TOPO
Chef na Cozinha Destaques

Um jantar para Zeca Camargo

 

Jornalista apaixonado por Maceió, além de curtir as piscinas naturais, ele foi recebido com banquete de comidinhas do meu livro Receitas de Alagoas

Zeca Camargo apreciador da boa mesa pelo mundo afora

Tudo aconteceu por um acaso, ou melhor, de um encontro na Galeria Karandash com o casal Maria Amélia Vieira e Dalton Costa, que adquiriram meu livro “Receitas de Alagoas, cozinhas de chefs, de botecos, de rua e de tradições”. Ela, muita entusiasmada, me convidou para jantar e me disse que faria uma receita do livro para o jornalista Zeca Camargo que estava em Maceió. Óbvio, aceitei e adiantei que poderia convidar chefs para cozinhar e, ainda, presentear Zeca com o meu livro. Proposta aceita, caí em campo.

Zeca Camargo levou para casa o meu livro, Receitas das Alagoas, cozinha de chefs, de botecos, de rua e de tradições

Também decidi contar esta história em meu blog e site, porque muita gente achou que eu tinha ido para São Paulo, que iria rolar reportagem, e por aí vai…, mas o encontro foi em Maceió e, simplesmente, acolhemos o jornalista Zeca Camargo (sou fã) com os sabores alagoanos. Afinal este mineiro de Uberaba ama viajar o mundo inteiro, é bom de garfo e de boca e apreciador da boa comida por onde anda. Assim, reuni chefs que trouxeram paraa  cozinha ingredientes da nossa terra: camarão, siri, carne de sol, rapadura, macaxeira, batata doce, bolacha sete capas, suspiros, tapioca, broas de Maragogi, e coentro (Zeca, aprecia).

O casal Dalton e Maria Amélia (sentados), Zeca Camargo, e os chefs Wanderson Medeiros, Mariana Bernardes, Flávia Soares, Thawã Calixto e Thiago Brandão

O time de chefs escalado: Thawã Calixto, Thiago Brandão, a dupla Mariana Bernardes e Flávia Soares, e Denise Xavier, a única que não está no livro, mas que sou fã das comidinhas dela. Os cinco, pela primeira vez, trabalharam juntos. A cozinha não era grande, mas coube todo mundo, até o Zeca, que xeretou várias vezes e ainda pegou a Flávia Soares raspando a panela. Cada um ajudou o outro a montar o prato e deixaram a cozinha limpa, tal qual a encontraram. O chef Wanderson Medeiros, dessa vez como convidado, ficou apenas degustando num “bem bom”.  Também participaram do jantar o designer Rodrigo Ambrósio, o arquitetos Lucélio Araújo e Wilton Ávila.

O jornalista Zeca é boa praça, fez questão de saber da receita de cada prato, ama a culinária indiana, e revelou que vai escrever um livro de gastronomia, claro, ele fará o lançamento em Maceió. Veja o roteiro do jantar para Zeca

Zeca com a chef Denise Xavier

Denise Xavier – Chef do Kareuóka Bistrô, que em breve abrirá na praia da Jatiúca (Nalu), trouxe o tiradito de coco verde, que de cara surpreendeu os convidados. Afinal a carne de coco quase ninguém usa na cozinha, na maioria das vezes é descartada como lixo. Mas a alagoana Denise tempera a fruta com mix de pimenta e transforma a singela carne branca em um manjar de Maceió.

Lasanha vegetariana da chef Denise Xavier

Também Denise executou outra receita de sucesso do Kareuóka, lasanha vegetariana, massa caseira recheada com tomate confitado e crocante de panko (farinha de pão japonês). A massa é envolvida nos molhos dos queijos emmental, parmesão e provolone; também é adicionado o pesto, castanha e azeite.

A dupla, as chefs Flavia Soares e Mariana Bernardes

Flávia Soares – Chef do buffet que leva seu nome, é consultora do Grand Cru e hotéis Ponta Verde. Ela preparou a receita de sua autoria que está no meu livro, tartar de carne de sol, tão comum em bifes ou desfiada, e foi além do clássico. A carne é picadinha na ponta da faca, com o frescor e o sal na medida certa. Em vez de pão, chips de macaxeira e batata roxa.

Raviolli com siri com farofinha de bolacha Maragogi do chef Thiago Brandão

Thiago Brandão – Chef da Veneto Trattoria trouxe o siri da praia, que também está no meu livro. Na receita do chef, a massa caseira é bem deliciosa e além da farinha de trigo, tem a de milho, realçando a cor e o sabor da nova receita do nosso crustáceo das águas doces, vestido no ravióli com molho do camarão no leite de coco. A novidade é a bolacha sete capas de Maragogi em vez do queijo parmesão.

Chef Thiago Brandão com o jornalista Zeca Camargo

Mariana Bernardes – Chef consultora do Grand Cru e hotéis Ponta Verde, teve a missão de reproduzir a receita Camarão do Bar das Ostras, com a saladinha e farofa de mandioca. A iguaria é Patrimônio Imaterial de Alagoas, com seus camarões vila franca,  seu molho aveludo e a apresentação bem caprichada, com  a farofa dentro da quenga de coco.

