As lições deixadas nas estreias nos brasileiros – Blog do Marlon
CSA consegue ponto importante e mostra evolução no desempenho
Um luta para permanecer e outro deve ter uma permanência tranquila

CSA foi engolido pelo Ceará na estreia da Série A: goleada por 4 a 0 – Foto: Rodrigo Oliveira

 

Duas derrotas marcam as estreias de CSA e CRB na Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Após 33 anos, o CSA foi massacrado pelo Ceará e acabou goleado por 4 a 0. Já o CRB saiu na frente contra o Londrina mas sofreu a virada e perdeu por 2 a 1.

Os resultados precisam ser esquecidos. O desempenho deixam reflexões e a junção do resultado e do desempenho precisam deixar lições.

No CSA a forma como a derrota aconteceu assustou. O time não foi efetivo dentro da proposta reativa de jogo, apresentou enormes dificuldades na construção ofensiva, pouca mobilidade de alguns jogadores e perdeu força quando ficou com um jogador a menos.

 

CRB toma virada e perde em casa para o Londrina – Foto: Pei Fon – TNH1

O CRB começou bem, fez um gol com dois minutos, poderia ter feito outro até os dez, mas passou a apresentar os mesmos erros de sempre na construção ofensiva e no terço final, mostrou problema pelo lado direito da defesa e sofreu a virada.

Para o CSA é preciso que a pouca mobilidade de alguns jogadores, a ausência de intensidade no jogo e a consciência que o nível da competição exige pequena margem de erro precisam rapidamente serem assimiladas.

Já para o CRB é preciso que o time seja efetivo nos momentos decisivos do jogo, que peças para o terço final venham como opção para melhorar a qualidade da construção efetiva.

A forma como foi derrotado trouxe para o CSA uma reação do torcedor criando movimento para pressionar a direção e o técnico Marcelo Cabo. Não embarco no “Fora Cabo”. O técnico do CSA tem um lastro qualitativo importante e tem muito a ofertar ao clube.

Logo depois do título conquistado pelo CSA fiz observações em relação a pobreza na construção do momento ofensivo e da não participação dos volantes no jogo ofensivo, fato no qual, todos os time da Série A possuem este momento. Só para citar, Arão no Flamengo, Bruno Henrique no Palmeiras e Bruno Guimarães no Athletico, Hudson no São Paulo, Elias no Atlético(MG), para citar alguns. Será necessário humildade para reconhecer mudança de conceitos em algumas peças. Estou ficando chato de tanto alerta que já fiz em relação a volantes que construam o jogo, que participem do momento ofensivo.

No CRB Chamusca desmontou a consistência defensiva coma entrada de Daniel e precisará trabalhar efetividade na construção ofensiva.

É preciso lembrar que foi apenas a rodada inicial e que muita coisa ainda irá acontecer em uma competição de sete meses e 38 rodadas.

O jogo tático: Ceará x CSA

Início do jogo com o CSA marcando de médio para baixo como a gente já esperava, modelado no 4-1-4-1, com Dawhan entre as duas linhas e Patrick Fabiano como referência. O Bruno Ramires fazia uma marcação mais agressiva e por ter passadas largas chegava mais rápido para diminuir espaços. O CSA começou equilibrando e teve uma chance real, que você não pode perder. Apodi foi ao fundo e cruzou, Patrick Fabiano, sem marcação, dentro da pequena área, ele e o goleiro e acaba cabeceando de forma bisonha.  Quando você joga de forma reativa é preciso ser fatal na construção ofensiva: teve oportunidade, marca.

O Ceará deu a resposta quando Ricardo Bueno quase marca, João Carlos defendeu e depois Ricardinho tentou marcar e Didira salvou. Até ai o equilíbrio prevalecia.

Depois disto, o Ceará começou a encontrar o caminho nas bolas paradas. Um escanteio foi batido em dois tempos, justamente para movimentar o encaixe defensivo, a bola foi colocada por trás da defesa e Ricardo Bueno marcou.

O CSA sentiu o gol e se desarrumou. O Ceará adiantou a marcação e causou ao CSA dificuldade em o time azulino sair para jogar e sem uma efetiva recomposição do extremo esquerdo Robinho , o time do CSA ficou exposto.

Os lances que seguiram trouxeram algo que o CSA não apresenta: o extremo que dribla, que busca o duelo de um contra um. Nesta característica, Leandro fez um belo gol após driblar Castan. Em seguida veio o lance do VAR anulando uma penalidade de forma correta.

