Assistência técnica após o término da garantia
Foi negativado indevidamente? Conheça os seus direitos

 Ficar vários minutos (ou até horas) numa fila de banco é uma rotina que muitos consumidores precisam enfrentar pelo menos uma vez por mês. Por mais que a tecnologia tenha diminuído esse problema, muita gente ainda não usa o computador e tem dificuldade de utilizar os caixas eletrônicos.

Mas, o que muitos clientes não sabem é que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) já está preparado para contornar esse transtorno. Em Maceió, a Lei nº 5.516/2006 determina que o tempo máximo de espera na fila é de 30 minutos. Além de leis municipais e estaduais, o Sistema Brasileiro de Autorregulação Bancária prevê uma série de penalidades administrativas aos bancos que desrespeitarem estas regras.

Mas, como controlar o tempo que você fica numa fila? Os bancos devem fornecer senhas com data e hora aos usuários no momento da espera pelo atendimento, além de afixar (em local visível) os números da Lei e do Decreto regulamentador, como também o número de telefone a ser disponibilizado pelo órgão fiscalizador para as devidas providências.

Assim, caso o tempo de espera ultrapasse 30 minutos e o consumidor se sinta lesado, é importante que guarde a ficha de atendimento do banco onde conste a hora de chegada, comparecendo, em seguida, ao Procon para realizar uma denúncia e exigir seus direitos.

Também é direito do consumidor acionar a Justiça para compensação de algum dano financeiro ou até mesmo moral nesses casos.

Quem tiver alguma dúvida, deixa aqui nos comentários ou nas minhas redes sociais (@rodrigocunhaal), estou sempre à disposição para responder.

  • Roberto

    É complicado denunciar no procon pois os atendentes são estagiários ou comissionados, ficam brincando, zombando, não levam a sério o cidadão que procura o procon. Para muitas pessoas o procon é um órgão desacreditado.

  • Jaqueline leite

    Eu fiquei 3h e meia na fila da caixa econômica de Arapiraca cidade onde moro, tirei xerox de tudo que tinha em mãos e levei ao Procon,e dei entrada com uma ação e ainda não tive nenhuma resposta de nada, fiquei indignada vendo a população a mercê de tudo que estava acontecendo, mais infelizmente só eu tive a coragem de procurar um direito que é de todo basileiro.

  • Thagore Gutauskis

    Vale também para quando precisar falar com gerente, mesa de financiamento ou outro serviço qualquer que não seja a fila do caixa? Porque já fiquei mais de duas horas esperando um atendimento numa mesa da CEF… Absurdo isso….

  • Tyson

    Doutor Rodrigo essa lei é de enfeite não existe aplicação dela, todos nós sabemos que esses processos por tempo em fila não anda fica um monte parado no procon… Um amigo advogado disse que no começo ganhava dinheiro dos bancos, masagora não vale mas apena entra na justiça.

  • rafael

    Lei praticamente inócua, tendo em vista que os tribunais dizem ser meros aborrecimentos as esperas de horas. Pra surtir algum efeito, basicamente, o sujeito precisa ter algum problema de saúde neste ínterim ou perder algum compromisso ou dia de trabalho.

  • Advogados

    Exatamente o que eu procurava!

  • lidia maria moraes

    rodrigo desde segunda vou na caixa econômica do patio, eles não estão dando ficha com horas e sim uma ficha de xerox. passei 4 horas e nao fui atendida pois o sistema caiu logo as 15:00 deixando todos na mão. gostaria de saber como faco pra adquirir meu direito estou com a ficha guardada, fui reclamar a gerencia sobre a ficha sem horário ela disse que estava quebrado, tudo mito pois peguei fica normal do expresso a mesma hora pro caixa cheguei 11:47 sair 15:20 e não fui atendida no caixa. amanha retornarei gostaria gostaria de saber como exigir a ficha com horário pois ja são 2 dias perdidos

  • Karlla Gomes

    Fiquei exatamente 4 horas na fila do Bradesco hoje ali na Fernandes Lima próximo a Cycosa, Uma falta de respeito com todos, apenas dois caixas funcionando, perdi minha tarde lá, sem almoçar sem nada, fiquei indignada, nunca tinha passado por isso antes.