Como saber se seu celular está ‘nos conformes’? (Foto: Reprodução/Pexels)

Desde o dia 24 de março, a Anatel tem bloqueados celulares irregulares (ou “piratas”), que não têm o selo de certificação da agência – ou seja, não passou pelos testes exigidos pelo país e “pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio”. Alagoas está entre os estados contemplados pela última fase do projeto, batizado de Celular Legal.

Em vigor desde maio de 2018, só agora o projeto chegou aos estados do Nordeste. Proprietários de aparelhos irregulares têm recebido a mensagem “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias.” Mas se você está ansioso, ou quer garantir que está tudo OK com seu celular, dá pra saber facilmente.

Ouça o podcast sobre o tema:

Com seu aparelho em mãos, digite *#06#, e você verá o IMEI do seu celular (se for dual chip, aparecerão dois números, e você terá que verificar a situação dos dois). Com o IMEI, acesse o site do projeto Celular Legal, digite a sequência de números e os caracteres de segurança, clicando em [Consultar] em seguida.

Projeto Celular Legal (Foto: Reprodução/Anatel)

Se você receber a mensagem “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso”, pode ficar tranquilo. Se não, infelizmente o aparelho será bloqueado. Se você tem a nota fiscal, procure a loja que te vendeu e exija ressarcimento ou a troca por outro aparelho regularizado.

Detalhe: se você comprou seu aparelho no exterior, ele não se encaixa nesta verificação da Anatel. Caso ainda tenha dúvidas, pode consultar a seção de perguntas e respostas do projeto.

Fonte: Olhar Digital