Mais uma vez o Estado de Minas Gerais se viu atingido por uma tragédia de grandes proporções, quando uma barragem da mineradora Vale se rompeu, atingindo a região de Brumadinho, na Grande Belo Horizonte. Cerca de 13 milhões de m³ de rejeitos da produção de minério de ferro no Rio Paraopeba, que passa pela região.

Mais uma tragédia atinge Minas Gerais (Foto: Reprodução/BBC)

Para além de hashtags e mensagens pelas redes sociais, é possível ajudar as vítimas do ocorrido, até mesmo pelo seu celular, com doações ou compras em estabelecimentos que estão repassando valores para a causa. Até o momento, foi divulgado oficialmente a morte de dezenas de pessoas, e centenas de desaparecidos além de danos materiais.

Confira algumas das iniciativas criadas:

– Doações via Banco do Brasil:

O Banco do Brasil abriu uma conta (verdadeira, não é golpe) para receber doações em nome da prefeitura, utilizando os recursos para necessidades urgentes da população. Segundo o banco, a gestão dos recursos será compartilhada, com participação da prefeitura, do Ministério Público e da Justiça locais.

Agência: 1669-1
Conta: 200-3 (SOS Brumadinho)
CNPJ: 18.363.929/0001-40

– Doações via Catarse:

Para doar valores em dinheiro para a campanha Ajude Brumadinho, criada em parceria por várias ONGs, você pode utilizar o serviço de financiamento coletivo Catarse. É possível doar qualquer quantia, a partir de R$ 10, através de cartões de crédito ou boleto bancário. Para acessar a página da campanha, clique aqui;

Campanha arrecada doações através do Catarse (Foto: Divulgação)

– Leroy Merlin:

Todas as unidades da rede Leroy Merlin estão recebendo doações de água mineral, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e roupas, que serão encaminhados para as vítimas. Clique aqui e confira o endereço em Maceió;

– Shoppings de Maceió:

O Parque Shopping e o Shopping Pátio também estão recolhendo donativos para ajudar os necessitados. Confira as informações:

– Doações também para os animais vítimas da tragédia:

A Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Alagoas (Anclivepa/AL) disponibilizou pontos de arrecadação em Maceió e Arapiraca, com o diferencial de receber ajuda também para os animais que foram atingidos pelo rompimento da barragem. Confira os pontos:


Qualquer ajuda será muito bem vinda. Participe das campanhas! Siga o Planeta Tera no Instagram, no Twitter e no Facebook e compartilhe a postagem em suas redes sociais.