuar com o prestígio que tem,porque é um homem de bem.

  • marcelo

    Até tú Téo?

  • luis paulo sodré

    E continuando nosso comentário,eu nem sabia que você já tinha percebido o prestígio e confiança que goza o nosso estado frente ao governo federal e até mesmo a iniciativa privada,graças a credibilidade de nosso gestor ,só pude observar isto agora nos receios do seu artigo.

  • duka

    O Téo não sabe? Pois eu sei: formação de quadrilha, tá lá na denúncia do MPF. E agora será que podemos entender tanta omissão diante dos taturânicos? Era rabo preso…

  • luis paulo sodré

    Se quiser publicar,todos esses comentários,melhor,senão,fico com a certeza que leu todos eles,isso me basta.Agora algo que li em algum lugar: QUE NINGUÉM PODE PRECISAR O INSTANTE DA MUDANÇA É UM FATO, MAS QUE DEPOIS NÂO AS RECONHEÇA É LAMENTÁVEL E DESASTROSO.

  • Luciana Sarmento

    São tantos projetos que esse governador conseguiu ,tanto dinheiro do governo federal,destinado a Alagoas que tenho certeza que tudo será esclarecido,todos os índices sendo revertido,os empresários acreditando como nunca,vai dar tudo certo, e o turismo e as estradas.

  • Luciana Sarmento

    Isso nada tem a ver com o Téo,basta ver as datas,mas não tem nada não, o equilíbrio do estado vai continuar,a agricultura, o controle da aftosa,os novos hospitais,o porto a ferrovia os novos presídios e os polos industriais e várias coisas que nem me lembro,mas o povo já vê,faço fé.

  • Araújo

    Agora sabemos o porquê da omissão/conivência e falta de atitude do Governador. Ele sabia que os Deputados tinham conhecimento desse fato. E HONESTAMENTE NUNCA SE MENTIU TANTO.

  • Luciana Sarmento

    Aliás Ricardo,basta de elogíos ao governador,porque pensamos bem diferente,e parece provocação, eu gosto muito dele ao contrário de você,que é notório em suas falas sua má vontade com o governador,nunca um elogío,sempre prá baixo,pelo menos pro eleitor de João Lira,você é um consolo.

  • marcos da Silva Pinto

    Isso é castigo! Quem sabe agora não lembre de DEUS! Deixe de massacrar os servos de Deus!

  • jsouza

    Perder mais o quê? Que afundem todos que possuem culpa. Se o governador for culpado, que seja devidamente punido pela Justiça. O Estado não tem mais nada a perder, depois de tantos anos de falcatruas.

  • antonio alves

    Eu particularmente sou um fa do Ministerio Publico Federal. Acho a carreira bilhante e os profissionais idem. Mas, infelizmente por vezes o MPF exagera e ultrapassa sua funcao. E virtualmente impossivel o Teotonio Vilela fazer parte dos esquema de corrupcao da navalha por uma causa m. simples tempo.

  • antonio alves

    A navalha foi descoberta no primeiro mes do mandato do governador. Sequer esse poderia ter participado do esquema. A ministra do STJ disse que nao havia provas. Ao agir assim o MPF faz um nao servico ao povo alagoano. E coloca todos no mesmo lugar comum. Isso quebra a propria confianca do povo.

  • antonio alves

    Escutem o que digo, teo sera inocentado. O MPF tem que continuar com sua atuacao dura, mas tem que ter mais cuidado para nao citar pessoas inocentes. A competencia dos seus profissionais e evidente. Mas evidentemente nao agiu corretamente o parquet. Quem nao acreditar que me cobre depois.

  • luizão

    Abrir mão da imunidade? Parabens governador! É caso inédito no Brasil. O normal é se esconder na imunidade. Para mudar tem que enfrentar calúnias e o RENAN.

  • Marcelino Weigmar Duarte Barros

    Alagoas não vai perder nada se ficar provado pela justiça que este governador é mais um malandro oficial. Quanto a notícia redigida, deve ter custado muita adrenalina, suor e rubor ao autor,pois foi um fervoroso e parcial defensor de sua candidatura.Eu já sabia!!!!

  • COSTA

    VALHA-ME CRISTO! TÁ TUDO DOMINADO JÁ CHEGOU ATÉ O CHEFE MAIOR, TÁ TUDO PERDIDO.

  • Fernanda

    Esse governador ta demorando muito no cargo…

  • Mac

    Prezado Ricardo, finalmente alguém publicou algumas verdades sobre esse Governo de faz de contas, o que vemos é propaganda enganosa sobre prestação de contas de não sei o que, sec. de segurança recebendo homenagens não se sabe por que, parece até que os n.ºs da criminalidade diminuiram.

  • Mac

    ah! Ricardo, diga ao luis sodré que procure criar um blog para defender o indefensável. Ai ele pode escrever até 10 mil caracteres. Difícil vai ser convencer alguém, pois, “honestamente” nunca se fez tanta propaganda. Nem no gov. passado.

  • Pedro Costa

    Que vergonha!!!!!!!

  • Carla

    Honestamente, nunca vi tanta sujeira em um estado tão pequeno! Governador, acho que o senhor deve sair enquanto tem pelo menos um pouco de respeito por você mesmo.

  • Zenisson

    Vamos lá: Ricardo,confesso que me deixaria muito feliz ver a mesma verborragia altiva e independente, que vc denuncia os tarturanas e gabirus para os NAVALHISTAS Não quero crer que exista pressão do Senador João Tenório(dono da TV Pajuçara e deste site) …

  • marcos alexandre santos

    Se Téo é ou não culpado,saberemos.Esse Luís Sodré é mesmo um tremendo puxa-saco do nosso governador. Tá pretendendo o quê? Um empreguinho ou um afago do Téo?

  • Gregório

    Se o Téo não sabe, deve pelo menos fazer uma idéia,ah se faz..E também está explicado o silêncio e a vacilação diante do caso dos Tatu-Granas(uma nova variedade de tatu-que só come bola). e tem a piada da Imunidade. Rá.

  • luis paulo sodré

    Caro Ricardo,assim é o povo,quando o Vilanova,escreveu O jeito Téo de ser,disseram que estava vendido,agora já falam que você está com mêdo do dono do site, pode? repito:Que ninguém pode precisar o instante da mudança é um fato,mas que depois não as reconheça é lamentável e desastroso.

  • Antonio Alves

    Eu, marcos alexandre, acho que voce esta certo e a verdade ira aparecer. Mas fico um pouco triste quabdi o mpf propoe uma acao como essas. Tive acesso a denuncia e posso garantir que a parte em que cita o governador de al e fraquissima, acho que provavelmente nem o STJ ira aceitar a denuncia.

  • marina

    EITA SERA QUE ESSE GOVERNO VAI SOBRAR PARA O DR WANDERLEY? HOMEM DE BEM ALI………….

  • Moura

    Srs leitores: se o cara tá trabalhando ou não, é secundário. O importante é roubou ou não roubou. Não adianta este troço de “rouba mas faz”. Dá com uma mão e tirar com outra não é honestidade. Mas deixem o MP trabalhar. Se não é culpado pelo menos se assusta.

  • Jacyra Vasconcellos

    Confio no governador Teotonio e tenho certeza de que a inclusão do nome dele nesse saco de corruptos é manobra dos taturanas e de quem quer para Alagoas, o tanto pior, melhor.