Logo a seguir veio a expulsão do goleiro João Carlos. A regra e as recomendações da FIFA acabam causando a expulsão do goleiro azulino. Se o assistente levanta a bandeira logo é impedimento claro, mas a recomendação diz que é para levantar após o jogador tocar na bola e ai, o goleiro João Carlos faltou ter a leitura da jogada e deu uma voadora expulsando de forma correta.

CSA estava perdido e além de ‘queda, o coice’ em ficar com um jogador a menos. Robinho não entrou em campo, não consegui parar em campo.  O time tinha um a menos no corredor. Matheus Sávio não funcionou, Didira pelo corredor central também não funcionou. Sem estes jogadores funcionarem, o CSA passou só rifar a bola e ela batia e voltava o tempo inteiro.

No segundo tempo, Madson veio para o jogo no lugar do Didira. Fez duas linhas de quatro, com uma linha muito baixa, marcando quase na linha da grande área e ficava muito distante do ataque. Até os vinte minutos, o CSA marcava com eficiência e o Ceará parecia estar acomodado. A partir deste momento vieram as mudanças no time cearense e o time ficou mais intenso, voltou para o jogo.

Com isso, com muita facilidade, o Ceará chegou a mais dois gols.

Ricardo Bueno foi o craque do jogo, com dois gols e uma assistência. Enderson Moreira foi o melhor técnico.

  • Luiz R S Filho

    Marlon….,Não sou tão entendedor de futebol como Você e outros da mídia Alagoana – mas esse “lastro qualitativo importante e tem muito a ofertar ao Clube” do Marcelo Cabo… já DEU….não vou me alongar pois é conhecido aqui meu pensamento sobre o que está de fato ocorrendo este ano no CSA. Só digo mais o seguinte: Se é intenção do Presidente Rafael e da Diretoria que o CSA brigue por permanência na Elite do Futebol Brasileiro…..AGORA É A HORA DE MUDANÇAS!!!!! ESSE É MOMENTO…. os resultados positivos no futebol exigem imediatismo. E tempo demais já foi concedido ao atual Treinador.

  • Luciano

    M Cabo disse “O jogo estava equilibrado e a chance real foi do CSA.”, como ele arruma desculpa, ele esqueceu q Didira tirou um gol dentro da Barra antes da chance real do nosso Romário? M Cabo já deu o q tinha q da, não consegue extrair mais nada desse fraco elenco, o time não troca 3 toques no meio e ataque, não temos padrão de jogo, a não ser que ele me diga q jogar na RETRANCA é PADRÃO de jogo.

  • Sampaio

    Time horrível vai ser goleado todos os jogos, depois vcs não digam que sou torcedor corneteiro, venho dizendo que do jeito que está o maior e mais querido de Alagoas vai passar vergonha, que isso não seja motivo para a venda dos mandos de campo!

  • Marcio

    Gostei da análise, quem assistiu viu… E não acho q o Marcelo Cabo tenha que sair como vi alguns comentários, não eh sensato trocar o Marcelo Cabo. Isso parece opinião de torcedor adversário… querendo o técnico no seu time.

    • Luiz R S Filho

      Chegando mais piadista (sem graça) aqui no blog…..pode levar o Marcelo Cabo pro CRB…..AGORA LEVE AS BARRANGAS QUE ELE TROUXE JUNTO!!!!!!

      • Ivo

        Calma Luiz,foi só um ensaio. Ainda tem muito mais, não figure nervoso, chilique, é coisa de…bem!Deixa pra lá.

  • Marlon Araújo

    Obrigado amigo ! Passou na revisão , já foi corrigido .

  • Marcelo

    Eu só tenho certeza de 3 coisas: O CSA tem que melhorar muito e rápido. O CRB mesmo com esse resultado tem totais condições de no mínimo permanecer na série B e que esse Uesley queima, pra ficar olhando minuciosamente erro que eu tenho certeza que aconteceu,um erro de digitação, coisa que acontece,é natural e Humano…..é muita babaquice !!!

    • Marlon Araújo

      O tal fo corretor kkkkk

      • Uesley

        Ate onde eu sei o corretor não muda preposição pra outro termo. Falta de humildade só isso, só quis ajudar, pois quem lê errado, aprende errado.

    • Uesley

      E por comentarios como o seu que o país está desse jeito.

