DAF apresenta novo caminhão para o mercado brasileiro: DAF XF
SUV Ford Territory chega ao Brasil em duas versões: Veja Vídeo

O quarto e maior SUV da Caoa Chery acaba de chegar ao mercado brasileiro, o Tiggo 8 de 7 lugares aposta no visual, tecnologia e no motor turbo de 187 cavalos para conquistar mercado.

O canal do youtube do Pajuçara Auto, o Autolive transmitiu ao vivo o lançamento, confira:

Sábado ao meio-dia na Tv Pajuçara você confere uma matéria completa no Pajuçara Auto.

Detalhes do modelo

Produzido na fábrica de Anápolis, em Goiás, o Tiggo 8 estará disponível nas concessionárias de todo o País a partir da segunda quinzena de agosto com preço de tabela de R$ 168.600,00 e preço especial de lançamento de R$ 156.900,00.

O Tiggo 8 traz o mais alto nível de refinamento e excelência dos SUVs grandes, oferecendo tecnologias inovadoras e de conveniência e conforto de última geração para todos os seus compradores. Será oferecido em versão única, TXS, que inclui a oferta de todos os recursos mais demandados pelos clientes desta categoria.

Alguns dos destaques do modelo são a capacidade para sete passageiros, motor turbo com injeção direta e câmbio de sete velocidades com modos de condução ECO e SPORT, alavanca tipo joystick, teto solar panorâmico elétrico, painel de instrumentos digital em LCD-TFT de 12,3 polegadas, multimídia com tela de 10,25 polegadas de alta resolução, banco do motorista com ajuste elétrico, carregador de celular por indução (wireless), ar-condicionado dual zone com saída para a segunda fileira de bancos, acabamento interno premium com luz de ambientação, faróis em full LED, lanternas traseiras em LED, acionamento remoto do ar-condicionado, compartimento central com refrigeração, câmera 360 graus e muito mais.

O pacote tecnológico e de segurança reúne mais de uma dezena de sistemas de auxílio à condução e segurança, como airbags frontais, laterais e de cortina, HHC, HDC, ESP, EPB, DRL, TCS, BOS, BAS, ESS, TPMS e BSD (veja mais detalhes a seguir).

Estilo

O design do CAOA CHERY Tiggo 8 foi desenvolvido pela equipe comandada pelo britânico Kevin Rice no estúdio da Chery construído nas cercanias de Frankfurt, na Alemanha. Rice foi responsável pelo desenho de modelos como BMW e Mazda. Em seu currículo estão ainda passagens por Opel e Saab, além dos estúdios de design Giugiaro Italdesign e Pininfarina, dois dos mais reconhecidos do mundo.

 

Externamente alguns dos destaques são o conjunto óptico dianteiro totalmente em LED, o que inclui os faróis full LED e o sistema DRL (Daytime Running Light). Na traseira as lanternas também são em LED e há ainda luz de neblina integrada ao para-choque. Os retrovisores externos igualmente contam com indicadores de luzes direcionais em LED.

As rodas, de desenho exclusivo, são de 18 polegadas e as caixas de roda têm acabamento em preto fosco, o que ajuda a realçar a robustez e a imponência do conjunto. Reforçam ainda esta característica o rack de teto e o spoiler traseiro.

Interior

Em termos de dimensões o CAOA CHERY Tiggo 8 oferece a melhor combinação da categoria: são 4.700 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 1.705 mm de altura e 2.710 mm de entre eixos.

Com capacidade para sete passageiros, a configuração dos bancos é modular, o que traz uma série de possibilidades de uso: a terceira fileira de bancos, que fica embutida no piso quando rebatida, pode ser repartida em 50/50 e a segunda fileira em 60/40.

Com as três fileiras de bancos em uso a capacidade do porta-malas é de 193 litros. Com a terceira fileira de bancos rebaixada, sobe para 889 litros e com a segunda fileira de bancos rebaixada vai a impressionantes 1.930 litros, ou seja, volume dez vezes maior do que com as três fileiras de bancos em uso.

