Não é fake news, taokêi? (Foto: Reprodução/Instagram)

Parece enredo de filme da época da Guerra Fria, mas é verdade. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atendeu o pedido do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e autorizou o bloqueio de sinais de aparelhos de radiocomunicação em locais próximos ao presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão.

O bloqueio será de um raio de até 200 metros de onde os dois “trabalhem, residam, estejam ou haja a iminência de virem a estar”, supostamente durante “operações específicas, episódicas, urgentes e temporárias”. No entanto, não foi divulgada a razão específica do bloqueio. A permissão é válida até o fim do mandato, em dezembro de 2022.

Então é isso. Se algum dia você planejar ir a um evento onde qualquer um dos dois esteja, saiba que provavelmente seu celular irá ficar sem sinal. E como o GSI poderá bloquear frequências específicas ou várias faixas simultaneamente, não se espante se isso afetar seu Wi-Fi, Bluetooth e até mesmo fornos de microondas. Mas bloquear notícias falsas, que é bom…

Atualmente não há comentários.