TOPO
Chef na Cozinha Destaques

Só deu Alagoas

 

 

Estou na torcida pela Seleção Brasileira, mas nesta terça-feira (19), Alagoas amanheceu vitoriosa, saborosa e tricampeã. Sabe por quê? Trouxemos para casa cinco prêmios da Revista Prazeres da Mesa: Melhor Cozinha Brasileira (Akuaba), Melhor Cozinha do Nordeste (Divina Gula) e Melhor Banqueteiro (Wanderson Medeiros). Além disso, também conquistamos a Melhor Carta de Cervejas para Divina Gula, e a Melhor Carta de Vinhos para Maria Antonieta.

Dedé Gama, do Maria Antonieta com o Prêmio Melhores de Vinhos da Prazeres da Mesa

Haja prêmios e todos merecidos, afinal, há muito tempo a cozinha alagoana deixou de ser mera coadjuvante. Antes só se falava da Bahia e Pernambuco, claro que ambas têm seus méritos, mas os nossos chefs são muito bons e levam para mesa o queijo coalho, manteiga do sertão, macaxeira, batata doce, farinha, e tantos outros ingredientes das Alagoas transformados em pratos cheios de sabor  e criatividade.

Divina Gula, 30 anos de história e agora eleito melhor restaurante do Nordeste

Enfim, cozinha alagoana tem identidade, cara e sabores. Agora o Brasil já sabe disso.  No dia 9 de maio publiquei a postagem Vote em Alagoas, e disse: “É tão bom quando recebemos a notícia de que dois restaurantes e um buffet estão concorrendo em categorias diferentes pela Revista Prazeres; e,  melhor, que todos podemos votar online na cozinha alagoana. Os candidatos são: Divina Gula, na categoria Restaurante Nordestino, Akuaba como Restaurante de Cozinha Brasileira, e o  Wanderson Medeiros como chef banqueteiro”.

Então vamos recordar a história dos campões. E, por favor, Seleção Brasileira, siga o exemplo da cozinha alagoana para fazer muitos gols e trazer o hexa.

Divina Gula

Trio de empreendedores: Chef André Generoso e os filhos Chef Vitor e Diogo, do Divina Gula

Cada um de nós tem uma história para contar dos momentos vividos nesses 30 anos de Divina Gula,  a prosa de longas horas, o pedido de casamento, declarações de amor, de amizade, as paqueras,  os risos, as lágrimas, e as estrelas do mundo cultural que  por lá passam e escrevem frases nas pitorescas tábuas do restaurante. Todo este legado regado ao caldinho de feijão com torresmo, o petisco que aterrissou no botequinho no dia 2 de janeiro de 1988, no primeiro endereço, na praia da Jatiúca ainda sem prédios e de onde se via o mar e onde o casal André Generoso e Claudinha Mortimer, gentilmente nos apresentava as comidinhas mineiras.

Nossa eterna Claudia, a luz do Divina Gula, entre André, Vitor e Diogo.

Divina Gula tem 30 anos de histórias saborosas, primeiro trouxe as tradições mineiras, depois o chef André Generoso jogou âncora na gastronomia brasileira, adicionando nas panelas ingredientes do Nordeste, queijo manteiga, farinha, camarão seco, coco… Agora, ao lado de seu filho o chef Vitor Generoso, ele faz da casa uma referência no Nordeste e no Brasil também.

Akuaba

Chef Jonatas e Osvaldo Moreira, melhor restaurante brasileiro

O Akuaba é a história da baiana Vera Moreira que começou sem pretensão, apenas cozinhando na sua casa em Garça Torta para os amigos. Coube ao marido Osvaldo, empreendedor nato, transformar o dom de Vera no Akuba, que no dialeto africano é “Bem Vindo”.

Nossa chef Vera Moreira e seu filho chef Jonatas, talentos da cozinha brasileira

E sempre fomos bem vindos no Akuaba com a doce e simpática família de Vera Moreira e seu filho Jonatas Moreira, com sua cozinha criativa adicionando novos sabores no restaurante Espaço Vera Moreira, o encontro de sabores é apenas o começo de uma festa.

Wanderson Medeiros, chef casamenteiro leva o prêmio de melhor banqueteiro

Nosso chef Wanderson Medeiros entrou no time para ganhar. Iniciou a carreira no restaurante Picui, da família, inovou na gastronomia nordestina, apostou  nos ingredientes simples na sua cozinha em receitas criativas. Mas foi no seu buffet WGourmert, que ele alçou novos votos no segmento de eventos, festas e, principalmente casamentos. Atualmente, noivos de todo canto do Brasil vêm casar em Alagoas e requisitam o banquete do chef Wanderson, onde o sorvete de rapadura é uma das estrelas. Wanderson, o Banqueteiro do ano.

Dadinho de tapioca com carne de sol, item sagrado do buffet W Gourmet do chef Wanderson Medeiros

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/