EDIT (23/11): Finalmente, os usuários de iPhone podem comemorar! Agora já dá pra criar e mandar figurinhas usando o iOS e o app WSTicK, depois de um período de “exclusividade” para quem tem Android! Confere no texto abaixo, atualizado!  

A essa altura, você já deve ter recebido dezenas de figurinhas pelo WhatsApp. O novo recurso, liberado no final de outubro, se tornou a nova moda no aplicativo de mensagens, com os “adesivos” sendo compartilhados freneticamente nos grupos. Mas você sabe como criar os seus? O processo é relativamente fácil, e agora está 100% disponível para Android e iOS.

Cansou de usar as figurinhas do WhatsApp? Que tal criar as suas? (Foto: Reprodução/UOL)

Primeiro você tem que deixar a imagem pronta para o “estilo” de figurinha. O que isso quer dizer: recortar e deixar o fundo transparente, já no formato usado pelo aplicativo, que é o PNG. Para isso, um bom app é o Apagador de fundos, disponível para Android, ou o Foto Background Eraser, para iOS.

Abra o aplicativo de edição escolhido e selecione a foto que você quer transformar em figurinha. Como referência, vou usar o aplicativo de Android, mas o procedimento é muito parecido. Primeiro, faça o crop (reduza a área o máximo possível) para já eliminar partes que você não vai utilizar, focando no que vai virar o adesivo.

Selecione [Load a photo] e abra a imagem que quer transformar em figurinha (Foto: Planeta Tera)

Em seguida, utilize a “borracha” para apagar o que restou, contornando bem o objeto desejado (dá pra aumentar ou diminuir a borracha, para facilitar o contorno, deslizando a barra em Manual Size, logo abaixo da foto). Quando terminar, aperte em [Done], depois em [Save] e por último, [Finish]. A foto já estará salva em seu celular, numa pasta chamada Eraser.

Reduza a imagem e use a borracha para apagar o fundo, deixando só o objeto que vai virar a figurinha (Foto: Planeta Tera)

Quando já estiver com suas figurinhas prontas para enviar pro WhatsApp, basta usar o app Personal stickers for WhatsApp caso esteja usando Android ou o WSTicK se estivar num iPhone.


USANDO ANDROID

Você só pode mandar “pacotes” com pelo menos três figurinhas. Se não quiser criar outras, procure qualquer uma na web (Foto: Planeta Tera)

Na tela inicial do Personal Stickers, você já vai poder ver todas as imagens que podem ser mandadas pro WhatsApp. Se você seguiu o “tutorial” até agora, elas vão estar numa pasta chamada Eraser. Atenção: só dá pra mandar as figurinhas se tiver pelo menos três imagens na pasta, então se você só quiser criar uma, pode procurar outras aleatórias no próprio aplicativo, é só apertar nos três pontinhos no canto superior direito, escolher [Search for stickers] e procurar na web.

Quando estiver tudo ok, é só clicar em [Add] e depois em [Adicionar], para mandar pro WhatsApp (Foto: Planeta Tera)

Depois que já tiver pelo menos três imagens no formato PNG em uma pasta no seu celular, é só apertar em [Add], logo ao lado, e em [Add to WhatsApp], lá embaixo.


USANDO iOS (iPhone)

Crie um pacote com pelo menos três figurinhas (Foto: Reprodução/Helito Beggiora/TechTudo)

Ao abrir o WSTicK, aperte no [+] no canto superior direito, e insira os dados que você quer no pacote de figurinhas (identificador, nome do pacote e autor). Depois aperte em [Select photo] para escolher as figurinhas que você criou (no mínimo 3 e no máximo 15). Selecione todas e em seguida aperte em [Select], no canto superior direito, depois em [Save].

Selecione as figurinhas que quer mandar e salve o pacote no WSTicK (Foto: Reprodução/Helito Beggiora/TechTudo)

De volta na primeira página do WSTicK, você verá o pacote que acabou de criar (se tudo deu certo), então aperte no [+] ao lado dele. O aplicativo abrirá o WhatsApp automaticamente, e então é só apertar em [Salvar] para enviar suas figurinhas. Fim de papo!

No final, é só escolher o pacote que você criou e mandar pro WhatsApp (Foto: Reprodução/Helito Beggiora/TechTudo)

Pronto, agora é só abrir uma conversa ou grupo, ir na aba das figurinhas (na parte de emojis, ao lado dos GIFs) e escolher a que você acabou de criar! Eu disse que era fácil, né? Tá, não é tããão fácil assim, mas também não é nada do outro mundo.

As figurinhas que você criou estarão no mesmo local que as outras, perto dos GIFs e dos emojis (Foto: Planeta Tera)


E aí, já criou suas figurinhas? Então conta nos comentários o que você escolheu para fazer os adesivos!

  • Marlen

    Qual o app para iOS?

    • Bruno Felix

      Oi, Marlen. Por enquanto ainda não tem um app pra iOS que envie as figurinhas pro WhatsApp, mas você pode criar as suas e pedir pra um conhecido enviar por um smartphone Android. É chato, mas é o jeito, por enquanto.

