Grande plano de jogo, eficiência na execução e mais um ponto somado – Blog do Marlon
Segurança defensiva e disciplina tática: os efeitos do trabalho de Argel
Vitória para quebrar a zica e com adaptações ao modelo de jogo regatiano

    CSA voltou do Morumbi com mis um ponto na bagagem – Foto: Matheus Pimenta – ASCCOM CSA

 

O CSA repetiu um bom plano de jogo eficiente e por muito pouco não conseguiu voltar do Morumbi com três pontos. O CSA segurou o São Paulo no primeiro tempo, travando o perigoso e qualificado time paulista e no segundo tempo, de maneira eficiente, abriu o marcador em uma jogada coletiva, mas na reta final, o time azulino bobeou na defesa e após Jordi não conseguir cortar um cruzamento, jogadores azulinos trombaram e Reinaldo se antecipou para empatar.

O jogo tático

 

Linhas amarelas mostra distribuição do sistema tático duas linhas de 4 e 2 à frente da linha. Linhas vermelhas mostram o pouco espaço entre as linhas , estreitamento e compactação – Imagem: Marlon Araújo – Tatical Pad

Foi um grande jogo onde o CSA conseguiu competir. O CSA buscou o plano de jogar reativo, mais concentrado no seu campo, mais baixo, mais compactado e fez no primeiro tempo aquilo que se espera do CSA: competir.

No primeiro tempo, o CSA competiu apenas para se defender. O São Paulo teve a posse, a propositura, toda no campo defensivo do time azulino. No entanto, foi um tempo de ataque contra defesa. Para se ter uma ideia, em alguns momentos Alecsandro estava lado a lado com os volantes azulinos. Mas isto era uma ideia de jogo.

O CSA veio sem pressa, queria fazer o tempo correr, levar o resultado de igualdade para o intervalo e conseguiu para no segundo tempo jogar por uma bola. No primeiro tempo, sem conseguir furar o bloqueio defensivo azulino, o São Paulo se apoiou em chutes de média distância. O São Paulo só veio conseguir finalizações com mais perigo a partir dos 30 minutos, isto porque Bustamante não conseguiu voltar mais e Reinaldo fez pelo menos duas ótimas finalizações.

Como o tricolor vinha há três jogos sem marcar, o time buscou demais a procura do gol. No intervalo, o técnico Argel Fucks mexeu na posição de Naldo, que começou a surgir como homem surpresa, pisando na área, construindo situações como um meia, mesmo porque, Euller tinha saído cedo do jogo. São Paulo voltou com Alexandre Pato, que entendo, ser muito interessante para o momento ofensivo. No entanto, nesta condição do jogador estar retornando após um longo tempo, sem ritmo, sem intensidade. Pato não entregava o que era preciso no momento defensivo e ai começaram a surgir espaços. Bustamante voltava para buscar a jogada e cabia a Naldo atacar o espaço.  Logo nos minutos iniciais, o CSA criou, finalizou, levou mais perigo que durante todo o primeiro tempo, com Eulller até finalizando um bola na  trave.

Até que o CSA construiu uma linda jogada. Sem pressa, Castán iniciou a jogada, ele aciona Carlinhos que faz o passe para Euller por dentro, quem sem olhar já liga no ponto futuro para Apodi, que aposta corrida com Daniel Alves, vai no fundo e serve lateralmente para Alecsandro. O camisa 99 tem como proteção a área, os jogadores do São Paulo optam por cercar para não correr risco do pênalti. Alecgol chega a perder a bola mas Naldo, que estava pisando na área, tocou a bola para Bustamante que meteu para o gol: CSA 1 a 0.

Depois de tomar o gol, Cuca abriu mão dos seus homens de marcação para colocar meia e atacante. A ideia era abrir as linhas defensivas do Csa, utilizando o princípio de jogo ofensivo Amplitude . Em cima deste movimento, Argel também começou a fazer suas trocas, buscando folego novo no momento de contra-ataque. Já no final, aos 41 minutos, Heber  Roberto Lopes deu uma falta, em cima de Reinaldo, onde normalmente com Pato já com a jogada dominada, ele daria sequência. Daniel Alves cobrou, Jordi saiu mal, todo destrambelhado na bola, tromba com jogadores do CSA, Reinaldo acredita, se antecipa a Bruno Alves e mete para o gol, assegurando o empate para o tricolor.

