(Foto: Reprodução/YouTube)

“Oi, meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado.” Desculpa a indiscrição, eu sei que esse vídeo é muito irritante, mas eu preciso que você leia esse post. Se você não sabe do que eu tô falando, assista a esse vídeo:

Agora você sabe, não é? Com certeza você já viu essa jovem “empreendedora” antes de algum vídeo do YouTube. Talvez você tenha pulado esse anúncio da empresa Empiricus, mas hoje é praticamente impossível não esbarrar com Bettina na web – até porque o nome dela foi parar nos trending topics do Twitter, e logo você vai entender por que.

É que apesar de todos os ensinamentos financeiros que Bettina consegue passar em pouco mais de um minuto, o vídeo não foi muito bem visto pelos internautas. Nele, ela fala que ninguém acha normal que ela tenha juntado mais de um milhão “tão nova e começando com muito pouco” (óbvio), mas segundo a própria, não há nenhum segredo: não foi sorte, ela não herdou uma bolada nem ganhou na loteria. “Comecei com 19 anos e R$ 1.520. Três anos depois, tenho mais de um milhão. Simples assim”. Ah, se sêsse…

Obviamente, Bettina não se tornou “milionária” sem fazer nada. Segundo ela, o caminho das pedras é comprar ações na bolsa de valores. O problema é que ela escondeu um pequeno detalhe, que ela revela nesse vídeo:

“O meu pai a vida inteira guardou um dinheiro na poupança pra mim. Quando eu fiz 19 anos, ele me deu o dinheiro e falou: e agora, o que é que você quer fazer com essa grana?” Realmente, aí fica fácil, né Bettina?

O próximo capítulo na história é meio óbvio: Bettina virou um meme. No Brasil, as menções ao nome dela conseguiram superar até mesmo o show do Red Hot Chilli Peppers no Egito, e ocupam a segunda posição nos trending topics, de acordo com o Trends24. Confira a repercussão:

Aparentemente, a Empiricus não gostou da zoeira (mentira eles gostaram sim, e só querem jogar mais lenha na fogueira) e lançou um vídeo resposta às críticas:

Detalhe: sabe como é que você vai descobrir “a verdade por trás dessa história”? Se cadastrando em um hotsite para assistir à série Seu Primeiro Milhão com Ações, criada pela… Empiricus! “Pela primeira vez, milionária de 22 anos revela a fórmula que seguiu para juntar um MILHÃO de reais com ações. Jovem, sem experiência e começando com pouco, ela afirma que VOCÊ poderá fazer ainda melhor!” Simples assim!

Vamos todos ganhar um milhão? (Foto: Reprodução/Empiricus)

A escritora e apresentadora Rosana Hermann (recomendo o follow) avaliou muito bem essa novela toda:

A também escritora Daniela Abade foi um pouco além e “puxou a capivara” da Bettina (se vocês não conhecem essa gíria, procurem no Google e passem a usar):

Fica aqui o questionamento: o que você achou deste case? Considera que a ação deu certo por viralizar desta maneira ou acredita que a raiva causada nos internautas foi uma bola fora? Deixa sua opinião nos comentários!

  • RAFAEL NOBRE DA SILVA

    No vídeo da Bettina há mais de um milhão e meio de curtidas positivas e um mais de milhão e 600 mil curtidas negativas. A repercussão é indiscutível. Mas creio que o exemplo utilizado é falho. Uma menina que há era rica não serve como parâmetro para investidor novato.

    • Bruno Felix

      Exatamente, Rafael! Não há dúvidas de que a peça publicitária se espalhou de forma absurda, mas a personagem utilizada foi uma escolha errada.

  • Pelé

    “se vocês não conhecem essa gíria, procurem no Google e passem a usar”

  • Mauro Sergio

    Parabéns pelo seu artigo! Sempre trazendo post de qualidade!