Considerado por muitos a “babá eletrônica do novo milênio”, a Netflix possui um grande conteúdo infantil, inclusive com programas educativos. No entanto, é preciso ter cuidado com o que as crianças podem ver no serviço de streaming, já que os perfis criados têm acesso a todos os filmes e séries da plataforma.

É preciso cuidado com o que seus filhos assistem (Foto: Reprodução/Mashable)

Para contornar essa situação, há algumas configurações que podem ser feitas para delimitar o que as crianças poderão assistir, ou pelo menos dificultar ao máximo o acesso a conteúdos inapropriados, com violência ou cenas de nudez, por exemplo. São dicas básicas, e que podem ser feitos por qualquer pessoa que tenha a senha do serviço.

A primeira coisa a se fazer é criar um perfil específico para as crianças da casa. Quando você fizer login na Netflix, você verá um botão de [+] para criar o perfil (desde que não tenha atingido o limite de cinco perfis). Escolha um nome, um avatar e selecione a opção [Kids]. Pronto, agora você já tem um perfil voltado para o público infantil.

“Pai, posso assistir ‘Stranger Things’?” (Foto: Reprodução/The DIY Dreamer)

Esse perfil “Kids” irá mostrar conteúdo apropriado para crianças com até 12 anos. Se você quiser limitar ainda mais o que seu filho poderá ver, no caso de ele ser mais novo, basta ir na opção [Gerenciar Perfis] na tela de seleção de perfis, escolher o perfil que você criou e escolher a opção [Apenas para crianças pequenas] na seção “Séries e filmes permitidos”. Assim, só será disponibilizado conteúdo para uma faixa etária menor.

Bloquear conteúdo com senha

Se você quiser, também é possível controlar ainda mais o acesso com um PIN de quatro dígitos, que bloqueará certas séries e filmes na Netflix. Dessa forma, só quem tiver esta senha poderá assistir ao conteúdo que você definir. Pra isso, depois de fazer login no seu perfil principal, vá até a imagem do seu avatar no canto superior direito e clique em “Conta”. Na próxima tela, procure a seção Configurações e escolha “Controle dos pais”. Em seguida, digite sua senha, e na tela seguinte, informe o PIN de quatro dígitos e aperte em [Continuar].

Dá pra bloquear certos conteúdos com uma senha (Foto: Reprodução/Netflix)

Com o PIN criado, é só definir qual conteúdo ficará bloqueado pela senha. Por exemplo, se você “arrastar” a barrinha verde até o primeiro ponto à esquerda, todo o conteúdo ficará bloqueado por senha. Se você selecionar o ponto seguinte, o conteúdo considerado “Livre” ficará disponível, bloqueando o que for considerado apropriado para crianças com 10 ou mais anos, e assim em diante. Caso queira desativar o bloqueio, é só selecionar o último ponto á direita, liberando todo o conteúdo novamente.

Fonte: Olhar Digital

Atualmente não há comentários.