“Vou sair do Facebook”. Quem nunca disse isso na vida, minha gente? Ter vontade de deixar a rede social mais popular (e mais complicada de frequentar) é um sentimento que bate em todo mundo, pelo menos uma vez na vida (ou no mês). No entanto, pouca gente leva a “ameaça” a frente, muitas vezes por nem saber como fazer isso.

Seus problemas acabaram! Aqui você vai aprender a excluir sua conta no Face de uma vez por todas. Desta forma, nem que você queira, irá conseguir reativar a conta – isso só é possível se você optar por desativar seu perfil (explico como fazer e qual a “vantagem” logo em seguida).

Antes de começar…

Primeiro, uma dica: vale a pena você baixar todos os seus dados que estão na rede social, como fotos, vídeos, posts, histórico de pesquisa, etc. Assim você pode dar uma revisada no que vai querer manter.

Para isso, abra o app do Facebook, vá no menu de três linhas horizontais no canto superior direito, selecione a aba [Configurações e privacidade] e depois [Configurações]. Role a tela até a seção Suas informações no Facebook e aperte em [Baixe suas informações]. Desmarque o que não for querer, selecione a qualidade da mídia (quanto maior, maior o arquivo) e aperte em [Criar arquivo].

Salvar seus dados é uma boa antes de sair deletar sua conta (Foto: Planeta Tera)

Agora o Facebook vai criar seu arquivo de dados, e quando tudo estiver pronto, você vai receber um e-mail avisando. Aí é só voltar neste mesmo local, e selecionar Arquivos disponíveis para baixar o pacote.

Excluindo a conta

Para excluir sua conta, o Facebook disponibiliza um link específico, que te leva direto para essa opção. Clique no link Excluir minha conta e, em seguida, selecione a opção [Excluir conta]. O Facebook irá solicitar sua senha, é só inserir e apertar em [Continuar].

O processo é delicado, mas bem direto (Foto: Planeta Tera)

Feito! Quer dizer, quase. Você vai ter que esperar entre 14 e 90 dias (eu sei, é um saco), e sua conta estará totalmente excluída. MAS NÃO TENTE FAZER LOGIN DURANTE ESSE PERÍODO! Se você fizer, o processo será cancelado e você terá que fazer tudo de novo. Aguarde o aviso por e-mail!

Dá pra desativar a conta

Se você quer apenas “dar um tempo” no Face, ou se não pretende mais usar a rede social, mas quer continuar utilizando o Messenger, essa é uma opção mais indicada para você. Para isso, o procedimento é parecido: clique em Excluir minha conta (calma, jovem padawan) e aperte em [Desativar conta].

Caso seja solicitado, informe sua senha e aperte em [Continuar]. É obrigatório informar um motivo, mas você pode escolher qualquer um (recomendo optar por “Preocupo-me com a minha privacidade” ou “Eu não acho que o Facebook seja útil”, só pela galhofa). Depois aperte em [Desativar] e pronto.

E por que devo sair do Facebook?

Não se engane: de besta, Mark Zuckerberg só tem a cara (Foto: Reprodução/Complex)

Todos sabemos que as redes sociais são tão nocivas quanto seus usuários permitem, e que há sim formas de minimizar os riscos, mas mesmo assim, são muito os motivos que deveriam te fazer ao menos pensar em sair do Facebook, tendo em vista o descaso da empresa com os seus dados. Confira alguns:

– Um estudo realizado por pesquisadores de universidades de Nova York e Stanford mostrou que ficar longe da rede social por um mês pode deixar você mais feliz, satisfeito com a vida e menos ansioso;

– O escândalo envolvendo a Cambridge Analytica revelou que a empresa de Mark Zuckerberg permitiu que a equipe de Donald Trump utilizasse dados PRIVADOS de 50 milhões de usuários durante a campanha;

Países da Europa estão processando o Facebook contra a disseminação de fake news, cobrando multas e regras mais (?) rígidas;

– A rede social admitiu que utilizava um app para coletar dados de adolescentes em troca de vale-presentes (e foi acusada de espionagem por causa disso). Hoje o app foi encerrado;

– O aplicativo do Facebook é capaz de rastrear sua localização mesmo estando fechado, através da função Amigos nas Imediações.


E aí, acha que vale a pena apagar seu Facebook? Conta nos comentários, e aproveita pra seguir o blog no Instagram, no Twitter e (se não apagou sua conta) no Facebook!

Atualmente não há comentários.