A frase não expressa uma vontade minha, mas resume os acontecimentos do final do ano passado.Em novembro, uma reunião no Palácio República dos Palmares definiu que o general Sá Rocha não fecharia 2007 no posto.Ele tinha virado uma unanimidade dentro e fora do governo, até por conta das suas desastrosas declarações. O acerto, feito em Brasília, com a direção da PF e dirigentes do Ministério da Justiça, definiu que um delegado federal assumiria o posto na virada do ano. Aí veio a Taturana, que muitos deputados atribuem, até hoje( uma bobagem!) ao governador Teotônio Vilela. A nomeação, então, de um delegado da PF- e o nome era mesmo de Paulo Rubim- pareceria uma provocação "política"  aos deputados da base governista(?) naquele momento. Ganhou sobrevida, Sá Rocha.

 Nos dias em que o titular Vilela estava na terra do Bush, o vice José Vanderley Neto teve a oportunidade de estreitar a conversa e as ligações com a direção da PF. Ouviu, de um discreto delegado José Pinto Luna, o personagem mais admirado da vida pública em Alagoas, hoje,  que o governo precisa fazer a sua parte.O que inclui(claro que ele não explicitou a sugestão) a mudança no comando da segurança pública. Ela começa com a saída do general. Vem por aí, agora: a designação de um novo comando na PM e, possivelmente, também, na polícia civil. Há, entretanto, um óbice político-administrativo importante, que precisa se considerar: a Assembléia está com as cartas do orçamento do estado- de 2008- na mão, com os vetos que podem ser derrubados, além de outras matérias que devem ser encaminhadas, pelo governador, para a apreciação da Casa de Tavares Bastos.

 De novo, a decisão está com o governador Teotônio Vilela Filho, que pode prolongar a interinidade do coronel Ronaldo dos Santos, ao estilo. Ele sabe que nomear um delegado da PF- Paulo Rubim, com vasta experiência no combate ao crime organizado no Espítido Santo-vai ser entendido, por boa parte dos deputados estaduais, como um rompimento político. Será falar de corda em casa de enforcado.

Rubim chega no final do mês
Sá Rocha não é mais secretártio
  • eder

    que o governador tenha peito e nomeie um delegado da pf pra ser secretario de defesa social,abaixo os que nao fazem nada e so mamam.

  • carlos henrique

    Chega de Baiano! eu quero é outro Cearense!!!!!!!!

  • luis dantas

    parabens pela volta so pra te ajudar os presos do baldomero sao da carranca e o jr leao e o luis pedro nao podem ter pago emprestimos com a gap porque quem instituiu + esse desvio foi o famoso amo alagoas agora em 2007 e esses dois o povo ja tinha dado o castigo.nao sao + deputados

  • FERREIRA

    Parabens, Ricardo, pelo Comentário. Tem que passar todo o comando da Pol. Civil para a PF, o mais urgente possível, independente de orçamento de 2008, etc e tal. Mas, paralelamente, outra coisa não menos importante tem que ser feita: investir na motivação dos policiais. Ponto.

  • Ana

    Imagimem um bom padreiro que vai construir um excelente casa, mas o patrão não vai dar ferramentas, materiais de construção e serventes. Bem assim é a segurança pública no nosso estado. Não vai adiantar nada mudar secretário.

  • Edson Luis

    Na casa do Senhor não existe Sá Rocha, Xô Sá Rocha,Xô Sá Rocha…volta pra onde tu nunca devia ter saido!!!

  • guga

    Ilustre Poeta das Alagoas, o General já foi tarde , e espero que tenha levado em sua bagagem ,a maioria de seus colegas, em especial o da saúde. alagoasreal.blogspot.com ( A verdadeira face oculta da saúde em Alagoas )

  • agatangelo oliveira

    Ricardo.Só vc para nos dar as informações sonegadas pela mídia.Estava ansioso para vê-lo de novo.Contei os dias e cada vez mais me deleito com seu “furos”. Q venha agora um secretário da federal para essa pasta da segurança. Seja bem vindo!

  • Arlely

    Que as novas mudança tragam novos rumos para o nosso Estado, objetivando mehoras na área da segurança pública.

  • JEFF SILVA

    ENTRE A CORAJEM QUE LHE FALTA, E A ÉTICA QUE NÃO EXISTE. HÁ UM “BALCÃO DE NEGÓCIOS”CHMADO ORÇAMENTO.EMBORA TÉO-SIGNIFIQUE DEUS NO GREGO.AQUI DEUS É TRADUZIDO COMO:”ADRIANO”SOARES.ALAGOAS PRECISA SER PASSADA A LIMPO.QUE VENHA A PF.

  • O povo se organizando pode desorganizar”Chico Science”

    Todos os deputados que sumiram com o dinheiro do povo de Alagoas são alagoanos, portanto não se deve ter em conta o bairrismo. Que o Delegado tem que ser de fora e ótimo que seja da PF, isso tem quer ser, se quiserem desorganizar essa quadrilha.

  • Joaquim Guedes

    A lei fala de delegado de carreira, outros PFs foram desastres nessa pasta e não adianta mudar o técnico e manter o mesmo time, foi por isso que o general caiu, confiou numa equipe que já estava “jogando” com os mesmos vícios e os maus-políticos e uns membros do MP enganaram o general!:O

  • Sai Rocha!! Graças a Deus!

    graças a Deus o senhor atendeu nossas precis , o baiano folgado tava muito enjoado de ficar no enseada e melia, ontem foi o fim o theo colocou ele no hits e ele nao gostou , com isso pediu demissao. va embora e nao volte numca mais general de praia!!1

  • esperança

    te cuida “Amo Alagoas”…… a Federal vem ai….

  • francisco

    General volte para o buraco que o senhor saiu, e nos deixe em paz, seu imcompetente!

  • Elizabete Patriota

    Não se faz omelete sem quebrar os ovos. Se o governador tiver coragem de chutar o pau da barraca mesmo que para isso tenha que romper com a base aliada, o povo irá às ruas apoiá-lo. Quem sabe não teremos uma nova espécie de revolução?

  • Incrédulo da Silva

    A pouco eu falei em um grande dueto, me perdoem pois na verdade queria falar de um trio Dr. Rubim Dr.Luna e Ricardo Mota dizendo e informando de forma séria e contundente! Parabéns Ricardo sua volta foi esperada com ansiedade.

  • matuto doido

    RICARDO, ATÉ QUE FIM VOLTOU. A INFANTILIDADE DO GENERAL FOI ACEITAR A EQUIPE FORMADA POR COMANDADOS INDISCIPLINADOS E FRACOS NA BASE. O NOVO SECRETÁRIO TEM QUE FORMAR SUA EQUIPE E CORTAR TODOS OS VICIOS. SABE QUEM SOU EU ? CORREGEDORIA FORTE, POLICIA CONFIAVEL.

  • MARCIA LISBOA

    O governador tem que aprender que precisa do povo alagoano VIVO,e não dessEs maus políticos.ABRA BEM OS OLHOS PARA NÃO CAIR. O POVO ESTA CANSADO O POVO ESTA MORRENDO OS JOVENS ESTÃO MORRENDO ACOOOORDA GOVERNADOR ACOOOORDAAA…