Ao chegar ao trabalho um dia desses, me deparei com um colega revoltado com uma situação.  Ele fez o pagamento de um boleto bancário usando o cartão de crédito, mas não sabia que o serviço era pago. Resultado: quando a fatura chegou, levou um susto com a cobrança da taxa.

O pagamento de contas com o cartão de crédito está entre as facilidades oferecidas pelos bancos e instituições financeiras.  Mas será que vale a pena?

É uma opção para quem não tem dinheiro e recorre ao limite disponível para pagar as contas, mas pode sair muito caro se a pessoa não tiver um controle financeiro. Caso deixe de pagar ou pague o valor parcial da fatura, os juros cobrados são muito altos, o que pode levar a um problema maior, que é o endividamento.

Antes de optar pelo serviço, é bom saber direitinho as regras e as taxas cobras pela administradora do seu cartão.

Como funciona?

– O limite do cartão de crédito é o mesmo para compras, saques e pagamentos de contas. Não existe um limite adicional para isso.

– Os pagamentos devem ser feitos até a data de vencimento da conta. Mas é possível pagar também alguns boletos após o vencimento, como água, energia e telefone.

– Se você fizer o pagamento no final de semana ou feriado, o mesmo só será efetivado  no próximo dia útil.

– O serviço não é gratuito. Por cada conta paga com o cartão de crédito, há cobrança de uma tarifa fixa (o valor varia de acordo com a instituição), além de possíveis encargos (juros e IOF).

– Com o cartão de crédito, é possível pagar contas de natureza pessoal que contenham código de barras e faturas de cartões de crédito de outros bancos.

–  Já contas de pessoas jurídicas, faturas de cartões de crédito do mesmo banco e contas em nome de terceiros não podem ser pagas.

– As contas pagas virão na próxima fatura do seu cartão de crédito.

– Alguns bancos oferecem pontos em programas de recompensas quando o cliente utiliza o serviço de pagamento de contas com cartão de crédito. O que pode ser interessante para o consumidor.

– Lembre-se: é importante consultar a operadora do seu cartão pra ver as taxas e as particularidades antes de contratar o serviço.

 

  • Saint

    Para se livrar destas taxas de cartão de crédito, a opção é utilizar o Picpay. Nele, podemos cadastrar o cartão de crédito e efetuar o pagamento de contas com cartão de crédito sem custos adicionais.

    • Maria Maciel

      Oi Saint, bom dia! Eu não sabia que existia essa opção do Picpay. Obrigada pela dica! Vale até um post sobre isso.

  • Saint

    E parabéns pelo post Maria Maciel!! 🙂 Todo cuidado é pouco com estas tarifas bancárias que só aumentam a arrecadação dos bancos e dificultam a vida de quem está buscando o seu equilíbrio financeiro. Quem pretende criar a sua reserva de emergência e independência financeira deve fugir destas taxas.

    • Maria Maciel

      Isso mesmo! Quase tudo nos leva na direção contrária a uma vida equilibrada financeiramente, por isso é importante ficar atento e ser cauteloso quando o assunto é dinheiro. Obrigada pela sua participação, foi muito construtiva!