Simplificar é o caminho quando as coisas estão difíceis – Blog do Marlon
Inspirados, técnico e goleiro foram decisivos para vitória do CRB

 

CSA sofreu derrota no ‘campeonato dele’: Argel errou na escalação – Foto: Pei Fon – TNH1

 

Após os jogos contra Grêmio e Vasco, achei que Argel Fucks havia encontrado um modelo mais equilibrado. Mas o que se viu no jogo contra Fortaleza foi um CSA retornando a um modelo equivocado no técnico do CSA: a utilização de dois centroavantes.

Argel não teve um bom plano de jogo e no estudo do Fortaleza não conseguiu conter a principal jogada que começa com Felipe Alves lançando para Bruno Melo fazer a casquinha, para o mesmo corredor ou para o corredor central. O CSA tomou um gol nesta jogada e levou um tempo inteiro e mais 30 minutos da etapa final para poder solucionar quando entrou Dawhan no lugar de Apodi.

A derrota por 2 a 0 em um ‘campeonato que o CSA joga’, deixou o torcedor ainda mais preocupado. Agora será uma semana de mais pressão, de mais dificuldade para o treinador na sequência que o CSA precisaria dar uma sinalização que iria disputar com força para tentar se aproximar dos times que estão fora da zona de rebaixamento em confrontos absolutamente diretos. Fortaleza quebrou um tabu de 18 anos sem vencer o CSA.

CSA segue inofensivo. Em 14 jogos, apenas três gols e uma vitória. Precisa tentar se reinventar em meio a toda esta turbulência. E conforme fala o título do post, simplificar em momentos difíceis é o caminho.

 

O jogo tático

 

No estilo de jogo adotado pelo Fortaleza as laterais do campo são extremamente importantes. Quando Felipe Alves inicia a jogada, os dois zagueiros abrem e permitem que os laterais subam e se aproximem das linhas de lado, alargando o campo e dando mais opções de saída (além dos dois volantes). – Imagem: Tatical Pad – Marlon Araújo

 

Sob o comando de Rogério Ceni, o Fortaleza tentou o modelo de jogo com um 4-2-4 com posse de bola, mas os últimos resultados mostraram para o Ceni que este modelo deve ser utilizado de maneira circunstancial. Para o jogo, o Leão trouxe o Gabriel Dias no lugar do Tinga, trouxe o meia Canhoto argentino Vazquez, que é um meia de dinâmica e tinha dois meio campistas por trás  – é um desrespeito chamar os dois de volantes – Felipe e Juninho, com dois extremos Edinho / Romarinho e um centroavante Wellington Paulista. Olhe que tem o Kieza no banco. Ele até já havia tentado jogar com dois centroavantes, mas optou por fazer o simples.

Dentro desta simplicidade, com quatro minutos, em uma bola parada lateral, , o Bruno Melo, que no ano passado marcou dez gols e foi um dos artilheiros do Fortaleza, marcou o primeiro gol de cabeça. Depois do gol, o CSA imprensou o Fortaleza no seu campo, até porque o Leão já vinha com a planificação de jogar de forma baixa, bem reativo e sair em altíssima velocidade, como aconteceu o gol cedo, o Fortaleza  baixou ainda mais as linhas.

O CSA pressionou, imprensou mas expos sua fragilidade, por isso tem 14 jogos, três gols e apenas uma vitória. O time até tenta construir algo no aspecto ofensivo mas não consegue. Finalizou várias vezes, muitas por fora do gol, quando acertou o Felipe Alves defendeu.

O Fortaleza esperava o CSA errar. A equipe tem uma jogada ensaiada e que o Argel não conseguiu estancar. O CSA marcava alto e o Fortaleza iniciava a jogada com o Felipe Alves, que é um exímio em jogar com os pés, fazia uma bola longa no corredor esquerdo, Bruno Melo desviava de cabeça para o corredor e fazia a ligação ou com Romarinho ou com Wellington Paulista. A jogada aconteceu, Romarinho encaixou o passe errado, mas Carlinhos foi displicente, errou o corte, Edinho entrou sozinho e fez o segundo.