    • Uesley

      Vai terminar o ensino médio primeiro.

  • will jackson

    Marcelo cabo deve ficar SIM, o que falta é aprender com as lições passadas nesse jogo, se organizar melhor tática e tecnicamente. Vale lembrar que o treinador têm o desafio de lhe dar com jogadores estreantes que exije introsamento dentro de campo, sobretudo em jogos desse nível.Ah o fator emocional também deve ser prioritário. Que a Força esteja com vcs!

  • Antônio R.

    Eu acho que o AZULÃO estar desorganizado, ninguém se entende, esse Ramires, perdido em campo o primeiro gol e segundo foi passe errado dele, o AZULÃO, não tem esquema de jogo, na verdade o AZULÃO tinha um time coeso e organizado, essa organização começou na série d, pelo então técnico Canindé, depois veio aquele técnico quê reforçou o AZULÃO e deixou o time mais entrosado, teve aquele problema e saiu, se chegou o rei do acesso e terminou campeão, portanto chegou e foi campeão da série C e no alagoano saiu e chegou o Marcelo Cabo, porém o Marcelo Cabo já pegou o time entrosado e aos poucos foi modificando o time e perdeu todo controle sobre o time e o CSA só conseguiu o acesso porquê o time era a base da série C, mesmo assim quase perde a vaga e da b prá A, ele acabou totalmente com o entrosamento do CSA, aí meus amigos deu no que deu, 3 x 1 para o Botafogo, era pra levar de mais, não perdeu o alagoano, porquê os rosinhas, ainda é pior e agora 4 x 0 do Ceará e quarta será outra lapada do Palmeiras, em tese quem organizou e entrosou o AZULÃO foi o Canindé e os outros reforçaram e o Marcelo Cabo destruiu tudo. Moral da história, a mesma coisa quê aconteceu com o Atlético goianiense, tenho certeza que vai acontecer com o AZULÃO, a não ser quê a diretoria aja rápido e não faça como a diretoria do Atlético que demorou e quando reagiu não deu mais tempo, esse é o meu pensamento.

  • Macedo

    Nosso time está com sérios problemas no meio campo, ontem ficou claro que Dawan, Bruno Ramirez (Fraquisimo) e Didira jogando na articulação, porque o corredor estava com Matheus Sávio (Não disse pra que veio) e esse Robinho que parece que está doente não vai ganhar de ninguém. Marcelo Cabo não sou treinador mais tenho certeza que o nosso Azulão pode jogar muito melhor que esse futebol pobre que nosso time está jogando. Ontem lembrei do jogo contra o Botafogo da Paraíba, perdemos em dois minutos.

  • Alexandre

    #FICAMARCELOCABO. O que falta ao maior de Alagoas é POSTURA dos jogadores. Tem que haver mais EMPENHO, VONTADE E APLICAÇÃO dentro de campo.

  • Caio

    Corrigiu o erro de Portugues, mas errou novamente. Antes do “mas”, haveria uma vírgula. Mas não apague meu posto e tenha humildade em reconhecer seus erros, e tente melhorar o título dos seus posts, pois não não são titulos, mas parecem comentário de torcedor em meio de jogo.

  • Guedes

    Sabem o que é que eu acho? EU ACHO Ê TOME.

  • Tulio

    #FiCaCaBo quero ver você e receber o prêmio de pior campanha da história da série A kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quero ver só a bagaceira. Saudações Alvinegras.

  • Gil

    Engraçado, nunca vi a Marta num jogo do CSA, quando dispilutava a série b do alagoano ou a série D. Quando o time ressurgiu ela apareceu só pra ser vista, muito aproveitadora. Quero ver ela no Rei Pele lá pra 20 rodada quando o CSA já estiver rebaixado.

  • Silvio César

    O CSA apresentou o mesmo futebol medíocre das finais do Alagoano e da eliminação da Copa do Nordeste, jogo limitado, a bola sempre rifada, o time não apresentou força ofensiva, não teve jogadas de infiltração, quando tinha a posse da bola não conseguia atacar em bloco etc…. Sinceramente com esse time vai ser difícil permanecer na série A. Pela média de idade do time o que parece não ter capacidade de jogar com alta intensidade. Tem que mandar 10 embora e trazer jogador qualificado. Alguém avise que o torcedor não é burro!