Outro item que se destaca no CAOA CHERY Tiggo 8 é a ampla luminosidade interna, assegurada por um vasto e impressionante teto solar panorâmico com abertura e fechamento elétricos. A área do teto solar pode ser aberta totalmente ou de forma inclinada, e o conjunto conta ainda com persiana de teto, que pode ser operada de forma independente e igualmente por comando elétrico.

Ao sair do veículo o teto solar se fecha automaticamente juntamente com os vidros elétricos – todos, assim como o teto solar elétrico, contam com sistema antiesmagamento.

Tecnologia

A sofisticação e a tecnologia avançada estão por todo o interior do Tiggo 8. Um dos destaques é o painel de instrumentos digital em LCD-TFT de 12,3 polegadas. Além dos mostradores e indicadores como velocímetro e tacógrafo (indicados tanto em gráfico de barras quanto numericamente), nível de combustível e temperatura do motor e luzes-espia, possui animação digital de acordo com o modo de condução escolhido, sendo em azul para ECO e em vermelho para SPORT.

O sistema multimídia, compatível com Apple Car Play e espelhamento para Android, tem tela touchscreen de 10,25 polegadas de alta resolução. Nela são exibidas, entre outras, as imagens da câmera 360 graus, que possibilita visão tridimensional completa ao redor do veículo do ponto de vista superior, e da câmera de ré com guias dinâmicas de direção, que trabalha em conjunto com o sensor de estacionamento traseiro. A tela possui três opções de papel de parede e ainda é possível carregar opções pessoais via USB.

Pelo sistema multimídia ainda é possível controlar e configurar diversas funções do veículo como apps, telefonia via Bluetooth, sistema de áudio, manual do multimídia digital, ajuste do ângulo de abertura do porta mala (permite ajuste de 50% a 100% de abertura), luz de ambientação interna – que pode variar de cores, são sete opções, ou acompanhar o ritmo de uma música que estiver sendo executada – e outros.

No console central há ainda uma terceira tela touchscreen de oito polegadas destinada aos controles do ar-condicionado, do tipo dual zone – para o qual há, inclusive, saída para a segunda fileira de bancos.

O console central abriga também, ao lado da alavanca de câmbio, um sistema de carregamento de celular por indução, sem cabos (wireless). Já o compartimento central, além de funcionar como apoio de braço, possui interior refrigerado.

A partida é do tipo Keyless, sem chave, por botão. As portas travam e destravam automaticamente de acordo com a distância da chave, que pode permanecer, por exemplo, no bolso do motorista.

O sistema Keyless também está conectado ao porta-malas, de abertura elétrica. Esta função é especialmente útil quando as mãos estão ocupadas por compras ou outros volumes. Basta posicionar-se com a chave no bolso próximo à tampa traseira por cerca de três segundos e dar um passo para trás: a tampa do porta-malas se abrirá eletricamente.

O CAOA CHERY Tiggo 8 traz ainda o CCD, comando de climatização à distância. Com apenas um comando pela chave o ar-condicionado pode ser acionado à distância, fazendo com que motorista e passageiros, antes mesmo de entrarem no veículo, já tenham à disposição uma temperatura interna agradável e confortável.

Da ampla lista de itens de conforto e conveniência disponíveis pode-se destacar, ainda, direção elétrica, sistema de áudio com oito alto-falantes, acendimento automático dos faróis, piloto automático (Cruise Control), retrovisores externos dotados de sistema antiembaçante, além de ajuste e rebatimento elétricos, faróis com ajuste elétrico de altura, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, entradas USB disponíveis para os ocupantes da primeira e da segunda fileira de bancos, apoio de braço para a primeira e a segunda fileira de bancos, porta-copos disponíveis para as três fileiras de bancos e outros.