 

Como o gol saiu cedo, Fortaleza baixou as linhas e CSA não conseguiu organizção ofensiva. Principal jogada na saída de bola do Leão, com participação decisiva do goleiro Felipe Alves e do lateral Bruno Melo

 

 

Primeiro tempo encerra com o CSA tendo posse, volume, intensidade mas muito pouca inspiração ofensiva. Mais uma vez, o Argel escalou os dois centroavantes. Ficou melhor o encaixe da pressão alta, mas jogando em marcação alta, o time se desgasta demais e o CSA começou o segundo tempo mostrando este desgaste.

O CSA voltou com o Bustamante, atacante canhoto pelo lado direito , mas o Fortaleza mudou o plano de jogo, optou por não atacar e sim ter a posse, valorizar a bola. Chegava no meio campo e voltava no goleiro. O CSA se desgastava e o time não conseguia a mesma intensidade, o volume. Argel fez as trocas , porem somente  aos 30 minutos, o CSA conseguiu conter a jogada direta do Fortaleza, quando o Dawhan entrou no lugar do Apodi.

Demorou demais o Argel para fazer a esta substituição, um tempo e mais a metade do segundo.  Errou no plano de jogo, errou em não ter estudado esta saída de bola, quando veio conter isso já era a segunda etapa. Argel continua sem assumir que escala errado. Ricardo Bueno , neste elenco, é o jogador que tem mais gol, mas com a camisa do Ceará . Com a camisa do CSA ainda não marcou, aliás, com o comando de Argel, o CSA ainda não marcou.

Cheguei a falar na transmissão que havia a necessidade de simplificar, jogando com uma linha de quatro, dois volantes, uma linha de três com dois meias e um atacante que oferte profundidade e um centroavante referência. Foi assim que segurou o Grêmio e quase ganhou do Vasco.

Craque do jogo Bruno Melo. Juninho foi o garçom. Marcondes Montenegro o melhor treinador. O árbitro Gilberto Castro Junior fez uma boa partida.

  • Rogério Barboza

    O que se viu ontem foi o retrato em preto e branco do desastre que é a administração do CSA em 2019. Um “Mixto” nunca fez tanto mal. Uma sucessão de equívocos, desde a escolha de jogadores que já não são mais competitivos , até a contratação de um técnico que está muito aquém da história do clube. Que me desculpe Argel, mas pior do que o plano de jogo e sua escalação, foi a entrevista pós jogo. Falta conteúdo, falta humildade, comparações e justificativas infelizes, em suma: falta tudo. O Fortaleza treinou no Rei Pelé, diante de um adversário perdido e inofensivo, sem mencionar o lastimável estado físico de seus atletas. O futebol de hoje exige profissionalismo e transparência, contudo, a propalada junta diretiva tem muito o que explicar, foi de um amadorismo a toda prova , eu quero crer nisso.

  • indignado

    Infelizmente o presidente e a diretoria quiz fazer um time baratinho e com jogadores de séries B. C. D e veteranos ai ta o resultado infelizmente rebaixado . Ngm venha dizer q não pq com esse time ai vamos passar e ramos passando vergonha . Lembrando das palavras de Muller time medíocre infelizmente essa e a verdade . Ano que vem vamos aprender a formar um time de qualidade. Diretoria dispense todos os jogadores e comece do zero que e melhor

  • Antônio R.

    Eu cantei a pedra, time mal escalado, lapada nas costas, casete prá comer sabão e casete prá saber quê sabão não se come, com esse técnico de brinquedo, o AZULÃO não ganha uma e o pior são suas coletivas, essas ainda são piores do quê o jogo que ele propôs, ou técnico burro, sem comentários.

  • Raphael

    Tenho pra mim que o CSA vai conseguir superar o América-RN e conquistar o título de pior campanha de todos os tempos no campeonato brasileiro de pontos corridos. Eita time ruim! E tinha gente falando em brigar por uma vaga na Libertadores … Kkkkkkk …

  • Nivaldo

    Por mim esse Argel já estaria no aeroporto para ir embora,se ele permacer será rebaixamento certo, time sem conjunto nenhum, com um vazio no meio campo e jogando para trás igual galinha.

  • George

    A sensação que passa é que esse treinador vive em uma realidade paralela. A entrevista pós jogo é de uma bizarrice sem tamanho. Porém era previsível já que o mesmo acumula fracasso nas suas últimas passagens em clubes no país. É horrível assistir o CSA jogar. A diretoria errou feio no planejamento durante a parada da copa e o resultado tá vindo agora. Pouco provável que o CSA escape de uma campanha vexatória se as coisas continuarem como estão. Comparar Alecsandro e Ricardo Bueno a Bebeto e Romário foi demais e ainda dizer que dizer que após uma derrota dessa pra um adversário direto dentro de casa a distância pra sair da zona é pequena mostra que esse ser chamado Argel não entende o real problema que seu time enfrenta. Futuro difícil no mutange….

