Você sabe quanto paga de tarifa bancária todo mês? Se respondeu “não”, saiba que está entre mais da metade da população que também não tem ideia desse custo.  Os dados são de uma pesquisa do Ibope Inteligência, encomendada pelo C6 Bank, na qual 2.009 pessoas de todo o País responderam a um questionário.

De acordo com o levantamento, apenas 49% das pessoas que têm conta em banco sabem dizer exatamente quanto pagam em tarifas. Isso é preocupante? Sim, porque muitas vezes o consumidor está sendo lesado e nem sabe.

É fato que as instituições bancárias não têm o menor interesse em destrinchar as tarifas e apresentar essa informação de forma clara ao correntistas (normalmente está nas letrinhas miúdas do contrato), por isso é importante ficar atento a essas cobranças e também aos reajustes que ocorrem todo ano.

Já aconteceu comigo de ter contratado um “pacote de serviços” na minha conta corrente e meses depois o banco mudar para outra opção mais cara sem ao menos ter avisado. Tive que ligar e pedir o cancelamento. O problema é que sequer consegui o reembolso. O ideal é conferir o extrato bancário todo mês pra ver se não há nenhuma cobrança indevida.

Como zerar as tarifas bancárias

As instituições bancárias são obrigadas a oferecer o pacote essencial gratuito. Só vale a pena contratar outro pacote se esse básico não atender às suas necessidades. Para quem faz muitas transferências e saques, o ideal  é optar por um pacote, pois os serviços avulsos acabam saindo bem mais caros.

Além dos serviços gratuitos, existem ainda quatro pacotes padronizados que devem estar disponíveis em todos os bancos. Os serviços inclusos em cada pacote são determinados pelo Banco Central, mas os valores variam de banco para banco. A Caixa Econômica tem uma das menores taxas: o pacote mais simples, por exemplo, custa de R$ 12,10 (valor de maio de 2019). Vale a pena pesquisar, negociar e, de repente, até mudar de banco. O consumidor tem o direito de optar por aquele pacote que melhor cabe em seu orçamento.

A tarifa bancária pode parecer um gasto pequeno no orçamento, mas somando essa despesa ao longo ano, o custo é considerável. Sem falar que você pode estar pagando por um serviço sem necessidade. É melhor pagar menos e economizar esse valor, não acha?

 

 

Atualmente não há comentários.