O assassinato de Silvio Vianna e todos os demais crimes correlatos estão prestes a passar para a responsabilidade da Justiça Federal. Hoje, em Brasília, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana aprovou o relatório apresentado pelo advogado Fernando Santana- integrante do Conselho- pedindo a federalização da apuração do assassinato  e do julgamento dos envolvidos na morte do tributarista, caso que é emblemático na história recente do crime organizado em Alagoas.

  Silvio Vianna foi morto em 28 de outubro de 1996, um crime que gerou pelo menos três processos judiciais – uma anomalia – sem que nunca tivessem sido apontados, formalmente,  os nomes dos mandantes. Testemunhas importantes do caso, como Ebson Vasconcelo, o Êto, Fernando Fidélis, condenado pelo Tribunal do Júri, e o militar conhecido como Fininho, foram assassinadas numa impressionante sequência macabra, considerada uma evidente queima de arquivo.

                                PEDIDO DO JUIZ MARCELO TADEU

  O caso Silvio Vianna chegou ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana(um colegiado com representação de orgãos oficiais e de entidades da sociedade civil) em outubro do ano passado, através do juiz Marcelo Tadeu Lemos. Convidado a depor, em Brasília, o titular da Vara de Execuções Penais fez um relato detalhado sobre a atuação do Crime Organizado em Alagoas, pedindo, na ocasião, a federalização das investigações e do julgamento dos acusados pela morte de de Silvio Vianna, estendendo o pedido para todos os demais crimes correlatos.  

   A decisão de hoje do Conselho é um passo fundamental para o atendimento do pleito. Já contando com o apoio da Procuradoria da República, integrante do colegiado, o relatório vai agora embasar a solicitação oficial do Ministério Público pela federalização. Um trecho do documento resume as razões da transferência de responsabilidade da apuração e julgamento desses crimes:"As denúncias sérias de corporativismo, de corrupção e de comprometimento interno de servidores e agentes políticos com os reais autores morais e materiais".

 

Porcuradora quer Estado na briga da Taturana
Juizes marcam para hoje depoimento de Cícero Ferro no caso Fernando Aldo
  • Bernardino Souto Maior Neto

    Acho 2008 será o grande ano p/Alagoas.Seria bom demais a elucidação do crime do Silvio Vianna,funcionário que deu a sua propria vida em defesa de Alagoas.Estamos esperando Rubim com o povo espera o Padre Cícero. Avante Alagoas, Peninha não deixe a peteca cair.

  • Denis Mota

    Demorô. Ainda estão esperando o que, pelamordedeus? A queima do resto dos arquivos e o suicídio dos mandantes?

  • tan

    Enfim uma luz no fim do túnel. Acredito que com a federalização não só desse crime que foi um absurdo, como de outros, os cidadãos de bens de Alagoas ficarão conhecendo o restante da lama pôdre ainda escondida e que precisa ser varrida.

  • JUSTIÇA!

    Já pensou, o único acusado do crime contra o Silvio é JOÃO LYRA,o seu candidato a vice era quem? CELSO LUIZ, preso pela taturana. E ainda tem muito laranja por aí arrotando o fim da violência no Estado contra o Governador Téo que em nenhum momento foi acusado de crime. Cadeia nesses laranjas.

  • Carlos Arthur Portobello

    Aqui poderosos conhecem-se. Bandidos transitam em todos os poderes. Nenhum deputado será punido pela justiça alagoana que é um faz de conta que faz alguma coisa. É o triste retrato de Alagoas, terra em formato de revólver.

  • alagoano

    Alagoas está no fundo do Poço, o crime em alagoas é institucional, em todos os poderes.

  • TERRA SEM LEI

    Finalmente mais de dez anos passaram para federalizar a elucidação do auditor Silvio Viana. Se fosse um zé ninguém todo mundo ja esperava, mas ele não era e ainda assim abafaram o caso. JUSTIÇA TARDIA É INJUSTIÇA

  • José Justiça

    Em boa hora, pois aqui em Alagoas inocentes foram acusados pela policia e alguns membros do ministério público comprometidos com o crime organizado. Pra esconder o verdadeiro mandante do crime e os verdadeiros executores

  • matuto doido

    ACREDITO NA NOVA DIREÇÃO DA SDS.MAS NÃO CONFIO NOS POLÍTICOS E NA JUSTIÇA,TEM QUE RENOVAR. NOSSO ESTADO TEM 2 JUSTIÇA A QUE PRENDE E A QUE SOLTA MESMO SABENDO QUE ESTA ERRADO. Dr. ANTONIO SAPUCAIA DISSE TUDO EM SEU DESCURSO DE POSSE,LEMBRAM.

  • ibysmaceioh

    Olá, meu grande amigo,jornalista e compositor,Ricardo Mota. Estou vivenciando um momento muito importante prá Alagoas,sua presença na informação é imensuravel.Espero que esses parasitas que sempre judiaram de nosso pacato povo tenha seu lugar merecido. Muita paz.Abração.Ibys Maceioh.

  • PACATO CIDADÃO

    O MM Dr. Marcelo Tadeu solicitou a federalização, por que sabe que a justiça de Alagoas não reúne condições de desempenha seu papel na forma da lei. Exceto alguns Magistrados, mais na maioria, comprometidos ou omissos com os crimes do Estado.

  • PACATO CIDADÃO

    O MM Dr. Marcelo Tadeu solicitou a federalização, por que sabe que a justiça de Alagoas não reúne condições de desempenhar seu papel na forma da lei. Exceto alguns Magistrados, mais na maioria, comprometidos ou omissos com os processos de crime no Estado. A atual fase que o diga.

  • xavante

    Acredito que tudo é uma questão de conveniência… Quando querem apurar as coisas com seriedade, se apura sim. Rapidinho descobrem. Falando em apurar as coisas, pq o ministério publico não pega pesado e chama a federal e apur o caso das armas que nunca chegaram em Alagoas??

  • francisco

    Si isso acontecer realmente, estamos no caminho certo e que os coronéis sejam punidos.

  • alexandre rangel

    É uma pena que enhamos de esperar por doze anos, e ainda, não tenhamos avançado nem um centímetro nesse caso de assassinato e queima de arquivo. Muitos poderosos estão envolvidos com esses crimes, e é lógico que o interesse de solucioná-lo seja tão pouco.