CSA cria vantagem mas não é definitiva – Blog do Marlon
Os modelos de jogo de CRB e CSA podem decidir o título?
Camisa 10: quem leva vantagem entre Sávio e Menezes?

 

CSA comemora o gol: vitória e vantagem na decisão do Alagoano – Foto: Pei Fon – TNH1

 

O CSA venceu o primeiro clássico decisivo do Campeonato Alagoano por 1 a 0.  Em uma decisão toda vantagem é considerável e se o segundo clássico for empate, o time azulino é bicampeão.

No entanto, a vantagem construída pelo CSA não é definitiva. E o maior exemplo disto são as finais do ano passado. O primeiro jogo, o CRB venceu por 1 a 0 e na segunda partida, o CSA reverteu, venceu por 2 a 0 e foi campeão.

A vitória do CSA deixa o time mais próximo do título porque os últimos confrontos mostrou dificuldade para um gol ser marcado e isso é reforçado pela dificuldade do CRB em conseguiu finalizar.

As perdas de ontem durante o jogo trazem um prejuízo maior para o CRB. Felipe Menezes deixou o campo com um incomodo muscular e se isso for transformador em uma contusão, o CRB perde muito. Ferrugem que sentiu o erro na origem do gol do CSA é outro que precisará ser recuperado. Em compensação, Edson Mardeen, que era uma dúvida pela falha no gol do Bahia, não sentiu o momento e fez um jogo comum. Defendeu um chute de Patrick Fabiano no 1º tempo e a bola de Robinho era difícil de ser defendida. Hugo Sanches, que entrou bem no jogo, oferta ao técnico Marcelo Chamusca mais um jogador para a decisão.

No lado do CSA por linhas tortas, Marcelo Cabo ganhou a melhor qualidade de Gerson que substituiu Ronaldo Alves, que se machucou cedo mas que já havia tomado um cartão amarelo com quatro minutos e falhado em uma saída de bola. Mauro Silva apesar de jovem não sentiu a decisão e não comprometeu a função de primeiro volante. Fez uma marcação quase individual em Ferrugem e chegou a se apresentar na frente da área do CRB para finalizar duas vezes. Ofensivamente, Robinho, que segue muito abaixo do que vimos, por exemplo, no Figueirense, ainda mostra que a mecânica, a característica de finalizar continua boa. Patrick Fabiano corre, se movimenta, vem buscar a bola, mas não é pifado pelos meias do CSA.

Mais uma vez tivemos um jogo de baixo nível. Pobre taticamente. CSA modelado para ser reativo e usando transição em velocidade. O CRB depende exclusivamente dos extremos, que buscam a individualidade ou de uma bola parada. A final não entusiasmou, não envolveu o torcedor. Um público de 10 mil torcedores é relativo a uma partida entre CSA e Ipanema, com o time azulino em um bom momento. O clássico teve gol mas o futebol apresentado foi o ‘mais do mesmo’: ruim e chato de assistir.

O Jogo tático

 

1º TEMPO – CRB com saída com três, sendo Claudinei o reponsável por entrar na linha defensiva para auxiliar na saída de bola. CSA marcando com duas linhas de 4 e Didira e Patrick Fabiano a frente – Imagem: Marlon Araújo – Tatical Pad

CSA e CRB fizeram um jogo ruim. No começo, o CSA trouxe como novidades Carlinhos na lateral direita, Mauro Silva como volante, Robinho e Patrick Fabiano no ataque. O CRB não trouxe grandes novidades, mas Zé Carlos veio como homem referência e os extremos Barbio e Mailson sendo as opções de desafogo da equipe.

Nos cinco primeiro minutos, o CSA mostrou uma superioridade com Matheus Sávio jogando pelo lado direito, fechando para o meio e abrindo espaço para Apodi atacar o corredor. O CRB não conseguiu encontrar a marcação e precisou de ajustes para ajeitar a marcação.

Neste período de um pouco de superioridade, o CSA conseguiu construir uma tabela com Didira e Patrick Fabiano para o atacante finalizar cruzado e Edson Mardden fazer boa defesa.

Passado este susto, o CRB teve mais controle do jogo. Nada de extraordinário mas com mais intensidade. Zé Carlos saia para receber a bola e abria espaço para Barbio e Mailson atacarem estes espaços. Ferrugem levou perigo nas bolas paradas e chegou a bater uma falta que tocou na trave. Wellington Carvalho perdeu um gol vindo da bola parada.