Depois disto, o CSA segurou o jogo e garantiu um empate importante. Esse CSA que empatou com o São Paulo é um time que  deu o Fedback que vai brigar contra o rebaixamento , enfrentou uma equipe que investiu para buscar o título. Argel demorou mais está entregando um CSA competitivo. Muita gente reclamou, alguns pediram a saída do treinador, mas é um time que compete. Mesmo assim, o CSA acusou o desgaste nos 15 minutos finais e neste segundo turno vai começar jogos no meio e no final de semana.

O craque da partida foi Reinaldo (São Paulo). Naldo foi o garçom e Argel Fucks, o melhor técnico.

  • Glorioso

    Perdemos muito tempo com a permanência do cabo e seus perebas, agora sim, o glorioso azulão está melhorando seu jogo e tornando´-se um time competitivo, fé em deus e pé na bola.

  • Jr Malafaia

    Vai cair! Mas com dignidade…

  • Luciano

    Agora o CSA está um time competitivo, parabéns pelo análise concordo com tudo.

  • Pedro filho

    A torcida e parte da imprensa vai ter que começar a “engolir ” o Argel, que com um time super limitado, onde apenas 2 ou 3 jogadores se destacam, está conseguindo que o cêsiá não leve tantas goleadas como previram. Porém, ele não consegue tirar o time da zona de rebaixamento. Vai para a 20.a rodada e o time lá no Z4.
    Como disse o Malafaia, vai cair, mas com dignidade.

  • Nilson Braz

    Marlon,o que vc acha desses comentários dos jornalistas do sul quando fala que esse quadro de classificação,os três últimos já estão rebaixados? Vamos calar a boca deles, eu acredito na permanência.

  • Alves

    Só falta o CSA acreditar nele mesmo. . . Jogar pensando na Vitória. . . A onde for ou estive. . .

  • Alissom Farias

    Concordo com tudo que o Marlon falou. Mesmo assim VAI CAIR MAIS COM DIGNIDADE.kkkkk

  • Guedes

    Aí fica um monte de azulino comentando, meu time empatou com o São Paulo, com o Santos. Mas tem que ver que tá na serie A é pra isso mesmo, ou queria o quê, empatar com Luverdense, Náutico?

  • Marco

    Acredito ainda na permanencia do CSA pois ja mostramos que somos O MAIOR DE ALAGOAS alguns comentarios negativos são de regatianos que sonham com acesso a serie A ai não tem o que fazer fica só secando o CSA vão jogar bola na B pra vê se sobem.

  • Gomes

    Parabéns CSA está no caminho certo….agora esses torcedores do série b querem comentar o time de série A gostam de vê o MAIOR DE ALAGOAS jogar ,mais quando o timeco deles jogam eles tem até vergonha de comentar saudações do MAIOR DE ALAGOAS!!! se ficar puto é pior

  • Antônio R.

    Eu não prá o quê os rosinhas falam, cair de divisão, isso é normal, uma hora você cai, outra hora você sobe e assim vai passando campeonato, portanto essa é a missiva da roda gigante, tá em cima, tá embaixo, porém isso se aplica a todos os times da série A e b, menos prá a galinhada de roteiro, quê fica como uma galinha doida, perdida e sem ambição de querer enfrentar os gigantes da série A, porquê quando chega perto começa a tremer e entrega o jogo.

    • ivo

      Antonio R, explica melhor sua tese, que ficou meio embaçada, sim pra não esquecer, seu técnico é ou não de brinquedo? Fala serio, fanfarão!!! KKKKKKKKKKKKKKK , fala muito , e sabe pouco kkkkkkkkkkkk.

