Conheça as tarifas que podem ser cobradas no cartão de crédito
Afixação de preços: saiba seus direitos

Quem nunca teve problemas com o banco? Cobranças indevidas e falta de informações importantes sobre serviços são alguns dos exemplos mais comuns. Dediquei o post dessa semana para orientar os consumidores que estão com algum problema com o banco para registrar suas reclamações e fazer valer seus direitos:

1° Ligue para o SAC
Diferente do que muita gente pensa, a primeira coisa a ser feita não é procurar o seu gerente. Sugiro que primeiro você entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que é o canal oficial do banco para registrar sua reclamação ou cancelar um serviço de forma efetiva.
Ao registrar a reclamação no SAC, a ligação é gravada e todos os agentes do banco podem acompanhar o processo. Você recebe um número de protocolo e, em todos os bancos, o SAC tem um prazo de cinco dias para solucionar sua questão.
Não esqueça de anotar o número do protocolo, o nome do atendente e a data da ligação, que são as provas de que você tentou resolver o problema. A seguir, deixo o número do SAC de alguns bancos para ajudar na sua reclamação e solução do seu problema.
Caixa – 0800 726 0101
Banco do Brasil – 0800 729 0722
Itaú – 0800 728 0728
Santander – 0800 762 7777
Bradesco – 0800 704 8383

2° Ligue para a ouvidoria
Se depois de cinco dias o SAC não resolveu seu problema, procure a ouvidoria do banco, que tem até dez dias para solucionar a questão. Regulada por decreto, a ouvidoria é a parte do banco que tem a responsabilidade de zelar pelo relacionamento com o cliente. É a instância da instituição financeira que tem mais poder para solucionar seu problema.
Em uma regra de autorregulação bancária aprovada em agosto de 2017, o setor se comprometeu a atender 50% das demandas de ouvidoria em até cinco dias úteis.
Os contatos da ouvidaria são os seguintes:
Caixa – 0800 725 7474
Banco do Brasil – 0800 729 5678
Itaú Unibanco – 0800 570 0011
Santander – 0800 726 0322
Bradesco – 0800 727 9933

3° Busque o Procon
Se após dez dias a ouvidoria do banco não resolveu o problema, é hora de buscar ajuda do Procon. Esse é o órgão de defesa do consumidor que tem competência legal para atuar sobre o seu caso individualmente.
Depois que o Procon contatar o banco, o banco tem dez dias para se manifestar. Caso contrário, o órgão de defesa do consumidor entra com processo administrativo e, depois de até 120 dias, pode multar o banco.
Além de todos esses passos, ainda é possível registrar uma reclamação no site Consumidor.gov.br , que é um serviço público que se propõe a ser um canal direto entre consumidores e empresas, inclusive bancos, para solucionar conflitos de consumo. A gestão da plataforma é feita pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e de acordo com o site, 80% das reclamações registradas são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.
Por fim, também vale uma denúncia no Banco Central, que apesar de não ter competência legal para atuar sobre casos individuais de consumidores, é o responsável por regular e fiscalizar os bancos. Ao registrar sua reclamação no BC, você ajuda a compor o índice de reclamações que é divulgado mensalmente e contribui para a regulação e fiscalização do sistema.
Caso ainda tenha restado alguma dúvida, é só me perguntar aqui nos comentários ou nas minhas redes sociais (@rodrigocunhaal), estou à disposição para responder.