Vai vender um seminovo? Saiba o que pode valorizar o modelo
Entenda as diferenças das transmissões manual, automática e automatizada

As lâmpadas do seu carro ainda são daquelas tradicionais halógenas, de cor amarelada? Já teve vontade de trocá-las por lâmpadas de LED, mais modernas e com maior poder de iluminação?

Então é bom correr, porque a partir de 2021 não será mais permitido fazer essa mudança. Hoje a substituição é permitida mediante autorização do Detran.

Vantagens das lâmpadas de LED

As vantagens das LED são bem conhecidas: duram até cinco vezes mais do que outros tipos de lâmpadas, são mais resistentes a impactos e vibrações, têm mais luminosidade e brilho, não esquentam e reduzem o consumo de energia.

Outro benefício é que a LED acende instantaneamente quando o freio é acionado. Mas, se uma lâmpada queimar será necessário trocar todo o conjunto – não dá para substituir apenas uma delas.

Antes de trocar as lâmpadas do farol do carro pelas LEDs é preciso certificar-se de estar comprando um produto aprovado pelo Inmetro, uma vez que a alteração precisará ser regularizada previamente.

Para isso é necessário ir até o Detran, informar a modificação e pagar as taxas, que variam de estado para estado. Se o produto não tiver selo do Inmetro a substituição da lâmpada poderá ser negada na vistoria do órgão de trânsito.

Se a mudança for aprovada, o proprietário recebe o Certificado de Segurança Veicular, que atesta a legitimidade da mudança. Sem isso, incorre-se no risco de multa e de receber pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Proibição em 2021

A partir de 1º de janeiro de 2021, de acordo com resolução do Contran, de maio de 2017, será proibida a substituição de lâmpadas nos sistemas de iluminação dos carros por outras que não sejam originais de fábrica. Apenas os carros que forem produzidos com o LED ou tiverem feito a alteração antes dessa data poderão usar este componente.

Com informações da assessoria Voice Comunicação

Atualmente não há comentários.