Segurança 

O CAOA CHERY Tiggo 8 é equipado com sistemas eletrônicos de controle de tração (TCS) e de estabilidade (ESP), sistema de monitoramento de ponto cego (BSD) com aviso sonoro e visual no painel de instrumentos e nos espelhos retrovisores externos, assistente de partida em rampa (HHC), controle eletrônico de descida (HDC), freio de estacionamento eletrônico (EPB) e função Auto Hold, além de sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) com aviso sonoro e alerta visual tanto para pressão baixa quanto temperatura elevada dos pneus. Além disso há seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina.

O sistema de freios é a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira e sólidos na traseira), que atuam conjuntamente com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Complementando o pacote de segurança do CAOA CHERY Tiggo 8 há ainda o BOS (smart pedal), sistema que desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo, o que sinaliza uma situação de emergência, o BAS, sistema de assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS, e o ESS, sistema de alerta de frenagem de emergência, que pisca as luzes de freio para sinalizar aos motoristas que vêm atrás que está ocorrendo uma frenagem brusca.

Todos os assentos, inclusive o central da segunda fileira de bancos, contam com cinto de segurança de três pontos. O Tiggo 8 oferece ainda o sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas para transporte de crianças.

Na composição da carroceria são utilizados avançados aços de alta resistência, incluindo áreas das colunas A e B, laterais das portas e teto. O CAOA CHERY Tiggo 8 é construído sobre a plataforma T1X, já aplicada em modelos como Tiggo 5X e Tiggo 7, desenvolvida especialmente para SUVs.

Avaliado pelo C-NCAP, órgão equivalente ao Latin NCAP, no final de 2019, o Tiggo 8 recebeu a certificação máxima de 5 estrelas, com resultados considerados exemplares em quesitos como proteção de cabeça, pescoço, peito, abdômen e pernas dos ocupantes. O modelo foi avaliado em três crash-tests (frontal, frontal 40% e lateral), além de ter sido submetido a análises que mediram o efeito chicote do pescoço em caso de colisão traseira e o nível de proteção para pedestres.

Conjunto mecânico 

O Tiggo 8 marca a estreia no Brasil do moderno motor de terceira geração Acteco 1.6 Turbo GDI com injeção direta, movido a gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas, equipado com intercooler e sincronismo variável de válvulas (VVT). Esse motor recebeu recentemente o título China Heart como um dos dez melhores motores do ano na China (2019). Sua potência máxima é de 187 cv a 5.500 RPM e o torque máximo de 275 Nm (28 kgfm) de 2.000 a 4.000 RPM.

O câmbio wet dual clutch possui sete velocidades, com alavanca tipo joystick e opção de trocas manuais. Em abril de 2020 essa transmissão foi considerada como uma das dez melhores do mundo, título concedido pelo China Auto Evaluation Institute, que utiliza padrões internacionais de análise deste tipo de equipamento. São avaliados aspectos como eficiência, número de marchas, peso, relação de marchas e níveis de vibração e de ruído.

Cores

O novo SUV será vendido em quatro opções de cores: branco (perolizado), preto, prata e cinza (metálicas) e contará com três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.

Preço

O Tiggo 8 chega ao Brasil em versão única custando R$ 168.900 preço de tabela e com desconto especial para lançamento fica por R$ 156.900.

Avaliação positiva

Desde seu lançamento na China, em abril de 2018, mais de 150 mil unidades do Tiggo 8 já foram vendidas apenas naquele mercado.

Em maio de 2020 o Tiggo 8 foi nomeado como Melhor SUV Médio e Grande pelo CATARC, China Automotive Technology and Research Center. A avaliação levou em conta exclusivamente o nível de satisfação dos consumidores locais, sendo que a pesquisa foi realizada com aproximadamente 20 mil compradores de carros 0 KM de 40 cidades chinesas, que pontuaram a experiência com seus veículos novos em 140 itens.

A avaliação considerou os 130 modelos mais vendidos na China no ano passado, abrangendo 40 fabricantes.

No Brasil a CAOA CHERY também conduziu um longo processo de testes, validação e homologação do Tiggo 8.

 

 

Atualmente não há comentários.