TOPO
Festival/ Curso Gastronomia

Vai ter Feira Gastronômica no Graciliano Ramos

 

O Conjunto Graciliano Ramos, que homenageia o grande escritor alagoano, tem seus encantos e sabores, que diga a Feijoada da Naza, na própria residência de Maria Nazaré Pereira de Lima, ex-cobradora de ônibus. A alagoana de São José da Laje é famosa não apenas no Tabuleiro dos  Martins, ela tem uma legião de fãs espalhados por Maceió e eu me incluo nesta lista.

O convite para nos deliciarmos na Feijoada da Naza foi do Sebrae Alagoas que, em parceria com a Associação de Moradores, vai realizar de 27 a 29 de outubro, das 16h até as 22h, na Praça Graciliano Ramos, a 1ª Feira Gastronômica do conjunto. Serão 17 barracas de comidinhas, entre elas a Feijoada da Naza, além de artesanato e shows com os artistas da comunidade, como Naná Martins.

Cozido com pirão, outro espetáculo da Feijoada da Nalva

Na Feijoada da Naza não vemos a lua, nem planetas ou satélites, mas é, sem dúvida, uma estrela da gastronomia popular alagoana com sua cozinha regional no capricho. A feijoada é porção generosa para duas ou três pessoas. Na panela, o feijão preto com caldo encorpado, orelha, pé, rabo, mocotó de porco, paio, bacon, charque, couve, torresmo e abacaxi. Um espetáculo, mas o cozido feito por Naza é igualmente de qualidade, o pirão é uma glória. (Feijoada da Naza -98862.5841)

Naza, aposentada agora se dedica ao seu restaurante com apoio da família

Também visitei a Graça Tavares, outra empreendedora do Graciliano Ramos. Depois 17 de anos como cozinheira em restaurantes de massas em Maceió, resolveu abrir seu próprio negócio, Mangiare Massas Recheadas. A alagoana produz as massas e recheios artesanais e vende por encomenda, mas na Feira Gastronômica vai marcar presença com suas gostosuras, como o ravióli de frango.

Ravioli de espinafre com frango da Graça,será um das estrelas da Feira Gastronômica no Conjunto Graciliano Ramos

“Com 9 anos de idade, eu já me atrevia na cozinha, claro, a primeira experiência não ficou boa. Minha escola foi a cozinha dos restaurantes, comecei como auxiliar de serviços gerais, cozinheira, cozinheira geral e  chef de setor de massa. Amo o que faço, era um sonho do meu filho e, em homenagem a ele, sou dona do meu negócio”, diz Graça, que contou com apoio do Sebrae para virar Microempreendedor Individual (MEI).

Segundo dados do Sebrae, a comunidade do Conjunto Graciliano Ramos, no Tabuleiro do Martins, tem potencial empreendedor no segmento de alimentos da parte alta de Maceió.  No total, o bairro conta com mais de 700 estabelecimentos comerciais formais, sendo um dos bairros de Maceió com maior volume de negócios formalizados. E cada história traz o sabor de empreendedorismo,  como a Naza e Graça.

Graça com apoio do Sebrae virou Micro Empreendedora Individual

Rota Feira Gastronômica de Graciliano Ramos

Em breve publicarei outra postagem  da  1ª Feira Gastronômica de Graciliano Ramos,  mas anote logo na agenda: de 27 a 29 de outubro, das 16h até as 22h, na Praça Graciliano Ramos.

O evento é uma Associação de Moradores do Graciliano Ramos com o apoio do Sebrae e da Prefeitura de Maceió

Participantes

  1. Sabor da Mainha
  2. Mangiare Massas Recheadas
  3. Caldíssimo Guimarães
  4. Das Terras Tapiocas
  5. Casa do Cuscuz e Cia
  6. Ceva Sabores e Bebidas
  7. Pastelaria O Topadão
  8. Espetinho do Carlinhos
  9. Feijoada da Naza
  10. Barraca do Sanduba
  11. Big Lanches Família
  12. Coxicopos
  13. Galeto Bom Tempero
  14. Ateliê Doce Marcelle
  15. La Cucina
  16. Restaurante Baobá Raízes e Tradições
  17. As Merendeiras SEMED

 

 

 

 

Visits: 0

«

»

7 comentários
  • claudiceia
    6 anos Atrás

    Barraca do sanduba o melhor dos melhores.

  • Josiklay Farias
    6 anos Atrás

    Só faltou o o ponto de referência da feijoada da Naza. Já estou com água na boca pra saborear essa feijoada.

    • Nide Lins
      6 anos Atrás
      AUTOR

      Josikay,sou péssima para explicar referencia, mas o telefone da Naza: (Feijoada da Naza -98862.5841)

  • Hertz Lima
    6 anos Atrás

    Nide coloca o contato da da moça da feijoada e da massa pq eu mesmo moro aqui na parte alta e nao conheço essas delicias….obrigado

  • Jorge Adriani B Cabral
    6 anos Atrás

    Bom dia,

    Quero parabenizar a iniciativa de realizar este evento que a cada dia a área de alimentação e chefes vem crescendo em nossa cidade.

    Desta forma quero aproveitar para saber de como poder participar deste evento ou nos próximos, pois tenho um trailer o “Sabor de Churros Gourmet – Churros doces e salgados com recheios e coberturas variadas.

    Grato,

    Contato: 99308-0711 (Tim/What) / 98859-2356 (Oi)

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/