O gás natural está cada vez mais presente nos edifícios de Maceió. O que inicialmente era visto apenas como uma comodidade para evitar as indesejadas, complicadas e até mesmo arriscadas trocas do botijão de gás, hoje vai muito além disso e passa a ser mais um item que os compradores de imóveis checam antes de decidir a melhor opção.

Em Maceió já são mais de 48.000 residências que contam com os benefícios do gás natural, alem de diversos restaurantes. A segurança e a economia são alguns dos atrativos que explicam a procura para unidades residenciais. “O gás natural pode ser utilizado não só em fogões, mas também no aquecimento de água de chuveiros, pias, piscinas, banheiras de hidromassagem e saunas, assim como em churrasqueiras”, conta o gerente comercial da Algás, Fabio Sousa.

Sustentabilidade

Por promover o aproveitamento total do gás, o sistema não produz desperdícios, o que é muito importante em épocas de economia de energia. O gás canalizado vem da combustão de produtos sem cheiro, produzindo uma quantidade bem menor de dióxido de carbono, o grande vilão do efeito estufa, e praticamente nada de dióxido de enxofre, que contribui para a chuva ácida. Ou seja, é uma energia limpa e responsável com o meio ambiente.

Vantagens do Gás Natural

  • SEGURANÇA – mais leve que o ar, o Gás Natural dispensa armazenagem e possui um sistema de proteção que interrompe o fornecimento em caso de vazamentos. Incolor, inodoro e não-tóxico, o Gás Natural é odorizado com mercaptanas (mesmo odorizador utilizado no tradicional gás de cozinha, o GLP), o que garante segurança para o usuário;
  • PRATICIDADE E CONFORTO – o abastecimento é contínuo e o pagamento só é efetuado após o consumo.
  • EFICIÊNCIA – como se encontra na natureza em estado gasoso, o Gás Natural não precisa ser atomizado para queimar, o que lhe confere uma combustão limpa e mais eficiente no que se refere a seu rendimento térmico.
  • PREPARO DE ALIMENTOS – A chama azul mais forte, firme e constante permite o preparo de alimentos com maior eficiência e em menor tempo, qualquer que seja a quantidade;
  • AQUECIMENTO – O sistema a Gás Natural Canalizado reduz substancialmente os gastos com energia elétrica no aquecimento de água para chuveiros e torneiras tornando-o mais eficaz e seguro.

Outro equipamento a gás natural que começa a ganhar a preferência dos novos empreendimentos são os geradores de energia elétrica. Tradicionalmente, a escolha entre geradores a diesel ou a gás tem sido relativamente simples. As vantagens dos custos para aplicações de grande capacidade tendem a favorecer ao diesel, para a geração de emergência de 150 kWe ou mais em aplicações comerciais e industriais.

No entanto, as inovações tecnológicas estão fazendo dos geradores a gás uma opção mais potente e rentável. Além disso, questões relacionadas com o armazenamento de combustível e a confiabilidade dos geradores a diesel estão se tornando um grande dasafio. Finalmente, mais e mais empresas procuram reduzir sua emissão de carbono e estão mais abertas a opções que são amigáveis ao meio ambiente.

Ambos, tanto geradores a diesel como a gás, são escolhidos em aplicações abaixo de 150 kWe. Os geradores a gás são muitas vezes escolhidos para aplicações de emergência em residências e comércio de pequeno porte. Os motores utilizados nestas máquinas estão disponíveis em grandes quantidades, tornando-os extremamente rentável. O fornecimento de gás natural para estas aplicações torna-se a escolha ideal.

Participe do nosso blog comentando nas postagens, mandando sugestões de pauta, dicas, dúvidas…

Vamos crescer juntos!

 

 

Fontes: Bahiagás, Algás, Generac, Gas Natural Fenosa, Precon.

 

Atualmente não há comentários.