O resumo do primeiro tempo é minimo mas é correspondente ao futebol que os clubes apresentaram.

 

No segundo tempo, o CSA veio com mais espirito de decisão e logo aos quatro minutos, após o CRB perder a bola com Ferrugem, o CSA encaixou um contra-ataque, uma transição com muita velocidade. A construção do contra-ataque, foi confusa, cheio de erros, Patrick passou da bola, tocou alto, tanto que Didira precisou saltar, Apodi tocou errado na bola e por capricho, o toque errado, acabou ‘ajeitando’ a bola para Robinho chutar cruzado, preciso e fazer o gol.

2º TEMPO – Saída de bola do CSA – Castán e Gerson na saída de bola, com os dois laterais avançando ao mesmo tempo para criar superioridade numérica pelos corredores laterais. CRB defendendo com a 1ª linha de 4, Claudinei, a 2ª linha de 4 e Zé Carlos, depois Victor Rangel – Imagem: Marlon Araújo – Tatical Pad

 

O gol deixou o CRB atordoado e ficou a clara impressão que se o CSA aperta, poderia chegar ao segundo gol ou até matar a decisão. Ferrugem sumiu no jogo e sequer bateu as bolas paradas. Quando Marcelo Chamusca tirou Ferrugem, o time cresceu e criou pelo menos duas oportunidades, uma com Barbio e outra – mais clara – com Mailson.

Mesmo com mais volume de jogo, o CRB mostrou as mesmas dificuldades em finalizar e amargou uma derrota na primeira partida decisiva.

  • Sampaio

    Pelada, uma pelada de luxo!
    Ambos, caso continuem mostrando esse futebol minúsculo, se é que podemos dizer que houve futebol, serão rebaixados ainda no primeiro turno das séries A e B.

  • Helio Goes

    Marlon……a vantagem conseguida pelo AZULÃO nada significa até que venha a outra partida, não pelo fato do que ocorreu em 2018, quando foi revertida e sim por novamente e mais uma vez após marcar o gol no inicio da segunda etapa, ter o CSA desistido do jogo optando por manter o resultado. A “sorte” ou o “não Azar” continua a ser parceira do Treinador Cabo – só não se sabe até quando (?)… somada à incompetência dos Roteirenses (ainda bem e continuem) que são descalibrados nas conclusões, necessitando que as balizas passem à ter 14 mts de largura por 5 mts de altura. A grata surpresa do jogo ficou por conta da atuação do volante Mauro Silva – com personalidade e frieza – melhor jogador da partida, fazendo o simples.

  • Wagner

    Eu tava vendo o jogo e imaginando qual seria o comentário do Marlon sobre a partida… Viu o jogo ruim exatamente como ele foi, tá de parabéns! Não é a toa que é disparado o melhor comentarista do Estado!!

  • ANTONIO MARTINS

    Pra quem assistiu os dois jogos anteriores não pode ter achado esse jogo ruim. Gostei da movimentação dos dois times. Muitas chances foram criadas. Valeu a pena assistir.

  • A VOLTA DO TONHÃO 2

    Jogo ruim,equipes medíocres a cara do atual futebol brasileiro mas porque o Zé bebum não teve coragem de colocar como de costume o dedo na cara do juiz? E vc Marcos Babalorixá porque anda sumido , deixou a sua onipotencia . Finalmente prefeito Rui Palmeira vc já alugou o espaço para os roteirenses?

  • Cardoso

    Realmente, o AZULÃO é um time fraco, sabem porquê a galinhada ficou totalmente abatida depois quê levou o peteleco e o CSA não soube a proveitar a oportunidade de acabar o campeonato ali, se acovardou e veio fazer uma retranca para os rosinhas que na verdade já tinham se entregado, na verdade o AZULÃO é um time muito fraco.

  • Antonio

    Vantagem é vantagem! Agora o GALO corra atrás do prejuízo, pois certamente ou obviamente o nosso rival vai jogar com regulamento embaixo do braço.
    Embora tenha sido um jogo um pouco melhor que os últimos que acabaram em 0 a 0, mas é notório que são dois times fracos. Se o cessiá fosse isso tudo teriam nos goleado. E se o CRB não fosse tão fraco e ineficiente, teríamos pelo menos empatado o jogo e sem tirar mérito do rival.