  • Eduardo Lopes

    Marcelo Cabo montou um time de série D para jogar a série A.
    Fora Marcelo Cabo urgente, se esperar já vai ser tarde demais.
    Se esperar as derrotas para Palmeiras – Santos – Avaí e Internacional vai ser o maior vexame da história do campeonato Brasileiro da série A.

  • José A de Oliveira

    CRB estreou perdendo em casa se não mostrar força nas duas partidas fora de casa, mais uma vez o time vai lutar para não ser rebaixado, jogador como esse Mailson e João Paulo era para estarem fora do CRB, Wellington Carvalho é um zagueiro fraco demais não tem garra e não tem noção do tempo da bola. As outras equipes entram na área tocando bola de pé em pé sem precipitação e finalizando com consciência no tempo certo, porque no CRB os jogadores são tão precipitados e burros? Outra coisa, CRB precisa contratar um goleiro bom quando precisar ele ser chamado, esse goleiro Edson madden não vai aguentar a pressão da série B, ele é um bom goleiro mais é inexperiente e não é somente em penaltis. Se a diretoria do CRB não fosse tão fraca faria isso quanto antes,

  • Pedra Noventa

    Ontem fiquei triste porque o glorioso Azulão, apresentou seu cartão de visita caindo de quatro para o ceará, mas fiquei alegre porque a “Galinha do Macumba” de segunda divisão, caiu de dois
    em casa para o Londrina, também porque a contagem regressiva para a saída do “Cabo e os seus Perebentos fim de carreira” começou. Tenho dito!

  • Ivo

    Calma Luiz,foi só um ensaio. Ainda tem muito mais, não figure nervoso, chilique, é coisa de…bem!Deixa pra lá.

  • azulino

    Sou csa mais esse time do jeito q ta vamos passar vergonha serio mesmo.

  • Almeida

    RESUMO DA PRIMEIRA RODADA DA SÉRIE A:
    – cessiá caiu de 4;
    – jogador do Ceará foi o Maior pontuador do Cartola;
    – Goleiro do Csa foi o Menor pontuador do Cartola.

    Ou seja, azuletes já entraram pra história…

    Mas tá apenas começando kkkķkkk preparem o lombo kkkkk kkk Rindo Feito Um Condenado kkkķkkk

  • ROBERTO PAIVA

    CARO MARLON
    Sinceramente nâo vejo condições emocionais para permanência de MARCELO CABO.
    Contra o PALMEIRAS ,ele vai ser vaiado assim que entrar em campo.
    Ele é o grande culpado por ter montado um time rídiculo.Muito Abaixo da media
    do nosso plantel CAMPEÂO DA SERIE C.
    Não tem nenhum esquema defenido de jogo.
    PERDEU para o mediocre MIXTO
    PERDEU para o DIMENSÃO SAUDE.
    PERDEU para o BOTAFOGO da PARAIBA
    PERDEU para o CRB
    PERDEU vergonhosamente para o CEARA.
    Mas o pior de tudo isto: É que o AZULÃO a muito tempo não joga nada.
    Toma gol sempre no início do jogo.
    MATHEUS SAVIO como 10
    UM minuto de DANIEL COSTA vale mais do que 90 desse 10 do CSA.
    Chegou dinheiro. Temos que investir.
    IR NA ARGENTINA e trazer pelo menos 04 jogadores que entrem em campo
    com RAÇA.
    MARCELO CABO sinceramamente PRESCREVEU.

  • Henrique Moura

    É preciso ter calma. Concordo em boa parte com vc Marlon. Precisamos de um volante que tenha qualidade na saída de jogo, principalmente pra ajudar na transição, talvez Bruno Ramires tenha vindo pra essa função. Pelo que apresentou desde que chegou, Robinho não pode ser titular nesse time, não tem velocidade, não vai pro drible, e não está recompondo bem, Manga ganha dele em pelo menos 2 desses quesitos, daria muito mais velocidade, é driblador, incomoda. A recomposição pode ser treinada. Maidana ou Madson precisam entrar nesse time pra tentar melhorar a qualidade da criação, Matheus Sávio não vem tendo efetividade. Quanto ao Marcelo Cabo, apesar de discordar de muitos de suas posições, também acho que há um trabalho que vem dando resultados ao CSA, como também há uma campanha para derrubá-lo patrocinada não sei por quem. Que a diretoria do CSA não assuma o papel de “donos da razão” e analise todas essas situações, que reavalie o trabalho e que mude onde for necessário. Apesar da diferença enorme, CSA pode apresentar muito mais do que tem feito esse ano.

