IPVA 2019 tem desconto de 10% até o dia 28 de fevereiro
Volkswagen T-Cross aparece de surpresa em Alagoas: Veja vídeo e fotos

Uma onda de notícias pelas redes sociais tem afirmado que os proprietários de veículos podem pagar menos no seguro obrigatório DPVAT, mas tudo não passa de fake news.

A mentira até derrrubou o site do Detran de Alagoas por conta do grande número de acessos de motoristas desesperados para não perderam o desconto falso.

Fake news está sendo divulgada em redes sociais. Nesta tem até o link da Sefaz de AL | Reprodução Instagram

O valor do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), que é obrigatório, varia de acordo com a categoria do veículo e não tem nenhum tipo de desconto, independente se o contribuinte paga antes.

Para a imprensa a seguradora Líder, responsável pelo seguro em todo o país afirmou que os valores do Seguro DPVAT são definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e são os mesmos em todo o país.

Segundo a nota “A variação de valores existe apenas entre categorias de veículos. Portanto, a afirmação de que há descontos nos valores do Seguro DPVAT para pagamento antecipado é incorreta”.

Segundo a notícia falsa se pagar antes o valor ficaria em R$ 16,21. Mas esse já é o valor cobrado normalmente. A cobrança maior é para motocicletas, motonetas e similares, cujo valor do seguro é R$ 84,58. Veja a tabela

A orientação da seguradora é pagar o DPVAT na data que vende o IPVA do veículo, não há necessidade de pressa.

Desconto no IPVA é real

Já o desconto no IPVA em Alagoas pode ser obtido se o pagamento for antecipado. A SEFAZ anunciou que quem pagar até o dia 28 de fevereiro garante desconto de 10% no valor.

Saiba mais:  IPVA 2019 tem desconto de 10% até o dia 28 de fevereiro

Edson Moura – Repórter

 

Atualmente não há comentários.