Novo Onix tem preços revelados: líder de vendas começa a chegar nas concessionárias
Motos dos Vingadores, populares e de luxo: começou o Salão Duas Rodas 2019

Depois do hatch e do sedã, que tiveram suas vendas iniciadas em 10 e 22 de outubro, respectivamente, é a vez da opção aventureira, o HB20X Nova Geração, começar a ser vendido na rede de concessionárias Hyundai Motor Brasil de todo o País.

Produzido exclusivamente no Brasil, o modelo chega à segunda geração totalmente novo, com mudanças estéticas importantes, seguindo a recente linha de design da marca sul-coreana, além de oferecer pacote completo de tecnologia, segurança e conforto.

Em relação aos preços previamente informados, por ocasião do lançamento da família completa em setembro, os valores a serem efetivamente aplicados para comercialização estão menores para algumas versões como parte de uma estratégia especial de vendas, válida por 30 dias.

A opção de entrada Vision (1.6l MT) permanece R$ 62.990, valor que é inferior ao cobrado na geração anterior, e a topo de linha, Diamond Plus (1.6l AT), passa a custar R$ 77.990 (era R$ 79.590). Entre elas estão a Vision (1.6l AT), por R$ 67.890, a Evolution (1.6l AT), por R$ 68.990 (era R$ 69.890), e a Diamond (1.6l AT), por R$ 73.990 (era R$ 75.190).

“Procuramos deixar os preços do modelo aventureiro do HB20 ainda mais competitivos nessa fase de início das vendas. A versão de entrada já estava mais em conta do que na geração anterior e conseguimos reduzir de R$ 900 a R$ 1.600 os preços previamente informados das versões superiores. Nossa intenção é ter uma participação maior do HB20X Nova Geração nas nossas vendas até o fim deste ano”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.

Pajuçara Auto já testou os modelos

Destaques HB20X

A nova geração do HB20X enfatiza o conceito premium, trazendo mais uma vez um design ousado, que segue a identidade visual global da Hyundai – Esportividade Sensual – com linhas fortes e elementos marcantes como a grade em cascata e os novos faróis com light guide em LED, além do teto flutuante, marcado pelo detalhe em preto na coluna C. O veículo conceito Saga EV, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo ano passado, já adiantava muito do novo visual do HB20X, que agora chega às ruas.

No interior, prevalece a sofisticação. Como evolução da geração anterior, há bancos maiores e mais confortáveis, com detalhes de acabamento que entregam maior refinamento. O espaço interno é maior para todos os ocupantes, com mais 10 mm de largura na altura dos ombros e, no banco de trás, acréscimo de 47 mm na distância livre em relação aos bancos dianteiros. Em altura, temos mais 5 mm para os ocupantes da primeira fileira e mais 12 mm para aqueles que vão na segunda fileira.

Exclusivamente na versão aventureira, o visual ficou ainda mais robusto, com para-choques agressivos. Na traseira e nas laterais, o estilo radical se mantém, com molduras assimétricas nos para-lamas, rack de teto, rodas de 16 polegadas diamantadas e difusor traseiro off-road com refletores.

São cinco cores para o HB20X: Branco Atlas (sólida), Prata Sand, Prata Brisk, Cinza Khaki (metálicas) e Verde Amazon (perolizada) – sendo as duas últimas exclusivas.

Na cabine, as novas linhas horizontais combinam com os acabamentos em preto no interior compondo com pequenos detalhes em laranja. Os bancos em couro cinza escuro têm linhas de costura verticais no encosto e no acento, acompanhando o design do painel, e as costuras laterais são laranja, assim como os detalhes em contraste do interior.

Tecnologia e segurança

Em todo o painel é possível encontrar itens inéditos que priorizam conforto e segurança. À esquerda do motorista estão os botões de ativação de todos os sistemas de segurança ativa do HB20X, desde o sistema de alerta e frenagem autônomo e o alerta de mudança de faixa, até os controles de tração e estabilidade (TCS e ESP).