  • Glorioso

    A culpa é da torcida que vai a campo vê esse time de brinquedo orientado por treinador de brinquedo e pior botar dinheiro na conta dos dirigentes desmoralizados.

  • ROBERTO PAIVA

    ATUAÇÃO SIMPLESMENTE VERGONHOSA.
    ARGEL UM VEXAME

  • Gerson

    Argel, você é burro assim mesmo ou come capim por esporte? Será que esse treinador não enxerga que esse tal de Bueno não serve para o CSA?O cara praticante não jogou nada,era nítido o despreparo do mesmo em campo, não acertava um passe,e sem contar que o CSA perdia por 2 a 0.Esse técnico não serve para o CSA.

  • Antônio R.

    Por mim, a diretoria mandava esse enrolado, técnico de brinquedo e colocava Jacozinho, perdido tá, perdido fica
    , Porém, tenho certeza, Jacózinho dá de 10 a zero, nesse enrolão, sabe porquê, porquê ele é burro, porém por trás de tudo isso tem um segredinho, portanto, vamos vê. O Alecsandro, era reserva do São Bento, o Alex Costa, reserva do Curitiba, o João Vitor, às vezes nem na reserva ficava e o Euller, assim, o Euller, a última partida jogada foi no ano passado e m amo assim era reserva no Vitória e todos esses grandes jogadores, entre aspas, foram convocados pelo técnico de brinquedo, como salvadores da pátria do CSA, ou seja, a cigana enganou direitinho a diretoria do AZULÃO e vocês fiquem sabendo, que esses jogadores citados, eles ganham mais por partidas jogadas, por isso, ele o técnico de brinquedo não mexe nos seus queridinhos, portanto os jogadores já notaram e por isso estão fazendo corpo mole, eu mesmo se jogasse no CSA com esse técnico de brinquedo, eu fazia era gol contra, prá essa praga ir logo embora, ou praga ruim, mais pior do quê ele, é quem o contratou, é burro ao quadrado, parece quê não tem celular e internet.

  • José A de Oliveira

    Não assisti o jogo pela TV mais vi os melhores momentos depois, dois gols tomados devido a duas falhas uma coletiva e outra individual. CSA com faturamento anunciado de aproximadamente quarenta milhões de reais não fez boas contratações para essa difícil competição, agora está mais difícil de contratar, correto era ter aproveitado base do ano passado e feito boas contrações para o brasileirão, eu gostaria de ver o CSA permanecer na série A e ver o CRB subir e os dois medirem força na elite, mais pelo jeito vamos ver só o CRB subir e o CSA cair.

  • José Carlos Silva

    Olha o CSA errou desde o começo, quando permaneceu com o Marcelo Cabo. Logo de cara as contratações erradas e sem nenhum nível.

    Logo após dois ou três jogos, comentei que deveriam mandar o Cabo embora e trazer alguém que fosse do nível da série A. Quase apanho e ainda ouvi a bobagem de que “melhor perder na série A, que jogar a série B”.

    Aí está a falta de planejamento. Zona da degola, sem nenhuma expectativa de sair ou melhorar, porque se joga dessa forma desde o início e ainda trazem um Argel “Fucks”, é porque querem se lascar mesmo.

    Ainda dá tempo, mas a cada jogo os mesmos erros … Pode descer a escada pra série B.

    Simples assim

  • indignado

    Pessoal tudo isso e culpar do presidente Rafael Tenório com toda a diretoria de futebol que contrataram um monte de jogadores velhos e outros que tavam sem jogar em clube nenhum a juntou com os dois o ex técnico e esse atual ai foi o fim. Infelizmente vamos passar vergonhar até o final do campeonato com esse time. qual foi a cigana q falou que didira e jogador de série A

  • NUNES

    Um time que tem Madson Monstrinho (dispensado pelo Fortaleza); Ricardo Rueno (dispensado pelo Ceará); Alecgordo (reserva e dispensado pelo São Bento); o Bostamonte (dispensado pelo Atlético/GO) e outras tranqueiras que foram dispensados por deficiência técnica e/ou falta de condição física ou até mesmo por velhice. Com esse monte de refugos e um técnico afunda time, o CSA ruma para a Série B. Urgem providências para reverter o quadro, se é que ainda é possível. Mesmo sabendo das limitações financeiras, o CSA fez péssimas escolhas, contratando jogadores com deficiência técnica, encostados, bichados e sem nenhum comprometimento com a equipe. Com um pouco mais de critério – pelo que já gastou – poderia ter contratado um elenco pelo menos para se manter na Série A e não passar por tanto vexame.

