Como economizar na compra do material escolar – É da Sua Conta

Quem tem filho sabe o quanto pesa no bolso a compra de material escolar. Afinal, esses gastos se juntam a outros do mês de janeiro como matrícula, fardamento, livros… E quem tem mais de um filho na escola (como eu!), aí é que a conta aumenta mesmo. O jeito então é buscar formas de economizar. Veja algumas dicas:

  • Pesquise! Para fazer economia é preciso ter paciência e disposição para pesquisar e comparar os preços em várias lojas. Dá trabalho, mas vale a pena. O preço de um mesmo produto em diferentes estabelecimentos pode avariar até 100%.
  • Reaproveite. Dê uma olhada no material do seu filho do ano passado e veja se consegue aproveitar alguma coisa. Compasso, lápis de cor, régua, dicionário… alguns produtos podem ser reutilizados. Afinal, não é porque mudou o ano que você precisa comprar tudo novo.
  • Ignore as marcas. As crianças adoram estampas de personagens e é natural que queiram comprar tudo com a estampa favorita, desde o lápis de cor, cadernos até a mochila. O problema é que esses produtos de marcas registradas custam até três vezes mais.  Dá pena dizer não pra criançada (eu sei!), mas é preciso!  Não dá pra comprar tudo. Por isso, a dica é negociar: peça pra ele escolher um item do personagem favorito e o restante você compra sem ser de marca mesmo.
  • Inclua as crianças nesse processo de compra do material. A educação financeira deve começar desde cedo e essa é uma ótima oportunidade para inserir as crianças nesse contexto. Peça a ajuda dos pequenos para pesquisar e comparar os preços. Assim, eles vão saber quanto custa cada item e aprenderão a dar mais valor. Além do mais, é importante que os pais mostrem para os filhos a economia que estão fazendo e o quanto isso é importante para toda a família.
  • Compre apenas o essencial. Normalmente, as listas são feitas para o ano todo. Mas isso não significa que você precisa comprar TUDO de uma só vez. Vou dar um exemplo: na lista tem 5 apontadores. Daí eu pergunto: pra que uma criança de 6 anos vai precisar de cinco apontadores?? Basta um! Quando quebrar ou perder, vai lá e compra outro, não é mesmo?
  • Compre em quantidade. Se você tem mais de um filho, vale a pena comprar alguns itens naqueles kits ou pacotes fechados, assim o valor unitário sai mais barato.
  • Diga não ao consumismo. Ao invés de comprar, que tal reutilizar, customizar, emprestar ou  trocar? Vivemos numa sociedade que estimula o consumo, mas é nosso dever enquanto pais ensinar aos nossos filhos a importância de economizar e utilizar de forma consciente os recursos naturais.

Pesquisa

O Procon Maceió fez uma pesquisa com itens de material escolar. O levantamento foi realizado por técnicos do órgão entre dezembro e o início de janeiro. Foram catalogados 63 itens de seis estabelecimentos do Centro. Confira aqui a lista.

 

  • Everson Silva

    Boa noite, muito interessante esse teu blog, precisamos destas orientações no nosso dia a dia!