  • Abrahao

    Fiz add e não aparece no whatsapp

    • Bruno Felix

      OI, Abrahao. Você pode explicar direitinho, pra ver se consigo te ajudar? Você fez até o final, mandou pelo aplicativo e não tá aparecendo lá, é isso? Voce consegue ver as figurinhas que já vem no WhatsApp?

  • Lorranny

    Maravilhoso. Já criei varias figurinhas 💗

    • Bruno Felix

      Que bom, Lorranny! Compartilha com os amigos, e aproveita e compartilha o post também, pra eles criarem as deles! Abraço!

  • Walisson

    Como faço pra apagar as figurinhas já criados, do aplicativo personal sticker for whatsapp? Pq no meu deu um limite de 30 figurinhas e o meu já ultrapassou e eu n consigo mandar mais figurinhas

    • Bruno Felix

      Oi, Walisson. Você vai ter que ir na pasta Eraser e apagar as que você não quer mais. Ou então cria uma nova pasta e coloca as novas nela! Abraço!

  • Aliliiane

    Oi ,bom dia!
    Já fiz mais de 30 emotion. Só que os que estou fazendo não está ficando salvo lá na pasta do WhatsApp. Onde fica?! Ou e pq tem uma quantidade pra ser feita?!

    • Bruno Felix

      Você pode criar mais, é que só permite 30 por pasta. É só você criar outra pasta no seu celular, e colocar as novas nessa outra pasta!

      • Widison

        Como criar essa outra pasta pra pôr mais figurinhas?

        • Bruno Felix

          Você pode usar um app para gerenciar pastas e arquivos (conhecidos como ‘file explorers’). Geralmente já vem um no seu celular, mas se não tiver, recomendo o Astro.

    • Brendo

      Quiser me enviar ksksks

  • Benedito

    Muito bom

  • Wellen

    Só aceita 30 stickers, queria saber como apagar alguns ou colocar em outra pasta, não têm essa opção

    • Bruno Felix

      Então, Wellen, você pode sim colocar em outra pasta, mas não pelo próprio aplicativo que manda as figurinhas pro WhatsApp. Vai ter que ir no explorador de arquivos do Android (ou baixar um, se você não tiver, recomendo o Astro) e criar uma nova pasta, e depois passar as figurinhas pra ela. Assim pode criar quantas quiser.

  • Eliane

    EU QUERO

    • Bruno Felix

      Opa, Eliane, e só seguir as instruções e você consegue! Tem alguma dúvida?

  • LUIZ MARCELO MARTINS ARAUJO

    Oi cara. Segui direitinho e deu certo. Mas agora eu queria criar umas figurinhas no notebook, porque acho que é mais fácil de editar, por ser maior, e eu ter mais fscilidade com o mouse. Tem alguns link que faça “di grátis”?

  • Jucinete

    Adorei essas figurinhas mas o meu celular é com iOS, tem previsão de quando será liberado para iPhone?
    Me sentindo frustrada.

    • Bruno Felix

      Então, Jucinete, ainda não há previsão, mas como é um recurso que tá fazendo muito sucesso, acho que não vai demorar muito. Abraço!

  • Clyslayde

    Eu fiz todos os passos, mas quando chego no Waths não aparece as figurinhas que criei. 🙁

    • Bruno Felix

      Clyslayde, você criou pelo menos três figurinhas? É que o aplicativo só manda se tiver pelo menos três.

  • Luzinete

    Obrigada … valeu pelo ensimamento

    • Bruno Felix

      Eu que agradeço pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

  • Isabela

    Boa tarde. Os stikers q eu criar ficarão disponíveis pra qualquer pessoa q usa whatsapp? Pq eu criei, mas ñ queria q outras pessoas usassem

    • Bruno Felix

      Oi, Isabela. Os stickers ficam disponíveis só pra você, até que você mande em um grupo. Aí todo mundo que está no grupo pode salvar aquela figurinha e usar em outro grupo, por exemplo.

  • Arlen

    Eu apago o fundo no Background Eraser, porém quando eu abro a foto pelo Sticker Studio, ela fica com o fundo preto, ou seja, eu teria que cortar ela novamente, como proceder?

    • Bruno Felix

      Olá, Arlen. Você pode usar o próprio Sticker Studio para apagar o fundo, aí não terá esse problema. Obrigado pelo acesso!

  • MURYLLO

    Estou conseguindo fazer meus adesivos, mas eles estão bem pequenos, como posso aumentar eles ?

    • Bruno Felix

      Oi, Muryllo. No próprio app que você usa para apagar o fundo você consegue aumentar. É só fazer o movimento de “pinça” com os dedos, como se estivesse dando zoom na imagem. Abraço!

  • Matheus Galvão de Almeida

    É possivel fazer pelo pc? tem algum programa pra isso?

    • Bruno Felix

      Oi, Matheus. A parte da edição da imagem pode ser feita sim no PC< no Photoshop, por exemplo. Mas até o momento, não vi forma de mandar pro WhatsApp pelo computador.