  • Sampaio

    Miller, ex jogador, ex pastor e comentarista tem razão.
    Este elenco não tem alma, raça tão pouco futebol para mostrar a fiel torcida azulina, presidente bota todos na rua.

  • Alissom Farias

    Desde o início imaginei que essa torcida iria passar vergonha, mas não desse geito. Pior de tudo não é nada, faz vergonha ao nosso Estado. Depois ficam se vangloriando dizendo que jogaram série A. Prefiro meu time na série B.

  • Jr Malafaia

    A verdade é que o fanfarrão do Rafael Tenório deve desculpas públicas ao Müller…
    Engraçado foi ver os comentaristas de todas as rádios no 1º tempo falando em “domínio total do cessiá”, “supremacia tática azulina”, “está amassando o Fortaleza, o gol é só questão de tempo”…
    Ri muito!
    Minha gente, onde que já se viu jogar uma Série A com Didira? Maranhão? Dawan? Isso é qualidade de jogador??
    E esse projeto protótipo de imitação de amostra grátis de treinador?
    Pelamordideus!!!
    Boa sorte na descida, time do mangue!

    P.S.: o dono do Massagueirinha acaba de confirmar que em jogos da mundiça a rodada de cerveja por conta casa é quando sair gol do adversário.

    P.S. 2: quando o cessiá fizer gol (se é que ainda vai fazer), vocês ainda lembram como se comemora?

    P.S. 3: vi que nas redes sociais, as postagens pré-jogo já nem tem mais tom de “vamos lá nação, empurrar o azulão para mais uma vitória”… Agora é “não jogue objetos no gramado”, “não invada o campo”…
    Que decadência….

  • Cardoso

    Eu peço aos rosinhas, quê se limitem ao maior de roteiro, por favor, estamos comentando série a, por favor, quanto ao rosinha quê disse no comentário acima, onde fala que o CSA vai cair é um fato e que o maior de roteiro vai subir…….. DUVIDEODÓ, não tem time bem torcida prá isso, o timeco, nem durou uma rodada no G4, imagino subir, só se for a ladeira de roteiro, kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk técnico, timeco.

    • Pedro filho

      Tu, como mundiça ainda quer abrir a boca para falar de série a, azulixo….que vergonha.
      Apostei que não ia marcar dez gols até o rebaixamento final e só vai fazer no máximo 15 pontos. Acho que ganho essa…..kkkkkkk

    • Jr Malafaia

      – Galvão?
      – Fala, Tino!
      – Sentiu…

  • Azulino

    A verdade é que o planejamento para o CSA na Série A foi e ainda é cheia de erros absurdos.
    O nosso azulão realmente está ridículo em campo. Não ataca com objetividade.
    Às vezes fico pensando: as decisões no dia a dia dos treinamentos ficam por conta apenas do treinador? E comissão técnica? Para que está servindo no Clube?.
    A nossa diretoria ainda tem crédito com a torcida azulina mas, está mais do que na hora de tomar as decisões que possamos julgar como acertadas.
    Agora vejo que o Técnico Argel Fulks é fraco e teimoso.
    Com esse estilo de jogo, o nosso CSA estará fadado ao fracasso na Série A. Ainda acredito que tenhamos melhores momentos no campeonato. Porém, é urgente trazer um técnico experiente para mexer com o brio dos jogadores e que consiga implementar uma filosofia de equipe competitiva e vencedora.
    Saudações azulinas.

  • Glorioso

    Jogador velho e bichado não têm brio e nem vergonha na cara, manda tudo embora já e o treinador de brinquedo junto.

