O cartão de crédito traz inúmeras vantagens, como o uso de pontos e milhas, descontos em serviços, cinemas, lojas, dentre outros. Mas é preciso saber usá-lo para não se endividar. Um erro comum que as pessoas cometem é gastar mais do que ganham. E aí não conseguem quitar o valor total da fatura, tem pagar juros altíssimos, encargos, e a dívida vai virando uma bola de neve. Veja algumas dicas para usar o seu cartão da forma correta:

Se você tem apenas uma renda mensal, o ideal é ter apenas um cartão de crédito. Nada de encher a carteira com cartões de diferentes bandeiras.

1  O limite do cartão de crédito deve ser, no máximo, de 50% do salário. Isso evita de você gastar mais do que ganha. Mesmo que o banco tenha lhe dado um limite maior (algumas bandeiras disponibilizam limites altíssimos mesmo sem a pessoa pedir!), tenha em mente o valor de 50% e estipule o seu próprio limite. Exemplo: se você ganha R$1.000 por mês, considere o limite de R$ 500 para o seus gastos com o cartão.

2 Tenha cuidado ao fazer parcelas fixas, pois quando você parcela uma compra, acaba comprometendo os meses futuros do orçamento mensal.

3 Evite pagar a parcela mínima do cartão. Caso tenha um desequilíbrio financeiro, tente procurar outra linha de crédito que não ultrapasse 3% ao mês. O consignado é uma opção.

4 Cuidado com o descontrole financeiro. Se você não está conseguindo pagar a fatura do cartão, é sinal de que alguma coisa está errada. Faça um diagnóstico financeiro urgente pra saber onde está o problema. Geralmente, vamos parcelando (valores pequenos mesmo) e quando a gente vê a dívida já esta nas alturas.

5 Diga não ao consumismo. Sempre pergunte se realmente precisa disso, se tem dinheiro para comprar e se terá como pagar a fatura total do cartão no dia do vencimento.

6 Negocie a anuidade. Não tenha vergonha de ligar para a operadora de cartão de crédito e pedir isenção ou desconto na taxa de anuidade do cartão. Eu faço isso todo ano e consigo! Digo logo que vou cancelar o cartão e eles me oferecem um desconto.  Além disso, existem cartões que não cobram nenhuma taxa de manutenção.

7 Procure saber os benefícios que o cartão de crédito oferece, como programas de pontos e milhas. Opte por aquele que lhe dá mais vantagens.

8 Acompanhe as suas compras. A maioria dos bancos já oferece aplicativos do cartão de crédito onde você pode acompanhar os seus gastos, faturas dos próximos meses, dá pra saber tudo sobre as suas despesas para não se descontrolar financeiramente. Você também pode configurar as notificações no celular de toda a compra que você faz.

9 Faça um planejamento. O uso do cartão requer muita disciplina e planejamento para usá-lo de forma correta. Saber a média dos seus gastos, o que você deve e o que deve quitar primeiro é muito importante para sua boa saúde financeira.

E uma última dica: Tá descontrolado com o pagamento do cartão? Então pare de usá-lo, esconda o cartão e só pegue-o de volta quando quitar tudinho. Senão, você vai cair na tentação de gastar, mesmo estando endividado.

Atualmente não há comentários.