À vista ou no cartão, o valor é o mesmo?
Saiba o preço da pizza meio a meio

ticket_620pÉ comum encontrar em alguns estabelecimentos avisos, informando ao cliente um preço a ser pago, caso ele perca o ticket do estacionamento. Mas, você sabia que a cobrança de valores nos casos de perda desse ticket é ilegal? Essa é uma prática que não está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Entretanto, vale ressaltar a importância de guardar o comprovante de estacionamento (ticket ou cartão magnético) com atenção, pois o seu extravio gera procedimentos administrativos demorados até que o veículo seja liberado.

Porém, caso tenha perdido o comprovante, o consumidor não pode ser penalizado e deve pagar apenas pelo tempo que o veículo permaneceu no local. É responsabilidade do estabelecimento que administra o estacionamento controlar a hora de entrada e o tempo de permanência do veículo, não do consumidor.

É obrigação do estacionamento controlar quanto tempo o veículo ficou estacionado e fazer a cobrança do tempo exato de permanência. Assim, é totalmente abusiva a cobrança de uma “diária”, por exemplo, caso o consumidor perca esse comprovante.

O único “extra” que o estacionamento poderá, eventualmente, cobrar é o preço do “cartão magnético” perdido pelo consumidor.

Caso o consumidor seja obrigado a pagar multa pela perda do ticket, deverá se dirigir ao Procon para realização de uma denúncia e exigir os seus direitos.