Estamos a menos de duas semanas das eleições, e enquanto o dia 7 de outubro não chega, que tal você se preparar (e também seu celular) para exercer sua cidadania? Então confere essas dicas para ficar tudo pronto para o dia da votação.


Consulte a situação do seu título

Você sabe se está tudo ok com seu título? Se sua resposta é não, saiba que dá para fazer uma consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) bem rapidinho. Mas tem um porém: se tiver alguma pendência, você só vai poder resolver DEPOIS das eleições.

Confira se seu título está regularizado com antecedência (Foto: Espaço do Povo)

Primeiro, acesse o site da Consulta Eleitoral. Em seguida, informe seu nome completo ou o número do seu título de eleitor, sua data de nascimento e clique na caixa do reCAPTCHA, para confirmar que você não é um robô. Por fim, clique em [Consultar]. O site irá informar se sua situação está regularizada ou não – ou seja, se você está apto a votar no dia 7. Caso dê algum problema, o jeito será aguardar o próximo período de regularização.


Confira onde é seu local de votação

Da mesma forma que você pode checar como está seu título, o TSE também disponibiliza uma ferramenta para consultar seu local de votação. E o passo a passo é bem parecido, basta acessar o site de Locais de Votação, informar nome completo ou o número do título, data de nascimento e clicar na caixa do reCAPTCHA. Logo você verá tudo sobre seu domicílio eleitoral: número da zona, seção, local e endereço completo. Simples, né?

Não deixe pra consultar o local de votação em cima da hora (Foto: Reprodução/Curta Mais)


Instale o aplicativo do e-Título, o título de eleitor digital

Pra quê andar com mais um documento na carteira, correndo o risco de perda ou extravio, se você pode ter a versão digital no seu smartphone? Nas eleições, isso também é válido, então não perca tempo e instale o e-Título. Disponível para Android e iOS, o app só precisa de alguns dados (nome completo, data de nascimento, número do título e nome dos pais) para funcionar, e pode ser levado normalmente no dia das eleições. Detalhe: para usar, você precisa estar com seu título regularizado, tá?

Confira o vídeo explicativo, divulgado pela Justiça Eleitoral:


Tem alguma denúncia a fazer? O Pardal pode te ajudar!

Você sabia que existe um aplicativo da Justiça Eleitoral só para fazer denúncias de irregularidades durante as eleições? O Pardal permite o envio de informações sobre crimes eleitorais como propaganda irregular, compra de votos e etc. Através dele, você pode (e deve) mandar até fotos das irregularidades, tudo isso com a opção de manter seus dados em sigilo.

Download Pardal: Android | iOS


Acompanhe a apuração em tempo real

Muita gente já conhece o aplicativo oficial da Justiça Eleitoral para acompanhar a apuração dos votos, mas este ano, o app terá um diferencial: a promessa de apuração em tempo real. É algo que só dará pra conferir no dia, mas não custa dar um voto de confiança. Pegou a referência? Hein? Hein?

Acompanhe o desempenho dos seus candidatos voto a voto (Foto: Reprodução/Play Store)

Brincadeiras à parte, será possível conferir a votação para presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais (ou distrital, no caso do Distrito Federal). Será exibido também o percentual de urnas apuradas em cada seção e você ainda pdoerá compartilhar os resultados em redes sociais – mas nada de entupir o grupo da família no whatsApp, beleza?

Download Resultados: Android | iOS.


E aí, curtiu as dicas? Espero que sim. E se você conhecer mais alguma, é só falar nos comentários!

Atualmente não há comentários.