Aprenda a solicitar a segunda via de certidões (Foto: Reprodução)

Solicitar segunda via de qualquer documento é sempre um problema, porque mesmo que o procedimento seja rápido e fácil, você geralmente tem que se deslocar, perdendo tempo e gastando dinheiro com transporte. E quando o processo não é concluído no mesmo dia, a chateação é dobrada, por termos que voltar outro dia só pra pegar o documento

Por estes motivos, a possibilidade de adiantar uma parte da burocracia pela internet facilita bastante nossa vida. Sendo assim, que tal aprender a solicitar segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito sem sair de casa?

O sistema pode ser acessado no site Registro Civil, que é mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). Logo na página inicial, você escolhe de qual documento será a segunda via. O procedimento é bem parecido entre os três, então vou mostrar os passos para a certidão de nascimento.

É preciso informar os dados do cartório onde o original foi registrado (Foto: Reprodução)

Escolha o documento entre os três botões verdes, e na próxima página, selecione Estado, Cidade e o Cartório onde o documento foi registrado. Caso não lembre, é só jogar o nome do cartório no Google, que geralmente aparece uma foto da fachada do lugar. Em seguida, preencha os campos do formulário. Apenas o nome completo é obrigatório, mas insira todos, caso tenha os dados, inclusive os campos Livro, Folha e Termo, geralmente disponíveis no original do documento. Ao final de cada página, aperte o botão [Próximo].

Na seção “Tipo de entrega”, escolha se você vai querer uma via impressa (para receber em casa, pagando frete, ou para retirar no próprio cartório) ou digital (para receber por e-mail,e que pode ser acessado através do site). Caso você escolha a versão impressa, também é possível solicitar o apostilamento, uma autenticação do documento reconhecida em vários países, mas que também aumenta o custo do processo.

É possível solicitar cópia impressa ou digital (Foto: Reprodução)

Na próxima etapa, revise os dados informados, e caso esteja tudo OK, marque o campo Declaro que li e aceito os termos de uso. Nessa página você pode ver ainda o custo da segunda via (R$ 45,17 para qualquer uma das três certidões, tanto impresso como digital) e a taxa administrativa (R$ 10,50). No total, meu custo seria de R$ 55,67 sem frete, mas os valores variam entre Estados.

Se você quiser, pode até solicitar mais de uma certidão. Na página do carrinho, verá todas as solicitações, e o valor de cada uma, com o valor total logo abaixo. A próxima etapa é fazer o cadastro no site (ou login, se você já tiver cadastro). Clique em Não tem uma conta? Crie uma agora e preencha tudo com seus dados pessoais e endereço.

Crie seu login para poder solicitar os documentos (Foto: Reprodução)

Ao final do registro, escolha entre receber em casa ou retirar no cartório. As opções de envio são Sedex ou carta registrada (um e dez dias úteis, respectivamente, na minha simulação). Além do prazo, o site informa que o cartório tem cinco dias úteis para preparar a certidão, e só depois o prazo de entrega começa a ser contado.

Agora é só escolher a forma de pagamento (boleto, cartão de crédito ou carteira virtual, um sistema de pagamento do próprio serviço) e concluir o procedimento. Ainda não é o serviço prático dos nossos sonhos, mas poder fazer essa solicitação em casa, sem gastar dinheiro com combustível ou passagens já é um bom começo!

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