  • ivo

    Agora a ficha caiu, marujada, serie A, é isso, infelizmente, a realidade bate a porta. O que ouvimos é revolta e choro com a campana bisonha do cesiah, acredito que muitos marujos estavam sonhando com as campanhas anteriores, a roda subiu rápido, e vai despencando, espero que no final
    fique registrado como o pior time a já ter disputado uma serie A, isso prova a superioridade pregada por muitos marujos. Time movido a óleo de caranguejo kkkkkkkkkkk

  • Antônio R.

    E sim um dia rosinhas, vocês chegarem lá, quê acho muito difícil, não vai ser diferente, e bater e cair, as paredes são de concreto puro, vão sofrer do mesmo jeito, então o negócio é sair e tentar voltar de novo com mais experiência, portanto a luta continua, vamos sair, porém podemos voltar de novo.

    • ivo

      Antonio R. você tá brincando! Falar em volta nesse momento em volta, é se compara a mulher de malandro de antigamente, apanhando e gostando. Deixa de ser masoquista, hômi isso e que é gostar de ser humilhado… sei não, mas parece que sei lá. O falecido Tim Maia, filosofava bem para a galera maruja, tudo é tudo, e nada é nada…o cesiah é a segunda parte kkkkkkkkkk

  • Jadilson Marques

    E os Chinas não vai comprar não kkkkkkkkkkkkkPiada do Brasil……………só não perde quando não joga kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • SANTOS

    SE QUISER ABRIR O BOLSO PARA O SEGUNDO TURNO
    1 JORDI
    2 NOBERTO
    3 CASTAN
    4 LIGGER
    6 LUIZ PAULO
    5 LEANDRO LEITE
    8 JONATA GOMEZ
    10 MORATO
    7 VICTOR CARVALHO
    11 EZEQUIEL
    9 ANSELMO RAMON
    (TÉCNICO LISCA DOIDO )

  • Cardoso

    Se for verdade, o quê se comenta nas rodinhas de azulinos mais chegados, é um absurdo, dizem quê o CSA assinou o contrato com o técnico de brinquedo, até o fim do ano, com um salário de 190 mil reais e se o CSA quebrar o contrato, terá de pagar todos meses e mais uma multa de 40%, em cima do todos meses de vigência do mesmo, como também o s jogadores quê chegaram como reforço, trazido pelo técnico, vejam bem o Alan Costa, salário 94 mil, Alecsandro 128 mil, João Vitor 86 mil, Euller 76 mil, meu deus, isso é loucura, agora agente sabe porquê oa diretoria não manda o técnico de brinquedo embora, meu amigo esse cidadão e os parasitas quê vieram com ele, não vale 10 mil e já é muito, será verdade, mais a conversa que rola entre os azulinos que não fazem partes da diretoria, mais ficam rondado a mesma, disseram, portanto peço a torcida azulina pressionar a diretoria prá colocar esse técnico de brinquedo pra rua, juntos com às mazelas que ele trouxe, no próximo jogo vamos dar muitas vaias a ele e a diretoria. Saudações azulinas.

  • Almeida

    #AKABAPELAMORDIDEUS
    #RUMOALIBERTADORES
    #VOLTAMARCELOCABO
    #DOMINGOTEMMAIS
    #TIMESEMCT

    Meus amigos sejamos realistas, qual a motivação que esses jogadores consagrados no cenário futebolístico nacional têm vindo jogar num time que não tem nem CT???
    Os caras têm que viajar todo dia pra treinar na AABB.
    Os caras acostumados a jogar em grandes clubes do Brasil, com os maiores e melhores CT, daí vem jogar no Cessiá que não tem qualquer estrutura.
    Dêem a bênção ao Marcos Barbosa e peçam um dos 5 campos do CT do Galo pra treinar (CT do Balneário Turístico BARRA/GUNGA – O MAIOR CT DO NORDESTE).

    Sejam humildes e vão lá que o CRB ajuda!

    *A C A B A P E L A M O R D E D E U S*

  • Daniel Souza

    Respeito a atual diretoria do Azulão pelos grandes feitos realizados nos últimos anos e resgate do clube quase falido. Mas o planejamento de 2019 foi horrível, tosco e amador, e estamos a colher os frutos negativos do mesmo. Com o atual elenco (mais fraco que os times das séries B e C), podem trazer o Guardiola que não faremos uma gracinha na série A. Talvez cheguemos ao recorde negativo de pontos conquistados pelo América de Natal.