Recibo anual de quitação de débitos
Saiba mais sobre a antecipação da restituição do IR

No próximo domingo é comemorado o Dia dos Mães. Com o grande apelo comercial e midiático, os consumidores devem ficar atentos na hora das compras. Mas, antes de qualquer atitude, é bom lembrar que a regra  básica para qualquer relação de consumo é pesquisar.

Entre os produtos mais procurados para presentear as mães, selecionei os três principais grupos.

Para quem pensa em presentear com calçados ou roupas, é preciso lembrar que a substituição destes produtos só é obrigatória no caso de defeitos. A troca de produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto é uma liberalidade do estabelecimento.

Já para quem pensa em dar um eletroeletrônico para as mães, como um celular ou tablet, a dica é sempre adquirir o produto em lojas autorizadas. Isso garante a procedência e habilitação. O produto tem que estar lacrado e dentro da embalagem original deve haver a relação de rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e o termo de garantia contratual.

Se você quer dar a liberdade de escolha para a sua mãe e prefere um “vale presente”, é importante definir com o lojista e anotar na nota fiscal, de que forma será restituída uma possível diferença de valores entre o vale presente e aquele escolhido na loja.

Vale ressaltar o cuidado que o consumidor precisa ter com as compras online. Verificar a credibilidade da empresa é essencial para uma compra segura. Cheque se a loja informa seu CNPJ e seus canais de contato, como endereço, telefone ou e-mail. Imprima ou salve em seu computador as páginas que detalham a oferta do produto (preço, prazo de entrega etc.) e que confirmam a efetivação da compra.

É sempre bom lembrar: por segurança, não realize compras por meio de computadores públicos, como os de lan houses, escola ou local de trabalho.

There are currently no comments.