O Black Friday vem aí! 10 cuidados na hora de aproveitar as liquidações. – É da Sua Conta

O Black Friday só acontece na última sexta-feira do mês de novembro, mas as ofertas já começaram a aparecer. Muitas lojas já estão enviando e-mails pedindo para o consumidor fazer um cadastro para receber as promoções em primeira mão. Eu já recebi vários! E no Instagram o apelo é ainda maior. Mas é preciso tomar alguns cuidados antes de sair comprando por aí, principalmente pela Internet. Confira algumas dicas:

1 – Faça um planejamento. Por mais que os preços sejam tentadores, é preciso ter controle para não gastar mais do que pode.

2- Faça uma lista dos produtos que realmente precisa e gostaria de comprar. Considere suas necessidades.

3 – Estabeleça um limite de gastos para não estourar o orçamento. Faça as contas e veja se a sua renda permite fazer novas dívidas.

4- Pesquise o preço do produto antes em várias lojas, anote ou faça um print screen (foto da tela do computador ou celular).  Depois compare no dia do Black Friday pra ver se o desconto vale a pena. É comum muitas empresas maquiarem o preço para que o produto pareça mais barato.

5- Se a comprar for pela Internet, veja se o site é seguro.  Verifique se a empresa possui endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor para certificar-se que a empresa realmente existe. Também é importante acessar o histórico de reclamações no Procon de seu município e no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, para verificar a reputação da loja.

6 – Evite comprar em sites que só aceitam pagamento via boleto.  Por que além de não passar pela verificação da administradora do cartão, caso haja fraude, você não conseguirá reaver o valor pago.

7 – Cuidado com promoções enviadas por e-mail.Com certeza, você irá receber diversos e-mails com ofertas irresistíveis, mas antes de clicar, desconfie!  Os golpistas se aproveitam do aumento das compras online para enganar os consumidores. É preciso ficar atento ao remetente para não ser uma vítima de fraude.

8- Desconfie de preços muito baixos. Isso também pode ser indício de fraude. Não compre nada na pressa. Pesquise e analise todos os itens antes de fechar a compra.

9 – Não compre por impulso! Mesmo que o preço esteja ótimo, se você não tiver condições, não compre! É melhor se arrepender de não ter comprado aquele sapato ou celular do que ficar cheia de dívidas e sem dinheiro pra pagar as contas.

10 – Lembre-se de que as promoções sempre vão existir. Não vale a pena se endividar comprando algo que não seja extremamente necessário. É preciso consumir com consciência, principalmente com a instabilidade econômica em que vivemos. A regra é simples: se você tem dinheiro e uma folga no orçamento pra comprar o produto que tanto deseja com um desconto extraordinário, compre! Caso contrário, espere as próximas liquidações!

Atualmente não há comentários.