Salão de Detroit: Nissan apresenta Xmotion
Volkswagen bate recorde de exportações em 2017; VW Gol foi o mais exportado

A Nissan North America, subsidiária americana da Nissan Motor Co. Ltd., anunciou hoje, durante a feira CES 2018, a renovação do acordo com o Centro de Pesquisas NASA Ames Research Center, localizado no Vale do Silício, para continuar a parceria no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para futuros serviços de mobilidade autônoma, incluindo uma demonstração do funcionamento no Vale do Silício. A renovação da parceria entre a Nissan e a NASA é resultado do sucesso do trabalho realizado até agora, para definir o novo escopo do trabalho até 2019.

Por meio da parceria de cinco anos com foco em Pesquisa e Desenvolvimento, os pesquisadores do centro de pesquisas Nissan Research Center, localizado no Vale do Silício, e da NASA AMES, têm trabalhado juntos para promover o avanço de sistemas de condução autônoma. Em janeiro de 2017, durante a edição anterior da feira CES, em Las Vegas, a Nissan lançou a nova plataforma Nissan Seamless Autonomous Mobility (SAM), para gerenciar frotas de veículos autônomos, desenvolvida a partir de tecnologia da NASA. Esta nova fase da parceria é resultado deste sucesso, e prevê o desenvolvimento de novas tecnologias e testes de uso do sistema SAM para gerenciar serviços de transporte autônomo que serão posteriormente implementados.

“Criamos a plataforma SAM a partir de uma tecnologia desenvolvida pela NASA para gerenciar veículos de exploração espacial (rovers planetários) em expedições em ambientes imprevisíveis”, comentou Maarten Sierhuis, diretor do centro de pesquisas Nissan Research Center, no Vale do Silício. “Nosso objetivo é utilizar a plataforma SAM para ajudar frotistas em um processo seguro de integração de frotas de veículos autônomos em meio urbano, onde podem ser enfrentadas situações imprevisíveis, como para serviços de mobilidade sob demanda, transporte público ou serviços de entrega e logística. A etapa final de nosso acordo de pesquisa com a NASA nos aproximará deste objetivo, para que possamos testar a plataforma SAM por meio da demonstração do seu funcionamento em vias públicas”.

Nissan e NASA ampliam pesquisa em serviços de mobilidade autônoma

“Um dos objetivos estratégicos da NASA é transferir a tecnologia desenvolvida para promover os objetivos do programa e a missão da NASA em aplicações comerciais e sociais mais amplas”, comentou Eugene Tu, Diretor do Centro NASA Ames. “Ao usar o trabalho da NASA em robótica para acelerar o desenvolvimento de serviços de mobilidade autônoma, damos um exemplo perfeito de como o trabalho vultoso necessário para promover a exploração espacial também pode promover avanços pioneiros aqui na Terra”.

A parceria em pesquisa com a NASA faz parte estratégia da Nissan voltada à evolução do negócio e de tecnologias na indústria automotiva, chamada de Mobilidade Inteligente da Nissan. Esta estratégia tem como foco três vertentes inter-relacionadas na área de inovação para condução autônoma (Intelligent Drive), eletrificação (Intelligent Power) e tecnologias de infraestrutura (Intelligent Integration). A plataforma SAM representa um grande passo na estratégia de integração inteligente, para oferecer uma infraestrutura que integre serviços de mobilidade autônoma de forma segura e contínua nos meios urbanos existentes.

Confira o vídeo que demonstra um pouco da ideia da parceria:

Com Assessoria

Atualmente não há comentários.