    Infelizmente não dá pra continuar com esse ferrugem no time. Chegou bem, s´ó que agora tá em queda. Poderiam liberá-lo para qualquer time e sem multa! Esse zagueiro Edson é uma desgraça. Além de errar muito, quase entregou um gol e no gol do cessiá ficou só olhando. Zagueiro é raça, tem que chegar com tudo. Então a culpa do gol não podemos dizer que foi do Ferrugem, apesar de ter perdido a bola, mas a culpa são dos defensores que estavam desligados e não foram capazes nem de marcar uma falta fora da área.

    Dificilmente o CRB tem como reverter esse placar. Se conseguir será milagre!

  • José A de Oliveira

    Boa tarde Marlon e torcedores, pela tradição e o fato do CRB ter o mando de Campo sua torcida a maior do estado vai lotar o estádio por isso não há favorito, mais em termos de equipe é inegável que os jogadores do CSA são melhores e mais inteligentes e tem mais raça, jogadores do CRB são burros demais Mailson o cara não sabe se quer chutar uma bola é apenas um carregador de bola, William Barbio só sabe fazer firula chuta mal e na marcação fica o mais distante possível do adversário foi assim no Gol do Bahia que a bola era dele se tivesse raça tinha ganho e puxado contra ataque e foi no Gol do CSA ele passou lotado e ficou bem distante do jogador que chutou. A bola na trave no inicio foi a unica chutada que levou perigo ao CSA, restante ou era pra fora ou era muito alta nessas três últimas partidas o adversários tiveram mais raça por isso venceram, a bola ganha do Ferrugem que originou o gol foi pura raça do jogador azulino. Verdade é essa o titulo está quase decidido em favor do CSA mais a torcida maior do estado pode fazer a diferença e pedir para esses imprestáveis jogarem. Uma pergunta, Danilinho porque esse jogador caiu tanto e nenhum dos técnicos aproveitam e quando aproveita, porque não rende?

    • A VOLTA DO TONHÃO 2

      Maior torcida do estado? Vc José A de Oliveira deve está fumando alguma erva estragada para falar uma asneira desta. Quando muito talvez tenham a maioria da torcida na Ponta da Terra e na honrosa cidade de Roteiro que os abriga.

    • José A de Oliveira

      Vocês lembram que no começo do ano CSA já tinha um time formado todas as contratações realizadas e o CRB não anunciava nomes, agora véspera do inicio da série B a mesma coisa, esse time do CRB é um time ridículo jogadores burros, fracos e a diretoria não anuncia nenhuma contratação, mesmo o time precisando de um meio campista para compor com Felipe Meneses, um goleiro para fazer sombra a Edson Madden e um centroavante. porque a diretoria do CSA acerta nas contratações e a diretoria do CRB não? porque CSA acerta todas as contratações e a do CRB faz só vexame todos os anos? Esse ano eles tem jogador inteligentes como esse Robinho entre outros que sabem bater na bola e nós temos Mailson que não sabe se quer chutar a bola. Agora todo ano vai ser assim?

  • ivo

    Pensei que o Ferrugem fosse mais sangue no olho. Depois do passe errado em que redundou no gol marujo, o cara sumiu do jogo, amarelou, como se diz na gíria do futebol. Amigo! quem esta ali dentro pode errar, ser infeliz num passe, num lançamento e etc, o que não pode é psicologicamente afundar quando o time mais precisa. O csa, perdeu de liquidar o campeonato, o CRB, depois do gol parecia umas baratas tontas, subia desordenado, e quando o csa pegava o contra-ataque era um Deus nos acuda. Simples assim, quem viu diferente paciência, emoção? Passou longe do Trapichão, é assim que conheço o velho estadio, nenhum drible, uma jogada que me fizesse sair da cadeira, como diz propriamente um torcedor,uma pelada de luxo,.

    • TONHÃO

      Independente de paixões clubístas te parabenizo pela coerência e sensatez em seus comentários, esta sim é a verdadeira forma de torcer.

  • Azulão

    Tenho dito, o Glorioso Azulao sera Bi-Campeao Alagoano, a galinha morta de bst………., ha muito tempo que apodreceu.

  • Antônio R.

