Apresentação da Voltz Motors em Maceió (Foto: Bruno Felix/Planeta Tera)

Veículos elétricos sempre soaram como uma realidade distante pra mim, mesmo depois que alguns modelos começaram a ser comercializados no Brasil. Com preços na faixa dos R$ 135 mil, são itens que não cabem no meu bolso e eu já estava até tranquilo com a ideia de continuar morrendo na faca cega da gasolina. Isso começou a mudar quando conheci a Voltz Motors, há cerca de seis meses.

A EV1 é cheia de estilo (Foto: Thomaz Japiassú/Refresh)

Não lembro como cheguei ao site da startup, mas quando bati o olho na EV1, a moto elétrica com DNA brasileiro e tecnologia europeia, senti pela primeira vez na vida a vontade de aprender a pilotar – nunca aprendi a andar de bicicleta (inserir gif da mulher de GoT gritando “shame” aqui), imagina uma moto. E ao ser convidado a conhecer a máquina de perto em sua apresentação oficial em Alagoas, no estacionamento do Maceió Shopping, a vontade só aumentou.

A EV1 é o exemplo prático de tudo o que um tech lover sonha. Bonita, moderna, ecofriendly e econômica. Aliás, econômica não, ECONÔMICA! De acordo com as especificações da Voltz, a bateria portátil de lítio de 60V tem capacidade de 28ah (ampères-hora), é recarregada em qualquer tomada simples, 110V ou 220V, em 4 horas (tanto acoplada à moto como fora dela) e roda até 60 km com uma carga completa, por menos de UM REAL, considerando a média de custo do kWh no país!

Bateria da EV1 garante 60 km rodados com uma carga de 4 horas (Foto: Thomaz Japiassú/Refresh)

Com um visual que remete às scooters (ou se você é nostálgico como eu, às motonetas) disponível em sete cores, ela é voltada exclusivamente para a mobilidade urbana, e perfeita para quem quer uma opção “verde” para ir e vir do trabalho, da academia ou da faculdade. O motor Bosch tem potência de 1800 watts e velocidade máxima de 60 km/h e é tão silencioso que chega a ser absurdo. E por ser um veículo elétrico, não emite a famigerada fumaça da queima de combustíveis. Adeus, poluição!

Manoel Fonseca, CCO da Voltz Motors, participou do lançamento em Maceió (Foto: Thomaz Japiassú/Refresh)

Um alerta que ouvi de Manoel Fonseca, Chief Creative Officer da Voltz na apresentação da EV1: ela não é para quem trabalha com entregas ou mototáxi. Apesar disso, ela comporta duas pessoas como qualquer moto normal (a capacidade total de carga é 180 kg), mas conversei com um casal que fazia o test ride no evento de apresentação, e a jovem que rodou na garupa me confessou que o espaço é um pouco reduzido, porém nada que a deixasse desconfortável. Um motociclista, inclusive, disse que a sensação de pilotar a moto elétrica é “quase como estar sentado no sofá”, pelo conforto do banco.

Potente: a EV1 consegue transportar duas pessoas tranquilamente (Foto: Thomaz Japiassú/Refresh)

Voltando a falar “tecnologês”, a EV1 possui ainda duas portas USB, para dar aquela carga extra no smartphone, e sistema de alto-falantes Bluetooth de fábrica. As luzes (faróis, lanternas e piscas) são todas de LED, e diante disso tudo, vale o alerta: como tudo isso vai puxar energia da bateria da moto, quanto maior o uso, menos tempo ela vai rodar. Mas se você ficou preocupado com a possibilidade de ficar sem carga no meio da rua, não tema, pois a Voltz tem um sistema de “guincho” através do app oficial da empresa, que leva uma bateria extra para deixar o condutor no ponto de recarga mais próximo (em horário comercial). Prático, né?

E por falar em app, este é outro ponto high-tech da EV1: o aplicativo Minha Voltz (iOS | Android). Através dele, você acessa o manual da moto, com todas as funções, os pontos oficiais de recarga (inclusive há benefícios para lojas que disponibilizem tomadas para os condutores, que podem ter direito a descontos) e o principal, que é o serviço de assistência, manutenção e revisões programadas, além de contato direto com a empresa.

Maceioenses podem conhecer a EV1 no showroom, que fica exposto até o final de fevereiro (Foto: Thomaz Japiassú/Refresh)

Agora você deve estar se perguntando quanto custa esse pacotinho econômico de mobilidade sustentável. A resposta é: a partir de R$ 9 mil, bem longe daquelas centenas de milhar do início do texto. E mais, ainda há outros atrativos, dependendo do local de aquisição. Isto porque alguns estados oferecem incentivos para os produtores e condutores de veículos elétricos, como a isenção de IPVA. Emplacamento, por outro lado, é obrigatório, exceto no caso onde houver legislação específica sobre motos de baixa cilindrada e afins. E se ficou alguma dúvida, a EV1 cumpre todas as regras dos órgãos nacionais de trânsito.

 

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Curtiu a ideia e se interessou pela compra de uma EV1? Nem pense em procurar uma concessionária, pois a Voltz Motors também pensou fora da caixa nesse quesito, e tem trabalhado com showrooms “móveis”. Em Maceió, por exemplo, as motos estão expostas e disponíveis para uma voltinha no estacionamento do Maceió Shopping até o fim de fevereiro. A compra é feita online, através do site oficial da empresa, e os volterz (ou você acha que não teria um nome descolado para os usuários?) recebem sua EV1 em casa – e a entrega é feita em todo o Brasil!

Obs: o texto acima representa a opinião honesta do autor, sem nenhum tipo de retorno financeiro por sua publicação.