Por que o CSA teria ‘direito de vitrine’ em relação a Matheus Sávio? – Blog do Marlon
Efeito tsunami nas palavras de Marta
Decisões tomadas não mudam dificuldades de competir na Série A

Matheus Sávio, no jogo em que o CSA conseguiu a única vitória na Série A: jogador se despediu do clube – Foto: Pei Fon – TNH1

 

Informei na manhã desta quinta-feira que o meia Matheus Sávio estava de saída do CSA. O Flamengo solicitou a devolução do jogador em virtude de ter negociado, por empréstimo, o jogador com o Kashiwa Reysol , do Japão.

Após esta informação publicada fui indagado por diversos internautas sobre o direito de vitrine em relação ao jogador.

A resposta, mais simples e imediata, é em função do jogador não ser do CSA. Este é o ponto de partida. O jogador é do Flamengo.

Mas outro ponto a ser estabelecido nesta discussão é em relação ao pagamento dos salários. Se o CSA pagasse a integralidade do salário do jogador era cabível que o time azulino tivesse um percentual, que seria estabelecido em contrato, sobre o valor de uma venda do atleta.  Mas o CSA arcava apenas com parte do salário. A outra parte era o Flamengo que pagava.

O segundo ponto é que o direito de vitrine acontece quando há uma venda. A primeira informação divulgado, inclusive por mim, dava conta de uma venda para o futebol japonês. Depois a informação é de que o Flamengo emprestou com prioridade de compra para o time japonês.

Claro que Matheus Sávio foi negociado porque está jogando, e neste, caso, jogando pelo CSA. Leva-se em consideração minutagem, jogos, se era titular, gols, assistências. Claro que o interesse japonês surgiu porque ele está jogando e jogando pelo CSA.

Ainda tem gente que questiona que nestas condições não seria interessante ter o jogador. Isto é até discutível. Mas também é verdadeiro, que o jogador só é liberado, ou seja, só veio jogar pelo CSA porque o time azulino aceitou condições colocadas pelo Flamengo e como quem precisava do jogador era o CSA, o clube carioca estava no seu direito de indicar as condições para o empréstimo do atleta.

Estas regras são estabelecidas pelo mercado e respeitando uma lógica. As informações passadas pela direção do clube em relação a outros jogadores trazem um cenário diferente. O CSA paga a integralidade do salário do goleiro Jordi, por exemplo.  Este jogador pertence ao Vasco. Se houvesse uma negociação do Vasco vendendo o jogador, o CSA teria direito a um percentual da venda. O clube não liberou o percentual, mas normalmente, gira entre 5 e 15% para o clube que o atleta estava atuando.

  • CSA Povão

    No contrato de empréstimo havia tbm a exigência do atleta ser escalado em, no mínimo, 80% dos jogos. Tomara que o CSA nunca mais se submeta a isso. Um absurdo!

  • Nando

    Poderia ter até rendimentos melhores ,se tivessem o colocado em uma outra posição ,pois essa posição que ele estava jogando , não vai deixar nem saudades . obrigado pela colaboração ,e boa sorte em seu caminho á diante .

  • Ewerton Filipe

    O CSA não pode se submeter a uma situação como a do Matheus Sávio. Um jogador extremamente limitado que nada fez de marcante aqui no clube. A marca dele foi um gol contra o Palmeiras e só. Usaram o clube como uma vitrine para ganhar em cima do CSA e o clube não receber nada. Porque se o Sávio tivesse sido um craque aqui ninguém reclamaria, mas muito pelo contrário, foi o retrato da limitação em forma de atleta.

  • Rodrigo

    Adeus New Zico, marcou época no super time, agora é curtir Naldo e os Hermanos… Se cuida meu Barça o Super time vai chegar…

  • Marcos Pereira

    Trocando em miúdos: O CSA serviu de barriga de aluguel nessa história. Aff…

  • ivo

    O maior de Alagoas, prova que é pequeno mesmo. As vezes a torcida sonha que é grande, mas quando acorda a realidade é outra. Tanto CRB, como csa, vivem dentro das suas possibilidades. Sonhar é lindo, principalmente que é grande, mas a realidade diz ao contrário . O resto é mimimi, só pra fazer biquinho.

    • Jose Tavares

      Ivinha apostadora teu timeco rosa de Roteiro vai receber o direito de vitrine do Ze do gole kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      Se ficar p…. é pior kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Glorioso

    Acima, mais um cara pálida do galinheiro alagoano reconhece que o GLORIOSO AZULAO é o MAIOR de ALAGOAS. Aceita que dói menos!

  • ivo

    O maior de Alagoas na cabeça tonta de um marujo, isso é uma crica sem juízo de azul!