    Maior torcida do estado, kkkkkkkkkk, kkkkkkkkkk já vi, essa piada foi boa, lucro de renda no ano passado AZULÃO arrecadou mais de 2 milhões, galinhada nem trezentos mil, maior do estado, menino pisa no chão, ou se não vão dizer quê você fumou maconha estragada.

  • ROBERTO PAIVA

    MARLON
    ESSE ZAGUEIRO RONALDO ALVES É MUITO RUIM
    CONTRATACÃO MUITO CARA E O CARA NÃO JOGA NADA.

  • Albino

    Dois times ruins, jogadores profissionais parecendo amadores. Melhor assistir um jogo de veteranos. Nenhum dos dois presta. Jogo ruim de assistir. Os caras correm desordenadamente.

  • ALMEIDA

    Essas AZULETES papa SIRI da Beira da Lagoa são engraçadas, passam 33 anos sem participar de campeonato nacional algum, passam vários anos “fora de série”, tem 2 rebaixamentos no campeonato alagoano (PENSE NUM TIME GRANDE ESSE), não tem CT kkkkkkkkkk e querem se achar MAIOR. Vão engordar caranguejada, pra poder começar a pensar em querer ser grande…SFPP

    • TONHÃO

      ALMEIDA, Apesar de não conhecer pessoalmente reconheço a sensatez de torcedores do glorioso CRB como o Ivo, rapaz inteligente e perspicaz em seus comentários ao contrário de você que só publicas asneiras, sem nexo tipico de um analfabeto funcional.

      • Almeida

        kkkkkkkk falou o Filósofo de Botequim e Intelectual de Várzea TONHÃO……

      • Almeida

        Mas, fique puto não que isso é só resenha, amigo…

    • Luiz R S Filho

      ALMEIDA….. Se aperrei não!!!!! um dia a Galinhada chega à Série A….por enquanto fiquem ensaiando na Série B….mas dê olho na Série C….cuidado!!!!! #Seficarputoepior…..kkkkkkkkk

  • Luiz Gustavo

    Nosso maior Clássico ficou sem graça e emoção, sou Azulino, mas procuro ser coerente em minhas colocações, Marlon e amigos está difícil assistir esses clássicos, C S A venceu beleza, mas falta muito pra ser um time organizado em campo, ter padrão de jogo e falta 10 de classe e categoria pensar o jogo. Isso é tudo pessoal… Saudações Azulinas.

  • Guedes

    Esse José A de Oliveira so pode ser torcedor da mundica , alem de nao entende nada de fútbol sabe nem o que fala. Sai pra la ze vuela.

  • povao

    Mudando de assunto governador cade o estádio rei Pelé reformado . Tive domingo no clássico meu amigo da até vergonha ver o gramado do tei Pelé o cara so fez manda pintar as grades e paredes do estádio . Vamos passar vergonhar qdo a imprensa nacional vim a Alagoas. Isso e típico desse governador mentirosão. Fora isso csa no campeão

  • abrahão

    MARLON, ACHAR DESTAQUE NO JOGO TÃO POBRE COMO O DE DOMINGO, REALMENTE É MUITO DIFÍCIL. FALAR QUE GERSON É O MELHOR ZAGUEIRO DO MUNDO, NUM CAMPEONATO PÉSSIMO COMO O ALAGOANO 2019, É DOSSE PARA ELEFANTE. DIDIRA ESTAVA NO JOGO DE DOMINGO?
    O MARCELO RETRANQUEIRO ESTAR COM A FACA E O QUEIJO NAS MÃOS, POIS ERA TUDO QUE ELE QUERIA FAZER UM GOL NO GALO, AGORA VAI JOGAR NUM ERRO DO CRB.
    CRB PARA SER CAMPEÃO, PRIMEIRO TEM QUE FURAR A RETRANCA DO NÃOSEISEHÁ , ERRO ZERO.
    NÓS TORCEDORES VAMOS FAZER A NOSSA PARTE LOTANDO O TRAPICHÃO.
    EU ACREDITO NO MAIOR DE ALAGOAS.
    SOU MAIS CRBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB.

  • povao

    As coitadinhas de roteiro kkkkkkk

  • povao

    Marlon pq vc não aproveitar e não faz uma matéria falando sobre o estádio rei Pelé. O que ta faltando a reforma prometida pelo governador e até agora nada será que vai da tempo