Fábricas da GM já receberam 91 respiradores para conserto
Ford vai produzir máscaras de proteção facial no combate ao coronavírus

Pátios cheios e lojas vazias: o impacto do Coronavírus nas concessionárias de Alagoas | Foto: arquivo

Fechadas desde o dia 21 de março, as 58 concessionárias de veículos de Alagoas já começam a contabilizar os prejuízos. O Pajuçara Auto entrevistou o presidente do Sincodiv-AL, que reúne as concessionárias de carros, motos, ônibus e caminhões do estado, que fez a estimativa de quantos veículos estão deixando de ser vendidos no estado e qual o impacto disso na economia.

Antes da pandemia do novo Coronavírus eram vendidos em média 2 mil veículos por mês em Alagoas, uma média de 24 mil por ano.

Vendas em Alagoas estavam crescendo nos últimos meses. Registro do último Feirão das Concessionárias em 2019 | Foto cortesia: Cícero Albuquerque

Segundo Luiz Pires, presidente do Sincodiv-AL, se o fechamento obrigatório do comércio continuar até o final do mês, deixarão de ser comercializados em Alagoas uma média de 3 mil veículos e assim entre 180 e 200 milhões de reais deixarão de circular no estado.

“Mês passado em Alagoas não chegamos a 600 carros vendidos, mais de 1.400 deixaram de ser comercializados, esse mês de abril, se esse decreto se estender, poderemos perder o mês todo e chegar a quase 3 mil carros que deixarão de ser vendidos, o que impactaria 180 a 200 milhões de reais que deixarão de circular na economia alagoana. A gente já vem de 4 anos sofridos com prejuízos grandes com a recessão, esse ano de 2020 era de expectativa favorável, mas com a pandemia tudo mudou” – explicou Luiz Pires.

Vendas no último Encontro das Concessionárias foram recordes em 2019

Segundo o sindicato, as 58 concessionárias do estado geram atualmente 3.000 empregos diretos, sem contar os indiretos que prestam serviço para o segmento como despachantes, casa de placas, lojas de seminovos, entre outros. Outra preocupação é com os vendedores, que recebem comissões por vendas.

“A maioria dos colaboradores das concessionárias trabalha por comissionamento, sem venda não tem comissionamento, e isso impacta no orçamento desses colaboradores.” – explica Luiz.

Presidente do Sincodiv-AL está preocupado com o segmento automotivo no estado

Atendimento online

Mesmo sem o funcionamento das lojas, as concessionárias estão atendendo o público por telefone e internet.

“Todos os concessionários estão com os serviços funcionando online, fazendo teste drive em domicílio com todos os cuidados de distanciamento e higienização dos veículos, mesmo assim não é a mesma coisa da venda em loja.” – explica.

Oficinas funcionando

As oficinas, já autorizadas a funcionar pelo decreto, estão abertas na maioria das concessionárias, mas segundo presidente o movimento é muito pequeno.

“A situação é muito crítica, estamos desde o dia 21 do mês passado com as portas fechadas. No dia 30 reabrimos as oficinas de grande parte das concessionárias como prevê o decreto mas a procura é muita tímida.” – afirmou.

Reabertura com segurança

O presidente do Sincodiv-AL reconhece que as medidas tomadas pelo governo eram necessárias para conter o avanço da pandemia do Coronavírus, mas torce para que o governo do estado possa encontrar uma alternativa para o setor o mais rápido possível.

“Alguns estados já estão flexibilizando, No Distrito Federal as concessionárias já podem reabrir com algumas regras. Nós estamos aqui nos mobilizando juntamente com a Associação Comercial, com a Federação do Comércio, tentando sensibilizar o governador que alguns segmentos possam voltar a funcionar. A gente tá apelando e esperando que a decisão seja positiva.” – declarou Luiz Pires.

Ouça a entrevista na íntegra:

 

Atualmente não há comentários.