Qual o seu sonho para 2019? Seja qual for, você vai precisar de um planejamento. – É da Sua Conta

PLANEJAMENTO. Tem gente que torce o nariz só de ouvir essa palavra. Ela é grande, pesada e tem cara de chata, admito! Mas é fundamental não só nas finanças como na nossa vida. Tudo envolve o planejamento, desde a escolha da roupa que você vai vestir pra ir a uma festa,  o prato que você vai preparar para o almoço ou jantar, as coisas que você vai fazer durante o dia ou na semana, enfim… Falando de uma forma simples, planejar nada mais é do que agir com antecedência.

O ato de planejar é uma espécie de guia que nos ajuda a colocar em foco o que queremos e a estabelecer as prioridades para alcançar determinado objetivo. Através do planejamento podemos identificar os pontos fracos e fortes, os recursos necessários, definir as estratégias e tomar a decisão mais acertada para atingir o resultado esperado. Parece complicado? Vou dar um exemplo:

Meu sonho (objetivo) para 2019: comprar um carro

Quanto eu vou precisar pra comprar esse carro? (recursos financeiros): 12 mil reais

Vou comprar à vista ou a prazo?: à vista

Em quanto tempo quero comprar esse carro? (tempo para atingir o resultado): 12 meses

O que eu preciso fazer para juntar esse dinheiro? (estratégias): economizar, arrumar um trabalho extra, deixar de almoçar fora de casa, diminuir as compras, reduzir despesas, cortas gastos…

Tá vendo como é fácil! Todas essas perguntas vão estar no seu planejamento. É preciso colocar tudo no papel. Você estipula as metas, os prazos (pode ser a médio ou longo prazo) e estipula as ações para atingir o seu objetivo.

Isso não significa que você não vá encontrar obstáculos pelo caminho. Imprevistos acontecem todos os dias, mas com o planejamento fica mais fácil manter o foco, sem desviar do caminho estabelecido.

Planejar é como num jogo de xadrez (embora nunca tenha jogado!). É preciso ter visão, pensar e antecipar na cabeça os próximos movimentos, escolher a melhor jogada para chegar ao xeque-mate, ou melhor, ao resultado esperado.

O planejamento vale para tudo: para o trabalho, as finanças, organização doméstica, família… No começo é difícil, mas depois que você se acostuma, vai ficando mais tranquilo.

As minhas filhas, de 10 e 13 anos, por exemplo, já começaram a fazer o planejamento dos estudos de 2019. Elas usam um planner (espécie de agenda divertida) e lá elas anotam as atividades, o que precisam estudar, as séries que pretendem assistir… e assim vão criando o hábito de planejar.

Então, que tal começar hoje a planejar os seus sonhos para 2019? Se precisar de uma ajudinha, tô por aqui.