Os modelos de jogo de CRB e CSA podem decidir o título? – Blog do Marlon
CSA bicampeão para ‘salvar’ o quadrimestre
CSA cria vantagem mas não é definitiva

Na primeira partida da decisão, CRB e CSA mostraram ‘suas armas’ para a disputa do título. E agora? Como será? – Imagem: Marlon Araújo – Tatical Pad

 

 

O modelo de jogo é um dos fatores mais importantes que a equipe apresenta no atual momento do futebol. Em alguns casos, o modelo engessa o time, seja pela insistência do técnico ou pela limitação de característica da equipe.

CSA e CRB apresentam modelos semelhantes mas com necessidades diferentes.

Chegando há pouco tempo para trabalhar no CRB, Chamusca herdou o que há de positivo e negativo no modelo de jogo deixado pelo técnico Roberto Fernandes. A equipe regatiana mostrou competitividade jogando com uma defesa bem plantada e eficiente no jogo defensivo, mesmo considerando que nos últimos jogos, falhas de posicionamento ou de recomposição levaram o CRB a derrotas e eliminações.

No entanto, a grande preocupação, o ‘grande calo’ do CRB é sem dúvida nenhuma a construção ofensiva e a valência finalização. O time ainda está modelado para que extremos e laterais construam as principais jogadas. Mesmo com uma grande oscilação, o Galo apresenta um  meia que articula, mesmo sem dinâmica e um volante que quebra linhas. Mas o time precisará fazer gols para ser campeão.

A primeira alternativa de Marcelo Chamusca mexe com Zé Carlos . Ele sai da área, arrasta um volante ou um zagueiro e abre espaço para que os extremos surjam na diagonal. O CRB também possui intensidade com os laterais, tanto com Junior como com Igor. E o grande X da questão é uma contenção com excelência de Claudinei e quem precisa jogar é o segundo volante, que poderá ser Ferrugem. Acredito que Felipe Menezes deva jogar, mas se o camisa 10 não reunir condições, Hugo Sanches poderá surgir como uma opção, dando dinâmica para vencer a defesa do CSA partindo do princípio da mobilidade, troca de posições.

Marcelo Cabo desde que chegou ao CSA condicionou o time a jogar no modelo de ficar sem a posse, entregar a bola ao adversário, vai roubar e fazer transição em alta velocidade. Este modelo deu certo, fez sucesso na Série B e será repetido na Série A com novas peças, mas estas peças ainda não encaixaram.

O time azulino mostra a característica que o CSA começou a disputa das finais com dois volantes que não ultrapassam tornando o time muito previsível. É um time que depende muito da movimentação, da troca de posições e do encaixe na troca de bolas no terço final.

Com um time modelado para marcar em bloco médio ou baixo, o CSA dependerá da agressividade para roubar bolas e do capricho para decidir no terço final do campo.

Com tudo que cerca uma decisão, o time para ser campeão precisará mostrar eficiência na execução do seu plano de jogo e na inspiração de um jogador que possa desequilibrar. No time do CRB, Ferrugem, Barbio, Zé carlos  e Menezes são esperanças de desequilíbrio no jogo. No CSA, Didira, Robinho , Mateus Sávio e Patrick Fabiano geram as principais expectativas.

  • Sampaio

    Não acredito que do dia para noite, ou seja num passe de mágica, consigamos ser testemunhas de um grande espetáculo de futebol!

  • povao

    Mudando de assunto Marlon pq vc ou a impressa local não faz uma reportagem sobre a vergonha do estádio rei Pelé. O gramado de campo de várzea até agora não foi feito praticamente nada só pintura a iluminação péssima nada mudou a infelizmente como sou alagoano e somos acostumados com poucas coisas isso tudo e normal . Pessoal do jeito q ta o CSA vai ter q mandar seus jogos para PE ou SE infelizmente. Era bom uma reportagem completar do trapichao para ve a real verdade e ser vai da tempo de fazer pq pelo menos o gramado não mudará e disso a pior

  • povao

    Seremos BI campeão alagoano 2019. Avante azulão

  • CSA Povão

    Marcelo Cabo vem sofrendo com críticas da nossa torcida, mas temos que concordar que ainda consegue mudar jogos no intervalo, o último clássico por exemplo.

  • ROBERTO PAIVA

    MARLON
    PELO QUE CONHECEMOS DE MARCELO CABO
    E A MONTAGEM DE NOVO ELENCO DO NOSSO
    AZULAO. SE A REGRA PERMITISSE.
    O CSA DOMINGO SERIA ESCALADO
    COM DOIS GOLEIROS EM CAMPO.

  • ZECA DIABO

    Marcelo Cabo é um técnico fraco, previsível e retranqueiro e se não fosse a mediocridade do CRB no último jogo teríamos sido goleados.
    Persistindo este esquema de jogo seremos motivos se chacota na série A onde sofreremos 36 derrotas e teremos 2 vitórias ambas contra o Flamengo.

  • Lucas

    Caro Marlon,
    Dá pra concordar com muita coisa do que tu diz, mas não venha me dizer que Claudinei tem excelência na contenção porque não tem. Levou um baile no jogo de ida de um inexperiente mauro silva + didira. Se h´á um time que sabemos que vai lançar na ponta para Maílson ou Ruimlliam Barbio correrem esse time é o CRB, esse sim é um time previsível. O CSA do clássico tocou bola com qualidade, enquanto o CRB só tentava achar a brecha (e não achou). Não sei o que passa na cabeça de vocês de enaltecer um futebol asqueroso que o CRB vem apresentando (Quer me dizer que o único problema do CRB é finalização? Me poupa, cara).

    Lucas.

  • José A de Oliveira

    Sou torcedor do CRB mais reconheço a superioridade do CSA, ou melhor, superioridade da diretoria do CSA , pois essa sabe formar e corrigir uma equipe. A minha preocupação agora é com a equipe que vai jogar a s´érie B, a quipe atual é muito fraca e não está sendo feito contratações para jogar a série B.

  • Antônio R.

    Você diz time fraco, porém vale salientar que a folha do elenco do crb passa de hum milhão de reais, portanto meu amigo, o time não é fraco e acho melhor o CSA ficar em alerta, porquê um time com uma folha berrando 1.500.000,00 não pode ser fraco.

  • ivo

    Uma equipe de futebol quando não tem um elenco qualificado deixa um rastro imenso, claro que sou regatiano, mais isso não me impede de fazer uma analise imparcial, o galo pode ser campeão? logico! no futebol tudo pode acontecer, mas o momento é do csa. Porque vejo dessa forma, ultimamente o galo vem sendo eliminado em todas as competições que disputa, não posso acreditar que esse time venha eliminar o csa, um bando que tornou-se expert em ser eliminada no último minuto do jogo, sonhar com o titulo a nação regatiana pode sonhar, mais nós estamos muito distante de um titulo de campeão, levando-se em consideração o histórico das últimas decisões. Se me perguntarem que acredito no titulo? Claro que acredito, mais que tá difícil, não tenham dúvidas.