Cálculo da aposentadoria é confuso para muita gente (Foto: Reprodução)

A Reforma da Previdência é um assunto de extrema importante para todos os brasileiros, mas muita gente não sabe nem por onde começa a discussão sobre o tema. Uma boa forma de tentar entender um pouco do que se propõe na reforma e saber se a mudança será boa para você é descobrindo com quantos anos você vai poder se aposentar com as novas regras.

O Dataprev disponibiliza o app oficial Meu INSS, que dentre várias funções, permite calcular uma estimativa com base nos seus dados trabalhistas através do Extrato Previdenciário (CNIS). Além disso, com o aplicativo você pode inclusive realizar outras funções, como dar entrada em benefícios (inclusive no seguro-desemprego, como já falei aqui). O Meu INSS está disponível para iOS e Android, e também pode ser acessado pelo computador neste link.

App Meu INSS fornece várias ferramentas para o cidadão brasileiro (Foto: Reprodução/Play Store)

Para poder usar o app, você tem que fazer um cadastro no Portal Cidadão (tem um tutorial aqui no blog). Através dele, o Meu INSS vai “puxar” seu histórico de informações, e você não vai precisar se perder procurando datas e números na sua carteira de trabalho. O site oficial do INSS também fornece mais informações aqui e aqui.

Lembre-se que o cálculo é uma estimativa, inclusive porque as regras podem mudar daqui pra frente, baseado nas decisões do Congresso. Por isso é importante ficar por dentro do assunto e fazer valer o seu voto.

Atualmente não há comentários.