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Problemas com o banco? Saiba onde e como reclamar

É muito comum entre os consumidores o uso do cartão de crédito, principalmente pela facilidade que ele oferece nas horas em que o dinheiro está curto, mas precisamos efetuar alguma compra. Pensando nisso, dediquei o “post” de hoje para orientar os consumidores alagoanos sobre diversas tarifas que são cobradas na temida fatura no final do mês. Algumas dicas são mais populares, outras são pouco conhecidas, mas a maioria ainda gera espanto devido aos valores altos.

O que muita gente provavelmente não sabe é que após a aprovação da Resolução nº 3.919/2010, o Banco Central definiu que apenas cinco tarifas podem ser cobradas dos usuários de cartão.
Listei abaixo cada uma delas com o seu devido propósito na fatura.

1. Anuidade: é cobrada em quase todos os cartões de crédito. Ela é uma “tarifa de manutenção”, ou seja, serve para custear o serviço. Os valores podem variar ou até mesmo não existir, depende da instituição financeira e da modalidade contratada. Por isso, recomendo fazer uma pesquisa antes de adquirir um cartão novo.
2. Emissão de segunda via
Perdeu o cartão? Foi roubado ou furtado? Provavelmente, você vai ter que pagar para emitir a segunda via. Mas, se o cartão for bloqueado devido a uma falha de operação ou tentativa de fraude, por exemplo, você não deve pagar por sua reemissão. Vale lembrar que em caso de perda, furto ou roubo, é necessário comunicar a administradora e solicitar o bloqueio do cartão. Além disso, você pode registrar um boletim de ocorrência.
3. Saque: se você precisar de dinheiro e tiver que sacar com o cartão de crédito, haverá cobrança de tarifa. A maioria dos bancos considera essa retirada um empréstimo, já que o valor só será pago no mês seguinte. Além da tarifa de saque, as instituições financeiras podem cobrar juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), caso você esteja realizando a retirada em outro país.
4. Pagamento de contas:
muitas pessoas optam por pagar suas contas de água, luz e gás, por exemplo, com o cartão de crédito por acharem essa opção mais vantajosa. Porém, o que talvez elas não saibam é que também há cobrança de tarifa por cada conta paga, acrescidas de IOF. Ou seja, a conta acaba ficando mais cara. Lembrando que, mesmo se optar por fazer o pagamento no débito automático do cartão, essa cobrança tarifária também será feita.
5. Aumento emergencial do limite de crédito: de acordo com as perguntas que recebo aqui no blog e nas minhas redes, essa é uma das tarifas que mais pega os consumidores de surpresa. Na hora de efetuar uma compra você já percebeu que o valor iria “estourar” o cartão? São nessas horas que muita gente pede para que o limite seja aumentado. Entretanto, esse pedido de emergência tem um custo.

Por isso, recomendo que o consumidor fique de olho nas suas contas, planeje sua vida financeira e evite ultrapassar o limite do seu cartão. Assim, você se previne e evita cobranças inesperadas.

Por fim, se houver cobrança de uma tarifa indevida em sua fatura, entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento do Consumidor) do emissor do cartão. Inclusive, falei sobre o serviço de SAC na publicação anterior. Mas se você chegou a pagar um valor cobrado indevidamente, tem direito à devolução em dobro do valor pago em excesso, acrescido de correção monetária, conforme estabelece o artigo 42 do CDC.
Só para reforçar, estou à disposição para qualquer dúvida aqui e nas minhas redes sociais (@rodrigocunhaal).

  • MARIA DAS GRAÇAS

    A LOJA DA CEA ESTAVA COBRANDO NA FATURA DESCONTO EM FARMACIA, ESSA COBRANÇA NÃO TEM NADA HAVER PORQUE QUANDO DESCONTO DE FARMACIA NOS TEMOS SEM PRECISAR DE PAGAR CERTO RODRIGO? TENHO DIREITO PEDIR RESTITUIÇÃO COM JUROS E CORREÇÃO DESSE DESCONTO SEM A MINHA AUTORIZAÇÃO? OBRIGADA GRAÇA