Vem do e-Esporte a verdadeira mensagem do esporte – Blog do Marlon
Por que os jogadores desejam tanto o retorno do futebol?
Verdade, meia-verdade e encaminhamentos no CSA

A notícia pode parecer absurda mas é verdadeira: a FAF detectou que um competidor que disputava o e-Alagoano – Campeonato Alagoano de Futebol Virtual e Digital, o game utilizado é o PES2020 no Playstation – fraudou sua participação. Robério dos Santos, representante do CSE, usou um outro jogador em dois confrontos. Em função da pandemia, os jogos passaram a ser remotos e com isso, Robério usou deste expediente contra o ASA na última partida da fase de classificação e contra o CSA na semifinal.

A FAF eliminou o jogador da competição e irá refazer as semifinais. Os valores do esporte apontam para outro caminho. O esporte traz outros exemplos, outros conceitos que na maioria dos casos serve como modelo de referência ética para sociedade.

O mérito, a superação, a honestidade, fazem parte de alguns momentos importantes. Na Europa, a simulação de uma falta é uma infração grave na ética que aquilo representa. Jogadores que simulam situações são marcados e vaiados a cada lance que participam. Neymar teve sua imagem arranhada no último mundial após ter um excesso de simulações, perdendo valor no mercado e até patrocinadores.

A malandragem, a atitude de levar vantagem já foi até cultuada, se falava até de uma ‘Lei de Gérson’ – levar vantagem em tudo – que tem sido afastada do esporte em várias esferas. Atitudes como a do lateral Nilton Santos, que cometeu uma penalidade jogando pelo Brasil na Copa do 62 no Chile e deu um passo para fora da área, engando o árbitro ou a de Maradona que em 86, marcou um gol desviando uma bola com a mão, teriam repercussões diferentes na ética da sociedade vigente na atualidade.

O esporte oferta exemplos de mudanças. Rodrigo Caio chegou a ser criticado pelo treinador Rogério Ceni quando jogava no São Paulo por ter evitado que o atacante Jô, do rival Corinthians, recebesse um cartão em um lance que ele não cometeu falta.

Na Inglaterra, o técnico argentino Marcelo Bielsa mandou o seu time, o Leeds, devolver um gol para o Aston Villa após o Leeds ter feito um gol sem ter dado um fair play.

O esporte tenta passar valores do mérito, de que vence o mais qualificado, o melhor tecnicamente e isto tem sido uma regra ética, mesmo que utilizada de forma subjetiva entre os próprios competidores, mas exemplos da vantagem indevida, da malandragem ou da falcatrua são condenados.

Ao identificar a irregularidade e punir com eliminação um jogador do e-Alagoano a FAF mostra que este valor está em alta e precisa encontrar ressonância na sociedade. Foi um gol, marcado virtualmente, mas foi um gol.

  • CSA POVÃO

    Caramba! Até no e-alagoano os caras aprontam!

  • Geison França

    Excelente texto!!! O que esperar de uma população que tem a inversão de valores arraigada na sua cultura e, infelizmente isso se revela tambem no mundo esportivo ao longo dos anos. Tanto é que foi trazido exemplo antigo (Nilton Santos) e atual (Rodrigo Caio), onde o primeiro foi quase que totalmente elogiado pelo ato imoral, e o segundo quase que totalmente criticado por agir moralmente. Pelo menos estamos percebendo certa evolução, embora lenta, nas atitudes e pensamentos dos jogadores. E que este período de isolamento possa, pelo menos, trazer-nos um maior sentimento humanitário!!!

    • Luiz R S Filho

      Geison França….acompanho sua linha de pensamento ao que também para lhe parabenizo Marlon por esta citação.
      É preciso de fato a sociedade humana de nosso planeta trilhar os passos da mudança comportamental. Está sufocante a maneira de pensar e agir da sociedade para com ela mesma. Seja na política, nos negócios, no esporte, no dia-a-dia das múltiplas atividades e até no exercício da religiosidade – seja qual for.
      Que esta parada da Terra, em que Ela própria (natureza em geral e os animais) está radiante e muito aliviada, seja o recomeço da sociedade que Nela habita na prática dos sentimentos que valorizam a vida – a reforma ética e moral, a fraternidade e a caridade, ainda que de forma gradual mas efetiva.