Mais uma novidade do WhatsApp foi revelada pelo WABetaInfo. O aplicativo de conversa está aprimorando o sistema de informações das mensagens, que mostrará quanta vezes uma mensagem sua foi encaminhada. O objetivo é reforçar a luta contra o spam (mensagens em massa) e as fake news.

(Foto: Montagem/Planeta Tera)

O novo recurso foi flagrado na versão beta 2.19.80 para Android, mas ainda não está disponível para todos os usuários do Programa de Testes.

Ouça o podcast sobre o tema:

Quando ativado, a opção “Informações de Encaminhamento” permitirá que você saiba quantas vezes uma determinada mensagem sua foi encaminhada. O registro ficará junto com os outros dados de cada mensagem, como a quem do grupo ela foi entregue e se ela já foi lida. Para acessar essas informações, é só marcar uma mensagem, apertar nos três pontinhos no canto superior direito e selecionar [Dados].

Sistema de informações das mensagens ficará mais completo (Foto: Reprodução/WABetaInfo)

Só é possível saber esses dados das mensagens que você envia, mas se você quiser saber quantas vezes uma mensagem que você recebeu foi encaminhada, é só encaminhá-la e depois acessar os dados dela.

Outra novidade do sistema de informações de encaminhamento é que quando uma mensagem for encaminhada mais de quatro vezes, o próprio WhatsApp vai informar que ela é encaminhada frequentemente, com um ícone diferente dentro do balão da mensagem. Confira:

Mensagens frequentemente encaminhadas serão identificadas (Foto: Reprodução/WABetaInfo)

Ainda não serão essas mudanças que resolverão o gigantesco problema de notícias e mensagens falsas que circulam na internet, mas é melhor pequenos passos como esse do que ficar parado sem fazer nada. Esperamos (sentados) que outras atitudes da empresa de Mark Zuckerberg mostrem que há interesse em mudar esse quadro.

Atualmente não há comentários.