  • Cardoso

    Kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk, é isso mesmo, o pereba de roteiro tem um medo de subir da desgraça, eu acho é quando o time tá perto do G4, a diretoria se junta com a torcida organizada e vai ameaçar os jogadores prá não ganhar o jogo, dizendo tão loucos, o quê agente vai fazer no G4, nesse jogo qualquer jogador quê fizer o gol, vai ser punido, aí os coitados dos jogadores entrega o jogo, kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk, deve ser verdade, ou galinha prá tremer, essa de roteiro.kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.

  • ivo

    Sonho é muito distante da realidade, muitos marujos ou a marujada de cabeça inchada, fica sonhando com a permanência, outros ainda dizendo que vai cair com dignidade, pára com isso, vai cair porque é fraco, um dos menores da seria A, se não o menor, desde quando insignificância é motivo de orgulho? Dá nojo ver esse time sem expressão jogar. A imprensa sabe da falta de qualidade do time, os jornalistas precisam de audiência e nada melhor que iludir esses marujos sonhadores, esse time do quase, quase ganha, quase sai da rabeta da tabela no final tem um cartaz bem grande esperando, EU JÁ SABIA, o resto da história todo mundo conhece. Cadê aquele sabichão que chama o técnico de brinquedo, se alguém souber do paradeiro desse marujo, me avise. Amigo precisamos ser coerentes,e , não ficar difamando quem sabe trabalhar.

  • thiago

    esse Ivo é um fanfarrão!!! e, acreditem, dá uma sorte danada ao CSA!! Dia desses ele tava dizendo que o CSA não sairia nem da Série D….hahahahahahaha… não dá pra levar essa figura a sério…. hehehehehehe

  • azullllll

    Verdade parceiro esse Ivo ou iva e u otario um famoso zé ruela kkk

  • Almeida

    Rapaz…, as AZULETES empatam uma partida e ficam todas bestalhadas, achando que já estão na libertadores kkkkkkkkk por isso foram chamadas de MEDÍOCRE pelo Müller, de TIME PEQUENO pelo Edmundo, e de Clube Sem CT e de Bando de Perna de Pau pelo próprio Argel.
    Vão construir um CT primeiro pra querer ser grande.

    Avaí começou a ganhar.

  • Antônio R.

    Vamos brigar prá não cair, mais se cair tudo bem, iremos brigar de novo para conseguir outro ingresso, esse é o AZULÃO, não tem medo de nada, totalmente de uma galinha que vive distante, tão tão distante que vive com os seus poucos torcedores vendo sua galinha, ou melhor fraguinha na fila sendo ultrapassada pelos coitados quê vem da série d e depois c, mais na verdade, ele choram caladinhos, vendo outros clubes entrar, sair e voltar de novo na maior festa do campeonato mais concorrido do mundo, aí como não tem o quê comemorar em anos e mais anos, sendo sempre passado prá trás e como não tem o quê comemorar tentam denegrir e rebaixar os clubes quê consegue ganhar esse valioso ingresso, mais se um dia eles conseguirem, quê eu acho muito difícil, haja vista que já tem quase 30 anos e nunca conseguiram, imagine agora que a concorrência tá maior, porquê os quatro que vieram da C, um é líder, o outro tá no quarto lugar e os outros dois, tão lambendo o G4, então prá fechar o caixão da fraguinha, eu digo, aproveite fraguinha, aproveite, dê seus pulos, a besta tá selada, caia em cima e veja como é gostoso um acesso prá o campeonato mais difícil do mundo, conforme valor os técnicos do Flamengo e do Santos.

  • ANTONIO MARTINS

    O gol do CSA, guardadas as devidas proporções, me lembrou o gol do Brasil na Copa do Mundo de 1970 contra a Inglaterra.

  • Carnauba

    Esse Ivo e esse Almeida são 2 palhaços. Coitados esses 2 vão morrer e não vão vê a galinha na série A. Daí falar tem quem está na série A. É fácil.
    Pura inveja. São carniças. Estão mortos e não sabem

  • Antônio R.

    Os rosinhas não devem ficarem preocupados, porquê quando a galinha de roteiro completar 60 na série b, a galinha vai direto pra série a, por o presidente já disse, depois dos 60 anos, nós vamos usar o estatuto do idoso, aí quero vê agente não participar da série a, palavra do presidente da galinha de roteiro.