Não podíamos iniciar nosso blog de outra forma se não fosse tentando ajudar a solucionar uma velha dúvida daqueles que decidem comprar um imóvel; pronto ou na planta?

Ambos apresentam vantagens e desvantagens. A escolha por uma ou outra opção dependerá do seu perfil e dos seus objetivos como comprador.

Todos nós sabemos a importância da compra de um apartamento ou de uma casa, principalmente quando se trata do primeiro imóvel. Na maioria das vezes pensamos, fazemos cálculos, simulamos financiamentos e finalmente decidimos que é hora de comprar.

Vamos as principais diferenças entre as duas modalidades!?

Imóvel na planta

Na compra de um imóvel na planta a tendência é que haja menos burocracia. Como o imóvel não está pronto, o que existe entre ambas as partes é uma promessa de compra e venda, que é diferente de um contrato definitivo.

Muitos afirmam que a grande vantagem desta modalidade é que o preço de um imóvel na planta é inferior ao de um imóvel pronto, porem particularmente acredito que a diferença nem sempre é tão grande. O que vai acontecer é uma maior valorização do imóvel ainda em construção em relação ao que já está pronto, que já teve a sua grande valorização.

O interessado em adquirir o imóvel na planta pode conseguir uma negociação melhor, como o parcelamento da entrada, maior número de mensalidades e intercaladas de acordo com o seu perfil. O mais importante para a construtora é que o comprador tenha pago um percentual significativo do valor total do bem, antes da entrega das chaves.

Outro ponto positivo do imóvel na planta é que há mais tempo para se planejar financeiramente para as demais despesas, como compra de móveis, luminárias, eletrodomésticos e demais itens de decoração.

Segundo o consultor imobiliário Bruno Tenório, “Essa modalidade pode ser interessante para consumidores que não têm o perfil poupador e preferem a obrigação das parcelas mensais.”.

Outra dica indispensável é pegar referências da construtora a qual está adquirindo o imóvel e ser bem assessorado por um corretor de imóveis e um advogado que sejam de sua confiança para analisar com cautela a promessa de compra e venda.

Imóvel pronto

Com a crise que afetou o país, em especial ao setor da construção civil, nos últimos anos, muitos brasileiros passaram a dar preferência aos imóveis prontos. Um dos fatores que motivou isso foi por o bem adquirido já existir, o benefício ser imediato e não corre o risco de não ser entregue pela construtora.

Assinado o contrato (e registrado), é só preparar a mudança. Não há obra em andamento, portanto não há espera, tampouco a temeridade de surpresas indesejadas.

O valor exigido de entrada para a compra de um imóvel pronto costuma ser alto e o consumidor deve dispor dessa quantia no ato. Além disso, como a mudança é imediata, todas as demais despesas inerentes à aquisição do bem precisarão ser pagas na mesma ocasião. Ou seja, é preciso planejar essa compra algum tempo antes ou ter uma boa reserva de capital.

A tendência é que o imóvel na planta, com o tempo, passe a valer mais do que o imóvel pronto ou usado, por duas razões principais: oferta e custos de manutenção.

“À previsão de cada vez menos lançamentos imobiliários nos próximos anos, o que leva a uma valorização dos empreendimentos que já estão em andamento, principalmente caso o país supere a atual recessão econômica.”, afirma Bruno Tenório.

Analisem com calma as vantagens e desvantagens apresentadas e principalmente se sua necessidade é de curto ou longo prazo antes de decidir.

 

  • ROSALVO PEREIRA

    EXCELENTE! PARABÉNS PELO ESPAÇO, POIS, SERÁ ÚTIL AOS QUE ESTÃO PROCURANDO UMA NOVA MORADA!
    SUCESSO!

    • Diogo Rebêlo

      Um honra tê-lo aqui contribuindo com nosso blog, meu amigo.
      Grande abraço

  • Rubens Barboza

    Parabéns e muito sucesso!!!!

  • Jônatas Rodrigues

    Muito bom, fazer um investimento com orientação adequada!

  • Maria Isadora

    Devo Obrigado pelos esforçоs tem Coloque escrevendo іsto site .
    Eu estou esperando pаra visualizar o mesmo alto grau conteúⅾo de você mais tarde também.
    Ⲛa verdade , suas habilidades ɗe escrita criativa tem motivado eu conseguіr mеu próprio
    local аgora 😉

    • Diogo Rebêlo

      Um honra tê-la conosco no nosso blog!
      Tenho certeza que você vai conseguir.
      Grande abraço

  • Paulo Rafael

    Meu irmão recomendado eu teria possivelmente assim site .
    Ꭼle era ᥙma vez inteiramente certo. Isto post
    na ѵerdade fez o mеu dia. Você cann ‘ t imagine ѕó comߋ muіto tempo tinha passado ρⲟr isso
    informação! Obrigado!

    • Diogo Rebêlo

      Nós é que agradecemos por participar aqui conosco.
      Grande abraço