No console central, destaca-se a nova central multimídia blueMedia® de 8 polegadas, além do ar-condicionado com mostrador digital, da porta USB de carregamento rápido e do botão de partida do motor.

Ainda falando de conforto, itens como piloto automático com limitador de velocidade, chave presencial Smart Key, sistema Stop&Go de parada e partida automática do motor, assistente de partida em rampa (HAC), monitoramento de pressão de pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM) fazem parte da longa lista de tecnologias embarcadas na nova geração do HB20X.

Para a segurança dos ocupantes, toda a linha HB20 conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os passageiros, fixação ISOFIX, dois airbags frontais, com mais dois airbags laterais nas versões Diamond e Diamond Plus, freios ABS e EBD.

Motorização

Para o HB20X, há uma única opção de motor aspirado 1.6l de 130 cv/ 16,5 kgf.m, a mesma motorização do Creta 1.6l, com comando variável duplo de válvulas, o que lhe confere 2 cv a mais que a versão anterior.

Conectividade

A nova central multimídia flutuante blueMedia® está maior e mais moderna. Ela tem tela sensível ao toque de 8 polegadas que traz conexão bluetooth® com streaming de áudio, acesso a agenda e histórico de chamadas, entradas USB e auxiliar e comandos no volante para controle do áudio e do bluetooth®.

Ainda na central, é possível conectar seu smartphone através do Apple CarPlay® ou Android Auto® e personalizar a página de início com os itens de preferência do motorista, evitando o desvio de atenção para interagir com o sistema. Por fim, com a câmera de ré instalada, a função de monitoramento da traseira via câmera (DRVM) no blueMedia® permite visualizar a parte de trás do carro sem a necessidade de engatar ré.

Logo atrás do volante, o motorista encontra o novo painel de instrumentos, totalmente reformulado, com o conta-giros à esquerda e o novo computador de bordo à direita – são sete funções: visualização de autonomia, consumo médio e instantâneo em km/l, tempo de viagem, hodômetros parciais, aviso de revisão, e velocímetro totalmente digital.

Facilidades ao volante

Ao entrar na cabine da nova geração do HB20, basta pressionar o botão de partida do motor, localizado do lado direito do volante, para começar a dirigir. Ao se aproximar de um semáforo vermelho e parar completamente, o sistema Stop&Go entra em ação, desligando o motor. Ao remover o pé do freio, o sistema ativa o motor outra vez, automaticamente. Essa tecnologia não só reduz o consumo de combustível, mas reduz as emissões de CO2 ao longo do trajeto.

Em movimento, ao atingir a velocidade de cruzeiro, na estrada ou na cidade, basta configurar o piloto automático que o carro manterá a velocidade desejada, sem necessidade do uso do acelerador. O recurso de limitador de velocidade garante que o condutor não ultrapasse o limite pré-definido.

Completando o pacote de tecnologia do interior do novo HB20X, estão disponíveis duas entradas USB e uma tomada de 12v dentro do porta-objetos no centro do painel. Na porta identificada com um raio, é possível realizar o carregamento rápido de smartphones que possuem essa funcionalidade.

Frenagem autônoma

O sistema de alerta e frenagem autônomo age em situações quando há pedestres ou veículos adiante e o condutor demonstra não tomar qualquer ação para evitar a eventual colisão. Através de uma câmera instalada na frente do espelho retrovisor e com auxílio do controle de estabilidade (ESP), o HB20X aciona o freio automaticamente. Com o veículo em velocidades até 50 km/h, o sistema é capaz de efetuar a parada completa antes do possível impacto.

Já o alerta de mudança de faixa utiliza a mesma câmera instalada no para-brisa para alertar o motorista com aviso sonoro e visual caso o HB20X saia da faixa de rolamento, evitando um possível acidente ao invadir a pista ao lado. Por meio de uma função de “memória”, esse sistema consegue estimar a linha correta de condução e permanece efetivo mesmo quando há ausência das faixas de rolamento pintadas na pista.

Com informações da assessoria

Atualmente não há comentários.