Camarão Bar das Ostras ganhou nova apresentação da chef chef Mariana Bernardes

Thawã Calixto – Chef da Grand Cru, apostou nas sobremesas e foi muito feliz, tanto que o brownie com caramelo, eu comi antes de tirar foto, e explico:  a rapadura virou o caramelo, coisa de chef. Surpreendeu o paladar de todos.

Chef Thawã Calixto fez os doces para o jantar do Zeca

A outra sobremesa, o chef usou dois ingredientes de Maragogi, as broinhas e os minis suspiros que viraram uma farofinha para receber a doce baba de moça, morangos frescos, redução de vinagre balsâmico, iogurte grego, manjericão, sorvete de tapioca, raspas de limão e laranja e a renda crocante. Soberbo!

Sorvete de tapioca, a sobremesa mais elegante do jantar com as broinhas e os minis suspiros de Maragogi

Zeca Camargo, saboreou cada receita, tratou todos com velhos amigos, e deu sua opinião em sua página no facebook:

“Um post de gratidão! Pelo jantar maravilhoso de meus anfitriões, Maria Amélia e Dalton, da Galeria Karandash – um templo de arte brasileira. Junto com @nidelins, eles me proporcionaram uma experiência gastronômica incrível quando passei pela capital alagoana esta semana: juntaram alguns dos melhores talentos na culinária local – @chefdenisexavier @thawacalixto @maripbernardes @tbrandaos @flaviasoareslima – e foi inesquecível.”

O jantar para Zeca reuniu os chefs e os convidados do casal Dalton Costa e Maria Amélia

“Tô na foto aí com Mariana e Flávia (e sua incrível recriação do famoso camarão do antigo Bar das Ostras). Mas a lasanha da Denise, o siri do Thiago e as sobremesas indescritíveis do Thawã Calixto (olha as fotos!) também estavam demais. E só pra não passar em branco, o grande mestre @picui (Wanderson Medeiros) estava lá degustando com a gente… Depois não sabem por que eu gosto tanto de Maceió… Obrigado, amigos!

Tarta de carne de sol da chef Flávia Soares

Na página do instagram (@zecacamargomundo), o jornalista convidado fez vídeo sobre a maravilha das piscinas naturais da Pajuçara: “…Estava ali, hospedado na orla da praia de Pajuçara, olhando aquelas jangadas passar e… não resisti! Peguei uma por algumas horas e… simplesmente esqueci do tempo! Que coisa maravilhosa é poder ter um momento assim pra gente… sozinho… admirando essa natureza… Que não cabe num vídeo só, claro – e por isso mesmo fiz uma série de “curtas” que estou postando também no Stories, pra dividir com você essa sensação maravilhosa que eu tive olhando pra este céu e este mar… Acompanha lá também – e relaxe… a gente agora tá em Maceió eheh! Boa sexta-feira! #euamomaceio”.

Detalhe do apartamento do casal Dalton e Maria Amélia, arte para todo lado

Galeria Karandash – Os artistas da cultura popular, os mestres de Alagoas e de outros Estados do Nordeste são a maior riqueza dos artistas plásticos Maria Amélia e Dalton Costa, na Coleção Galeria Karandash. Desse acervo, constam peças dos alagoanos Resêndio (Porto Real do Colégio), Antônio de Dedé (Lagoa da Canoa),  Vieira (Ilha de Ferro), Zumira Dantas (Arapiraca), Jasson (Belo Monte), Petronio (Pão de Açúcar), Valmir (Ilha do Ferro), João da Lagoa (Lagoa da Canoa), Seu Fernando (Ilha do Ferro), André da Marinheira (Boca da Mata), José de Pertulina (Pão de Açúcar), Vandinho (Ilha do Ferro). De outros estados são notáveis os trabalhos de Veio (Nossa Senhora da Glória/Sergipe), Antônio Poteiro (Goiás) Celestino (Juazeiro do Norte/Ceará), Aluísio (Ilha do Ouro/Sergipe), entre outros.

Coleção de louças pela artista plástica Maria Amélia Vieira na Galeria

Maria Amélia, além das suas telas, também tem uma linha de pratos e louças de cerâmicas para restaurantes e lares. Já Dalton Costa é artista contemporâneo, com suas belas intervenções em portas de madeiras antigas. Ambos têm o Barco Museu da Coleção Karandash, que navega pelo Rio São Francisco levando educação cultural aos jovens. Seu apartamento de Farol é mais uma galeria de arte, que encanta todos.

Tiradito de coco verde da chef Denise Xavier

Enfim, Cozinhar para Zeca Camargo, Amélia, Dalton e seus convidados, foi o verdadeiro manjar de Nossa Senhora dos Prazeres. Em Alagoas, a gastronomia não é mais coadjuvante.

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Como não amar o seu blog Nide Lins? Você desperta os nossos corações para conhecer de muito muito perto os sabores de nossa terra. Aprendemos a te amar há muitos anos atrás e esse amor cresce bonito hoje é amanhã. Essa oportunidade foi linda, gostosa e deliciosa. Receber vocês em nossa casa foi incrível. Agradecidos por tantos pratos deliciosos desenvolvidos por essa turma sensacional. O Zeca amou… E nós também. Parabéns por divulgar de forma tão amorosa Alagoas. ?????

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/