O fim do ano traz à mente de muita gente um tema recorrente, e não é a Simone cantando “Então é Natal”. As retrospectivas, listando tudo o que fizemos durante o ano toma conta das redes sociais, e se aproveitando disso, criminosos desenvolveram um novo golpe no WhatsApp que promete relembrar vídeos, fotos e conversas que você teve em 2018, mas na verdade pode até roubar seus dados.

Golpe já fez milhares de vítimas (Foto: Reprodução/Veja)

Segundo o dfndr lab, da PSafe (via Olhar Digital), a mensagem contém um link que encaminha o usuário para páginas de propaganda ou outras que solicitam informações suas. Em apenas 16 horas, foram mais de 339 mil detecções do golpe.

“Os cibercriminosos costumam utilizar datas relevantes como gancho para criar formas de enganar os usuários. Foi assim com Copa do Mundo, eleições, black friday, e agora com o fim do ano”, afirmou Emilio Simoni, diretor do laboratório de cibersegurança da PSafe, ao portal.

Sempre desconfie de mensagens suspeitas (Foto: Reprodução/Canaltech)

O alerta que fica é o mesmo de sempre: tome muito cuidado com o que você recebe na internet. Se a “promessa” for boa demais, desconfie. Não informe seus dados para qualquer app ou serviço que aparecer, sempre faça uma busca online antes de qualquer ação. É rápido, e pode lhe poupar muita dor de cabeça.


Você já caiu em algum golpe pelo WhatsApp? Conta a experiência nos comentários!