  • Antônio R.

    Almeida é melhor tu olhar prá o teu rabo e deixar quê nós azulinos olhamos o nosso, porquê se o AZULÃO cair, vai prá série b e se tua galinhada cair, vai prá série C, então olha prá o teu timeco e deixa os do outros, tu fala como se os teus rosinhas ganharam a partida, aproveito e pergunto a você, Almeida, quanto foi o jogo mesmo entre o teu rosinha e o lodrina e além de apanhar, ainda ficou com um prejuízo de quase 24 mil reais, time fraco, sem torcida, torcida de covarde.

    • ivo

      Antonio R…Já dizia minha vó: o jumento carregado de açúcar quando chove até o rabo fica doce,pois é, quantas lorotas nós ouvimos no ano passado, agora ´e com vocês, aquele jargão que vocês criaram no ano passado, ficou perfeito pra vocês agora, tenho certeza que vocês pensavam num futuro bem próximo kkkkkkkkkkkkkkkkk é tempo de mangar kkkkkkkkkkk isso é idioma nordestino, “mangar”.

  • HTM

    COMO É TRISTE VÊ A MEDIOCRIDADE DOS REGATEANOS, POR NÃO TER TIDO A COMPETÊNCIA DURANTE 20 ANOS DE SUBIR PRA ELITE, HJ, VIBRA MAIS COM A DERROTA DO BI-CAMPEÃO CSA E DESPREZA (NADA DE ANORMAL) A DERROTA E O TIME DE ROTEIRO QUE PERDE PRO LONDRINA EM CASA.
    VSA SÃO MEDÍOCRES, VÃO TER QUE ENGOLIR CSA NA SÉRIE A E VÃO CAIR PRA SÉRIE C.
    E SE FICAR PUTO É PIOR!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Pedro

    Não consigo entender como o CSA contratou os jogadores Madson, fora de forma e gordo, Robinho, horrível o cara não participar de nada, parece que não tá em campo e Matheus ´Sávio, esse ultimo só deu um chute a gol. Como o CSA entra na série A e contrata um jogador do seu adversário Flamengo para ganhar experiencia? Se é pra ganhar experiencia que vá jogar na série B.

  • Jr Malafaia

    Bela estréia de Alagoas nas principais divisões do futebol brasileiro.
    Parabéns aos envolvidos!

  • GEDSON kbça

    Não mim venha com essa velha desculpas de que o jogador estreante falta entrosamento, pois muitos deles são muito rodados ,experientes e muitos macetosos e o principal que todos vivem de footbol e não desaprenderam a jogar bola e se todos em campo falam a linguagem do futebol , . Então qual é o indioma que o cabo está falando ????

  • azul e branco

    Infelizmente o nosso CSA fez um time para disputar a série A e contratou jogadores de série C e D infelizmente com esses caras vamos passar vergonha . A culpar e do presidente Rafael Tenório q falou q ia contratar jogadores pra vim jogar q seria ouro time . Não essas laste torço p meu csa . Amanhã será a provar de fogo contrar os reserva do palmeiras se levar goleada pode dizer adeus e será a vergonha de todos os tempos… Tomara q não meu azulão

  • Anselmo Carvalho

    Entrevista em grande estilo com Rafael Tenório, parabéns Marlon e equipe

  • cristiano

    Pra mim a solução do csa pra agora, seria a seguinte:

    – Marcelo cabo fica, a partir da 6ª até a 9ª rodada: faz uma avaliação sobre o seu trabalho na série A

    – Dispensaria imediatamente os jogadores do alagoano que não deram certo: cajuru, mauro silva, lohan, pedro rosa, jhon cley, lucca motta, rony e amaral.

    – Com o dinheiro das dispensas: contrataria de 2 a 3 jogadores com EXPERIÊNCIA na serie A

    – Alguns “medalhões” que não tivessem dando certo dispensaria ou emprestava entre a 6ª e 9ª rodada

    – Por fim explicaria aos jogadores e ao técnico que eles estão na serie A e precisam ter: vontade, saber se antecipar, acompanhar as jogadas principalmente após os rebotes do goleiro, chutar de fora da área, proteger a grande área dos cruzamentos voltando – se posicionando no meio da área tanto dentro quanto fora da área. Além disso o Marcelo Cabo teria que mudar o esquema e a postura do time dentro de campo.